[News] Idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual, Feirinha QUEER DO MUSEU integra a primeira edição da feira Mercado Mundo Criativo, que inaugura o Complexo #9

No próximo domingo, dia 9 de fevereiro, a partir das 11h, 25 artistas LGBTI+ integram a Feirinha QUEER DO MUSEU, um espaço para que artistas possam comercializar suas obras e produtos como fotografias, objetos de decoração, design, bijous, HQs entre outrxs.. a ideia do Museu da Diversidade Sexual (MDS) é incentivar a economia criativa da comunidade LGBTI+. A data também marca a inauguração do Complexo #9, área revitalizada na região central de São Paulo (Rua Santo Antônio, 800, Bela Vista).

Segundo Franco Reinaudo, diretor do MDS, dedicar um lugar para a arte queer no Mercado Mundo Criativo faz parte do objetivo do museu de não restringir as atividades ao seu espaço expositivo, mas promover ações em diferentes regiões da cidade com um alcance de público diverso e inclusivo. Reinaudo complementa que a seleção se baseou em artigos que poderiam estar expostos na loja do Museu da Diversidade Sexual.

Beto Lago, o idealizador do Mercado Mundo Criativo, conta que foram recebidas mais de 100 inscrições de artistas interessados em participar da primeira edição da Feirinha QUEER. “As inscrições foram um sucesso e, por mais que não possamos ter acolhido todos artistas dessa vez, ficaremos em contato para as próximas”, reforça.

Os expositores confirmados são Monique Moon, Humilhacira Edições, Ateliê Cruzado, Biainthesky, Le Beau Arts, Roh Orc, Aline Zouvi, SOTIROART, Jeff Avelino - Artista visual, Victorya Antonoff, Index da Nudez,  Yo Lulis!, Bitencourth Art, QuaseMonalisa, A Magia Oculta, Vini Meneghin, Cauã Bertoldo, Ana Favarelo,
Astarte Criativa, Carlos Carvalho, @garatujas.isa, Rafael Marques fotografias, FLORIDO, Brejeira Malagueta e Coisas do Samuquetes.

Sobre o Mercado Mundo Criativo

O Mercado Mundo Criativo nasce neste contexto para atender as necessidades do novo consumidor que, antenado e informado, busca transparência, comodidade e quer encontrar produtos com propósito, curadoria e diversidade num único local, fazendo também da compra um momento de lazer. Nesta primeira edição, já estão confirmados expositores dos segmentos de moda, acessórios, artesanato, artes visuais, decoração e design.

Além da Feirinha QUEER do MDS, o Mercadio Mundo Criativo também recebe a primeira edição do Festival Lab Rock, um laboratório de música com estilos variados dentro do gênero rock, com o propósito de unir artistas consagrados com projetos novos, bandas independentes e o mainstream. O Lab Rock vai proporcionar uma troca de experiência, ideias e uma união entre artistas que se encontram em diferentes momentos profissionais.

O festival foi idealizado por Madame Mim, ex-VJ da MTV, cantora e compositora com quatro discos lançados. Ela produziu e dirigiu todas as edições dos Festivais Humaitá Pra Peixe no Rio de Janeiro, o Claro que é Rock com Frejat no Multishow, o Festival no Palco Beco dentro do evento “Dia de Los Muertos SP”, entre outros.

Para marcar o lançamento do evento, foi realizado um ensaio fotográfico com direção criativa do próprio Beto Lago, que contou com figurinos e participação da estilista Vicenta Perrota, produção de Henrique Bortoleto e ainda Madame Mim e Mariano Junior como modelos. No ensaio, a releitura da economia criativa herdada do Mundo Mix, aliando multiplicidade de gênero, cultura e produção à urbanidade do centro paulistano, aproveitando ainda a veia esportiva e vibrante do lugar sede, nos cliques do fotógrafo Ton Hooster.

Serviço
Lançamento do Mercado Mundo Criativo
Dia 9 de fevereiro de 2020, domingo, das 11h às 20h
Local: Complexo #9 (Rua Santo Antônio, 800, Bela Vista)
Entrada gratuita.
Classificação: Livre

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTI+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

Sobre a Amigxs da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu da Diversidade Sexual (MDS),  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Teatro Estadual de Araras. Saiba mais em: www.amigosdaarte.org.br.

Museu da Diversidade Sexual (MDS)
Estação República do Metrô, n° 24. R. do Arouche – República. São Paulo (SP).
O museu está localizado dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.
Acessibilidade para pessoas com deficiência



Nenhum comentário