[News] Adelina Instituto abre curso online sobre Arte e Psicanálise

Adelina Instituto está com vagas abertas para o curso Arte e Psicanálise, dia 23 de abril, das 18h às 19h30, que será realizado através de uma plataforma online aos alunos. Os encontros serão às quintas-feiras mensalmente e deverão ser adquiridos separadamente.

Esta palestra é voltada a estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

O formato de curso online, realizado pela Adelina Instituto, nesse momento de pandemia do coronavírus, é oferecer aos alunos a oportunidade de continuar suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos. 

A palestra tem o objetivo de trazer a reflexão as políticas do corpo e os efeitos oriundos de seu lugar na arte e na cultura. Afinal, se a arte é capaz de descentrar um tanto a psicanálise ao relembrar sua posição de produto cultural, fruto de uma época e seus destinos, a psicanálise pode oferecer pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica acerca das formas de inscrição no mundo e do lugar fulcral do corporal ativando o espaço entre o eu e o outro.

Abordagem será a partir de seis artistas que trabalharam no corpo que se escreve, entre o singular e o comum, e atravessar a maneira que cada poética apresenta no mundo um corpo através da arte, ao mesmo tempo que será abordado autores da psicanálise e da filosofia que se deixaram transformar pela incidência da arte lendo com ela as relações possíveis e impossíveis, movendo- se com a arte pelo campo da teoria e da vida.

Programa:

23 de abril – Artista Farnese de Andrade: Nascido em Araguari (MG), foi pintor, gravador ilustrador e escultor, ficou conhecido por suas assemblages nas quais utiliza cabeças e corpos de bonecas e santos corroídos pelo mar, encontrados em praias e aterros, combinados com nichos, redomas e oratórios. Além de fotografias de família, o artista foi isolado da geração dos anos 1960 devido a sua poética pautada no corpo, no inconsciente e subjetividade.

Quem irá conduzir?

Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez História da Arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense. Ainda coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.



Sobre o Adelina Instituto

Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.



Serviço:

Curso: Arte e Psicanálise

Data:  23 de abril – quinta-feira - das 18h às 19h30.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 70

Vagas limitadas

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina



* obedecendo as medidas emergências e recomendadas de isolamento social pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), o Instituto Adelina, Adelina Café e Adelina Loja permanecem fechados.

Adelina Instituto

Conheça também a Loja Adelina e o Café Adelina.

Acessibilidade: O Instituto é acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O prédio possui elevadores, rampas, telefones e banheiros adaptados.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 16h.

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes. CEP: 05013-001 – São Paulo.

Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).

Telefone: +55 (11) 3868-0050.

E-mail: oi@adelina.org.br | Site: www.adelina.org.br




Nenhum comentário