[News] Inspirado em livro finalista do Prêmio Jabuti, o infantil O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas reestreia no Teatro Alfa
Prêmio APCA de Revelação do Ano na categoria Teatro Infantil para a diretora Thais Medeiros e com texto inspirado no livro da autora Keka Reis finalista do Prêmio Jabuti 2018, o espetáculo O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas reestreia no Teatro Alfa para temporada do dia 1º de fevereiro até 22 de março, aos sábados e domingos, às 17h30.
Com direção de arte de Mira Haar em parceria com Paula Weinfeld, iluminação de Olivia Munhoz, trilha sonora de Arthur Decloedt, a peça tem no elenco Angela Ribeiro, Thomas Huszar e Tutti Pinheiro, que se reveza na interpretação de todos os papéis e na manipulação dos elementos (cenário, figurinos e adereços), em uma encenação ágil e com as estruturas do jogo cênico reveladas. A montagem é apoiada na criatividade e bom uso dos recursos de luz, cenografia, sonoplastia, adereços, figurinos e transporta o público para diversos tempos e espaços. A montagem aborda os principais temas da pré-adolescência: mudanças hormonais, físicas e emocionais, pertencimento, despertar do amor, novas responsabilidades escolares, despedida da infância, busca pela verdadeira identidade, novos paradigmas nas relações familiares e a importância das amizades e do grupo, sempre com muito humor, linguagem veloz e uma pitada de drama.
Em cena, a história das pré adolescentes Mia, Bereba e Jade, de 11 anos, e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Mia encontra um bilhete anônimo debaixo de sua carteira que diz: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”. Abalada pela possibilidade de o autor ser Bereba, seu melhor amigo, ela se tranca no banheiro da escola para pensar sobre o que fazer. De repente, descobre que nada será como antes.
Aquele minúsculo bilhetinho tem tudo para mudar seu destino, sua vida e até mesmo o eixo do Planeta Terra. Além de conter fortes indícios de que Bereba está com segundas intenções em relação a ela, o bilhetinho significa que: Mia está despertando o interesse dos meninos, ela deixou de ser criança, é oficialmente uma pré-adolescente, não terá mais amizades inocentes com garotos e ela não tem a menor ideia de como se comportar em uma situação dessas .Mia encontra seu campo de guerra e de paz na cabine do banheiro das meninas. Naquele cubículo, conversando consigo mesma, ela começa sua jornada emocional. A pré-adolescente vai construindo e reconstruindo aquilo que sente e aquilo que viu, por meio de interpolações cronológicas, retrocessos e avanços temporais
A partir daí a narradora transporta o público para outras esferas da sua vida, através dos parênteses que ela vai abrindo e dos personagens e lugares que surgem: Bereba, Jade, seu pai, sua mãe, o parquinho, o seu quarto. A encenação acompanha estes deslocamentos espaciais e também apresenta o ponto de vista e o universo de Bereba e Jade. Os três usam a imaginação para criar novas cores, personagens, rumos e significados para seus problemas reais ou inventados. Durante os ensaios, o elenco realizou um intenso treinamento de improvisação com Rhena de Faria, no qual foram experimentados diversos jogos que desencadearam um processo rico e original de proposição de cenas e composição de personagens. Este trabalho foi decisivo para a definição do tom de jogo da peça e para a transposição da atmosfera vibrante do livro para o teatro. A fisicalidade também surgiu nesses encontros, sugerindo uma dinâmica versátil entre os atores, em que cada um se multiplica como personagem, pensamento, narrador, imagem e paisagem. O espetáculo convoca o espectador a uma experiência teatral imaginativa e intensa, equivalente a perspicácia e a graça que o relato de Mia oferece aos seus leitores.
