[Oscar 2020] Ford vs Ferrari


Sinopse: Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

Ford vs Ferrari tem a direção de James Mangold conhecido por ter dirigido Logan, Wolverine: Imortal, Os Indomáveis, Johnny & June, Identidade e Garota Interrompida.

O elenco do filme conta com Matt Damon, Christian Bale, Jon Bernthal, Caitriona Balfe e Josh Lucas.

Curiosidades:

- Em preparação para o papel, Christian Bale fez aulas de direção em corridas na Bondurant High Performance Driving School. O fundador da escola foi um amigo de Ken Miles. Além de dirigir, Bale escutou histórias da cena das corridas da década de 1960. O instrutor de Bale e coordenador de dublês, Robert Nage, disse que “ele é definitivamente o melhor ator que treinou.”

- Matt Damon disse que a principal razão de querer trabalhar no filme foi trabalhar com Christian Bale.

- Matt Damon e Christian Bale concordaram que a briga entre seus respectivos personagens foi a cena mais divertida de filmar. Ambos tiveram experiências de cenas de luta extremamente coreografadas que levam semanas para aprender então foi uma mudança positiva que eles tiveram que ensaiar a briga por vinte minutos e não foi preciso parecer letal enquanto brigavam.

- De acordo com Matt Damon, Christian Bale teve que perder 31kg antes do início das filmagens. Bale ganhou peso para seu papel em Vice e teve cerca de sete meses para perder tudo e mais um pouco para interpretar o papel do magro piloto de corrida, Ken Miles. Damon perguntou Bale como ele conseguiu perder todo aquele peso, no qual Bale respondeu que ele simplesmente não comia. Damon disse que ficou impressionado pela disciplina monástica de Bale.

- Para recriar o circuito de Le Mans como existia na década de 1960, as cenas da corrida tiveram que ser filmadas em cinco locais diferentes. Isso foi desafiador em termos de continuidade não apenas para os carros que tiveram que ser colocados corretamente para cada filmagem, mas o clima tinha que ser consistente também. Os efeitos visuais foram críticos para consertar uma variedade de problemas de continuidade, alguns bem simples como ajustar os relógios para a hora certa.

- Talvez intencionalmente, o filme pula o World Sportscar Championship de 1965. Ken Miles e Lloyd Ruby se juntaram para ganhar a corrida de Daytona naquele ano em um Shelby Ford GT40 e terminou em segundo lugar nas 12 Horas de Sebring. Ferrari ainda venceu na Le Mans e nenhum Ford terminou a corrida. Ferrari também venceu a FIA International Trophy for GT Prototypes naquele ano. O ano de 1966 iria provar ser o ano decisivo para Ford vs Ferrari.

- Ford se distanciou do filme antes de seu lançamento por que Leo Beebe e Henry Ford II foram retratados como vilões.

 

- Christian Bale foi escalado originalmente para interpretar Enzo Ferrari no filme de Michael Mann de mesmo nome, mas abandonou o projeto devido a preocupações sobre recuperar o peso necessário a tempo para o filme. Mann o substituiu por Hugh Jackman.  
- Lee Iacocca morreu em julho de 2019, com a idade de 94 anos, quatro meses antes do lançamento do filme.
 

- O desenvolvimento do filme ficou empacado por um bom tempo. O diretor James Mangold estava interessado em participar do projeto desde 2010 e checava periodicamente com a 20th Century Fox para ver se o projeto estava disponível. Foi só depois de Logan (2017) que ele foi colocado para dirigir o filme. James e os roteiristas decidiram focar a história em Shelby e Miles. Depois de conseguir o orçamento abaixo de 100 milhões de dólares, Mangold finalmente recebeu o sinal verde da Fox.  
- Dan Gurney é interpretado pelo seu filho mais novo, Alex Gurney.  
- Na cena onde o Ford desabafa depois de seu passeio com Shelby, ele diz que queria que seu pai tivesse tido essa experiência. Ele não quis dizer Henry Ford e sim seu pai Edsel Ford. Henry Ford era seu avô.
 

- Josh Brolin teve algumas cenas ou uma pequena participação no filme, mas elas foram cortadas.
 

- Todas as cenas da corrida de 24 horas de Daytona foram filmadas no Auto Club Speedway em Fontana, Califórnia.
 

- O título anterior do filme era “Go Like Hell” e Tom Cruise e Brad Pitt foram considerados para os papéis.
 

- Enquanto Miles e Shelby eram conhecidos pelo desenvolvimento do carro, o filme não menciona que o carro também teve um grande time de desenvolvimento por trás incluindo burocratas na sede de Ford’s Dearborn em Michigan, apelidada de Casa de Vidro; além de Lunn, um time no Reino Unido incluindo o ex-gerente do time, John Wyer e Eric Broadley.
 

- Tracy Letts (Henry Ford) chorou durante a cena de test drive, já que ele era muito próximo de seu falecido pai.
 

- Noah Jupe interpretou o filho de Matt Damon em Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso (2017). Ambos estrelaram de novo nesse filme, embora Noah faz o papel do filho de Christian Bale.
 

- Jim Caviezel foi originalmente escalado para interpretar Ken Miles.  
- Em março de 2018, Christian Bale e Matt Damon foram considerados para os papéis principais.
Ford Vs Ferrari concorre ao Oscar 2020 em quarto categorias: Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

Foi nomeado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Performance de Ator em Filme de Drama (Christian Bale) e ao BAFTA nas categorias de Melhor Edição (vencedor), Melhor Cinematografia e Melhor Som. 

Trailer:



Fonte: Adoro Cinema e IMDB.



Nenhum comentário