Os figurinos assinados por Mira Haar, em parceria com Paula Weinfeld, propõem uma combinação divertida entre estampas e sobreposições de roupas casuais que permitem uma manipulação rápida e revelada na composição de todos os personagens. A dupla também assina o cenário e os adereços do espetáculo, criando um diálogo preciso entre todos os elementos. O cenário é minimalista, composto por um chão de lona com a pintura de um labirinto, como nos jogos de tabuleiro, e um cabideiro de madeira suspenso por faixas de lona que atravessam o palco. Nele estão penduradas cerca de 30 mochilas de onde saem grande parte dos adereços. A iluminação de Olivia Munhoz é parte importante do jogo proposto pela encenação. Ela demarca territórios, propõe cor, vibração e movimento e nos ajuda a compor o espaço da memória. A trilha sonora repleta de climas e efeitos divertidos de Arthur Decloedt também completa o clima animado do espetáculo e ajuda na composição dos momentos ternos com as canções feitas a partir referências jazzísticas.
O espetáculo foi contemplado em 2017 pelo Edital PROAC 07/2017 de Produção de Espetáculos Infanto-Juvenis e realizou sua temporada de estreia no auditório do SESC Pinheiros em março e abril, seguida de uma temporada de sucesso no Teatro Cacilda Becker em maio e uma excelente participação no Festival de Férias do Teatro Folha em julho de 2019.
Sobre o livro
Sucesso de crítica e de público, a obra de Keka Reis concorreu à categoria de melhor livro infanto-juvenil no Prêmio Jabuti 2018 e esteve na lista dos mais vendidos da Livraria da Vila. Devido a sua excelente repercussão, em 2018, a autora lançou uma continuação para a história, intitulada “O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”. Os dois livros foram adotados por diversas escolas.
Sobre Thaís Medeiros
Formada pelo Teatro Escola Célia-Helena e em Pedagogia pela USP, Thaís Medeiros é atriz, diretora e produtora. Fundou em 2001 a premiada Companhia Delas de Teatro. Integra também a AntiKatártiKa Teatral (AKK), de Nelson Baskerville. Os últimos projetos em que atuou foram: “Mary e os Monstros Marinhos” (dir: Rhena de Faria, 2018 - Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto Original e 6 indicações ao Prêmio São Paulo de Teatro), “A VIDA” (dir: Nelson Baskeville, 2017), “Mergulho” (dir: Silvana Garcia, 2015) e e "1 Gaivota – É Impossível Viver sem Teatro” (dir: Nelson Baskerville, 2015). Últimos projetos em que realizou Assistência de Direção para Nelson Baskerville: “A Queda”, de Marcello Airoldi (SESC Pompéia), “Os 3 Mundos” (Teatro Popular do SESI, 2018 – Vencedor do Prêmio Shell 2018 de Melhor Cenografia e 8 indicações ao Prêmio São Paulo de Teatro) e “Noite de Gala do Circo” (Theatro Municipal de São Paulo, 2017)
Sobre Keka Reis
Keka Reis estudou Rádio e Televisão na UNESP e começou sua carreira na MTV dos anos 1990, na qual escreveu, produziu e dirigiu programas de diferentes tipos e formatos. Atua como roteirista freelancer desde 2006 e já escreveu programas de TV, promos e séries para GNT, Nickelodeon, Nat Geo, Sony, Fox, Warner, TV Cultura, Cartoon Network, Discovery Kids, Gloob e TV Brasil. Foi integrante da oitava turma do Núcleo de Dramaturgia do Sesi/British Council e lançou seu primeiro
livro, "O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas" em 2017, pela editora Seguinte, selo jovem do grupo Companhia das
Letras. Foi indicada em 2018 ao Prêmio Jabuti na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Em 2018, lançou "O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”.
Sinopse
Era para ser um dia normal na escola, mas o melhor amigo de Mia resolveu dar a ela um presente especial, um chocolate que a faz lembrar do pai. Junto ao chocolate, um bilhete e a pergunta: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”. A pergunta vira o mundo de Mia de cabeça para baixo e é o ponto de partida para uma jornada de muitas dúvidas, incertezas e hormônios.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo infantil – O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas. Reestreia dia 1º de fevereiro, sábado, às 17h30 na Sala B do Teatro Alfa. Tel. (011) 5693-4000. Capacidade: 204 lugares. Temporada: De 1º de fevereiro a 22 de março de 2020. Sábados e domingos, às 17h30. Duração: 55 min. Classificação etária: Livre. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira para adultos) e R$ 20,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos).
Direção Geral: Thaís Medeiros. Autora e Dramaturga: Keka Reis. Assistente de Direção: Fernanda Castello Branco. Elenco: Angela Ribeiro, Thomas Huszar e Tutti Pinheiro. Direção de Arte: Paula Weinfeld e Mira Haar. Costureira: Judite de Lima. Cenotécnicos: Fábio de Souza e Matheus Fiorentino Nanci. Aderecista: Carlos Rebecca. Trilha Sonora: Arthur Decloedt. Vozes: Julia Ianina e Arthur Decloedt. Operação de Som: Max Huszar. Iluminação: Olivia Munhoz. Operação de Luz: Jean Marcel Silva. Treinamento de Improvisação: Rhena de Faria. Fotografia: Ligia Jardim. Produção Executiva: Thaís Medeiros. Assistente de Produção: Gabriela Raphael. Idealização: Keka Reis e Thaís Medeiros. Produção Geral: Segunda Casa Produções Artísticas e Culturais.
Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. (11) 5693-4000. Site: www.teatroalfa.com.br Ingresso rápido ou pelos telefones: 11 5693-4000 | 0300 789-3377. Acessibilidade - motora e visual. Estacionamento: Sala A - Vallet R$ 45,00 e Self Park R$ 31,00. Sala B - Vallet R$ 30,00 e Self Park R$ 20,00.
Grupo Alfa: 50% de desconto funcionários devidamente identificados. Banco Alfa: 20% de desconto para clientes devidamente identificados.
Assinantes do teatro Alfa: 10% de desconto. Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, Credicard e MasterCard ), de segunda a sábado das 11h às 19h; e domingos das 11h às 17h. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo. Call Center Ingresso Rápido: (11) 4003-1212. Desconto de 50% para clientes Porto Seguro e acompanhantes.
Com direção de arte de Mira Haar em parceria com Paula Weinfeld, iluminação de Olivia Munhoz, trilha sonora de Arthur Decloedt, a peça tem no elenco Angela Ribeiro, Thomas Huszar e Tutti Pinheiro, que se reveza na interpretação de todos os papéis e na manipulação dos elementos (cenário, figurinos e adereços), em uma encenação ágil e com as estruturas do jogo cênico reveladas. A montagem é apoiada na criatividade e bom uso dos recursos de luz, cenografia, sonoplastia, adereços, figurinos e transporta o público para diversos tempos e espaços. A montagem aborda os principais temas da pré-adolescência: mudanças hormonais, físicas e emocionais, pertencimento, despertar do amor, novas responsabilidades escolares, despedida da infância, busca pela verdadeira identidade, novos paradigmas nas relações familiares e a importância das amizades e do grupo, sempre com muito humor, linguagem veloz e uma pitada de drama.
Em cena, a história das pré adolescentes Mia, Bereba e Jade, de 11 anos, e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Mia encontra um bilhete anônimo debaixo de sua carteira que diz: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”. Abalada pela possibilidade de o autor ser Bereba, seu melhor amigo, ela se tranca no banheiro da escola para pensar sobre o que fazer. De repente, descobre que nada será como antes.
Aquele minúsculo bilhetinho tem tudo para mudar seu destino, sua vida e até mesmo o eixo do Planeta Terra. Além de conter fortes indícios de que Bereba está com segundas intenções em relação a ela, o bilhetinho significa que: Mia está despertando o interesse dos meninos, ela deixou de ser criança, é oficialmente uma pré-adolescente, não terá mais amizades inocentes com garotos e ela não tem a menor ideia de como se comportar em uma situação dessas .Mia encontra seu campo de guerra e de paz na cabine do banheiro das meninas. Naquele cubículo, conversando consigo mesma, ela começa sua jornada emocional. A pré-adolescente vai construindo e reconstruindo aquilo que sente e aquilo que viu, por meio de interpolações cronológicas, retrocessos e avanços temporais
A partir daí a narradora transporta o público para outras esferas da sua vida, através dos parênteses que ela vai abrindo e dos personagens e lugares que surgem: Bereba, Jade, seu pai, sua mãe, o parquinho, o seu quarto. A encenação acompanha estes deslocamentos espaciais e também apresenta o ponto de vista e o universo de Bereba e Jade. Os três usam a imaginação para criar novas cores, personagens, rumos e significados para seus problemas reais ou inventados. Durante os ensaios, o elenco realizou um intenso treinamento de improvisação com Rhena de Faria, no qual foram experimentados diversos jogos que desencadearam um processo rico e original de proposição de cenas e composição de personagens. Este trabalho foi decisivo para a definição do tom de jogo da peça e para a transposição da atmosfera vibrante do livro para o teatro. A fisicalidade também surgiu nesses encontros, sugerindo uma dinâmica versátil entre os atores, em que cada um se multiplica como personagem, pensamento, narrador, imagem e paisagem. O espetáculo convoca o espectador a uma experiência teatral imaginativa e intensa, equivalente a perspicácia e a graça que o relato de Mia oferece aos seus leitores.
Os figurinos assinados por Mira Haar, em parceria com Paula Weinfeld, propõem uma combinação divertida entre estampas e sobreposições de roupas casuais que permitem uma manipulação rápida e revelada na composição de todos os personagens. A dupla também assina o cenário e os adereços do espetáculo, criando um diálogo preciso entre todos os elementos. O cenário é minimalista, composto por um chão de lona com a pintura de um labirinto, como nos jogos de tabuleiro, e um cabideiro de madeira suspenso por faixas de lona que atravessam o palco. Nele estão penduradas cerca de 30 mochilas de onde saem grande parte dos adereços. A iluminação de Olivia Munhoz é parte importante do jogo proposto pela encenação. Ela demarca territórios, propõe cor, vibração e movimento e nos ajuda a compor o espaço da memória. A trilha sonora repleta de climas e efeitos divertidos de Arthur Decloedt também completa o clima animado do espetáculo e ajuda na composição dos momentos ternos com as canções feitas a partir referências jazzísticas.
O espetáculo foi contemplado em 2017 pelo Edital PROAC 07/2017 de Produção de Espetáculos Infanto-Juvenis e realizou sua temporada de estreia no auditório do SESC Pinheiros em março e abril, seguida de uma temporada de sucesso no Teatro Cacilda Becker em maio e uma excelente participação no Festival de Férias do Teatro Folha em julho de 2019.
Sobre o livro
Sucesso de crítica e de público, a obra de Keka Reis concorreu à categoria de melhor livro infanto-juvenil no Prêmio Jabuti 2018 e esteve na lista dos mais vendidos da Livraria da Vila. Devido a sua excelente repercussão, em 2018, a autora lançou uma continuação para a história, intitulada “O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”. Os dois livros foram adotados por diversas escolas.
Sobre Thaís Medeiros
Formada pelo Teatro Escola Célia-Helena e em Pedagogia pela USP, Thaís Medeiros é atriz, diretora e produtora. Fundou em 2001 a premiada Companhia Delas de Teatro. Integra também a AntiKatártiKa Teatral (AKK), de Nelson Baskerville. Os últimos projetos em que atuou foram: “Mary e os Monstros Marinhos” (dir: Rhena de Faria, 2018 - Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto Original e 6 indicações ao Prêmio São Paulo de Teatro), “A VIDA” (dir: Nelson Baskeville, 2017), “Mergulho” (dir: Silvana Garcia, 2015) e e "1 Gaivota – É Impossível Viver sem Teatro” (dir: Nelson Baskerville, 2015). Últimos projetos em que realizou Assistência de Direção para Nelson Baskerville: “A Queda”, de Marcello Airoldi (SESC Pompéia), “Os 3 Mundos” (Teatro Popular do SESI, 2018 – Vencedor do Prêmio Shell 2018 de Melhor Cenografia e 8 indicações ao Prêmio São Paulo de Teatro) e “Noite de Gala do Circo” (Theatro Municipal de São Paulo, 2017)
Sobre Keka Reis
Keka Reis estudou Rádio e Televisão na UNESP e começou sua carreira na MTV dos anos 1990, na qual escreveu, produziu e dirigiu programas de diferentes tipos e formatos. Atua como roteirista freelancer desde 2006 e já escreveu programas de TV, promos e séries para GNT, Nickelodeon, Nat Geo, Sony, Fox, Warner, TV Cultura, Cartoon Network, Discovery Kids, Gloob e TV Brasil. Foi integrante da oitava turma do Núcleo de Dramaturgia do Sesi/British Council e lançou seu primeiro
livro, "O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas" em 2017, pela editora Seguinte, selo jovem do grupo Companhia das
Letras. Foi indicada em 2018 ao Prêmio Jabuti na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Em 2018, lançou "O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”.
Sinopse
Era para ser um dia normal na escola, mas o melhor amigo de Mia resolveu dar a ela um presente especial, um chocolate que a faz lembrar do pai. Junto ao chocolate, um bilhete e a pergunta: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”. A pergunta vira o mundo de Mia de cabeça para baixo e é o ponto de partida para uma jornada de muitas dúvidas, incertezas e hormônios.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo infantil – O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas. Reestreia dia 1º de fevereiro, sábado, às 17h30 na Sala B do Teatro Alfa. Tel. (011) 5693-4000. Capacidade: 204 lugares. Temporada: De 1º de fevereiro a 22 de março de 2020. Sábados e domingos, às 17h30. Duração: 55 min. Classificação etária: Livre. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira para adultos) e R$ 20,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos).
Direção Geral: Thaís Medeiros. Autora e Dramaturga: Keka Reis. Assistente de Direção: Fernanda Castello Branco. Elenco: Angela Ribeiro, Thomas Huszar e Tutti Pinheiro. Direção de Arte: Paula Weinfeld e Mira Haar. Costureira: Judite de Lima. Cenotécnicos: Fábio de Souza e Matheus Fiorentino Nanci. Aderecista: Carlos Rebecca. Trilha Sonora: Arthur Decloedt. Vozes: Julia Ianina e Arthur Decloedt. Operação de Som: Max Huszar. Iluminação: Olivia Munhoz. Operação de Luz: Jean Marcel Silva. Treinamento de Improvisação: Rhena de Faria. Fotografia: Ligia Jardim. Produção Executiva: Thaís Medeiros. Assistente de Produção: Gabriela Raphael. Idealização: Keka Reis e Thaís Medeiros. Produção Geral: Segunda Casa Produções Artísticas e Culturais.
Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. (11) 5693-4000. Site: www.teatroalfa.com.br Ingresso rápido ou pelos telefones: 11 5693-4000 | 0300 789-3377. Acessibilidade - motora e visual. Estacionamento: Sala A - Vallet R$ 45,00 e Self Park R$ 31,00. Sala B - Vallet R$ 30,00 e Self Park R$ 20,00.
Grupo Alfa: 50% de desconto funcionários devidamente identificados. Banco Alfa: 20% de desconto para clientes devidamente identificados.
Assinantes do teatro Alfa: 10% de desconto. Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, Credicard e MasterCard ), de segunda a sábado das 11h às 19h; e domingos das 11h às 17h. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo. Call Center Ingresso Rápido: (11) 4003-1212. Desconto de 50% para clientes Porto Seguro e acompanhantes.
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