[News] Honeyland terá lançamento em streaming amanhã dia 15 de maio
Logline
Quando uma família nômade se muda e quebra a regra básica da Terra do mel, a última
apicultora selvagem da Europa deve salvar as abelhas e restaurar o equilíbrio natural.
Sinopse Curta
Aninhada em uma região montanhosa isolada no interior dos Balcãs, Hatidze Muratova
vive com sua mãe doente em uma vila sem estradas, eletricidade ou água corrente. Ela é
a última de uma longa fila de apicultores selvagens, consumindo um mel vivo da
agricultura em pequenos lotes para serem vendidos na cidade mais próxima - a apenas
quatro horas a pé. A existência pacífica de Hatidze é perturbada pela chegada de uma
família itinerante, com seus motores rugindo, sete crianças indisciplinadas e rebanho de
gado. Hatidze cumpre com otimismo a promessa de mudança com o coração aberto, mas
não demora muito para que um conflito evolua, expondo a tensão fundamental entre
natureza e humanidade, harmonia e discórdia, exploração e sustentabilidade.
O longa de estreia dos documentaristas Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska,
HONEYLAND, é feito em imagens widescreen como os filmes épicos, mas claramente
construído a partir de uma colaboração íntima entre cineastas e tema. Com um
surpreendente senso de humor, é um retrato duro e afetuoso de um delicado equilíbrio
entre a humanidade e a natureza, um vislumbre de um modo de vida que desaparece
rapidamente e um testemunho inesquecível da resiliência de uma mulher extraordinária.
Sinopse Longa
Aninhada em uma região montanhosa isolada no fundo dos Balcãs, Hatidze Muratova
vive com sua mãe doente em uma vila sem estradas, eletricidade ou água corrente. Ela é
a última de uma longa fila de apicultores selvagens da Macedônia, consumindo um mel
vivo em pequenos lotes para serem vendidos na cidade mais próxima - a apenas quatro
horas a pé. A existência pacífica de Hatidze é perturbada pela chegada de uma família
itinerante, com seus motores rugindo, sete crianças indisciplinadas e rebanho de gado.
Hatidze cumpre com otimismo a promessa de mudança com o coração aberto,
oferecendo seus afetos, seu conhaque e seus conselhos comprovados sobre apicultura.
Não demora muito, no entanto, antes de Hussein, o patriarca da família itinerante, sentir
a oportunidade e desenvolver um interesse em vender seu próprio mel. Hussein tem sete
bocas jovens para alimentar e nenhum lugar para pastar seu gado, e logo deixa de lado
os conselhos de Hatidze em sua busca por lucro. Isso causa uma brecha na ordem natural
que provoca um conflito com Hatidze, que expõe a tensão fundamental entre natureza e
humanidade, harmonia e discórdia, exploração e sustentabilidade. Mesmo que a família
dê uma folga necessária ao isolamento e à solidão de Hatidze, seus próprios meios de
sobrevivência estão ameaçados.
O longa de estreia dos documentaristas Ljubo Stefanov e Tamara Kotevska, HONEYLAND
foi filmado por três anos por uma equipe principal única comprometida com uma
colaboração íntima entre cineastas e tema. HONEYLAND é feito em imagens widescreen
como os filmes épicos, visualmente ambicioso e impulsionado por uma narrativa
inesperadamente dramática e um surpreendente senso de humor. É um retrato duro e
afetuoso do delicado equilíbrio entre a humanidade e a natureza, um vislumbre de um
modo de vida que desaparece rapidamente e um testemunho inesquecível da resiliência
de uma mulher extraordinária.
Declaração do diretor
A história de HONEYLAND começou muito antes dos humanos viverem na região, mas
nossa narrativa começa com os dois últimos habitantes restantes: Hatidze e sua mãe
Nazife. Assim como as abelhas operárias passam a vida inteira cuidando da abelha rainha,
que nunca sai da colmeia, Hatidze comprometeu sua própria vida aos cuidados de sua
mãe cega e paralisada, incapaz de deixar sua cabana em ruínas. O filme se passa em uma
terra sobrenatural, desassociada a um tempo e geografia específicos, inacessíveis por
estradas regulares e, no entanto, a apenas 20 km da cidade moderna mais próxima.
As famílias aqui usam um vernáculo turco antigo, de modo que o filme é dirigido pela
narração visual, e não pelo diálogo, os personagens são entendidos através de sua
linguagem corporal, relacionamentos e emoções. Essa comunicação visual e visceral
aproxima o público dos protagonistas e, mais importante, da natureza. Gerar a sensação
de que nós, como seres humanos, somos apenas uma espécie dentre muitas, igualmente
afetadas pelas circunstâncias ao nosso redor.
O Protocolo de Nagoya - uma Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica
(CDB) - entrou em vigor no final de 1993 e estabeleceu diretrizes globais sobre o acesso
aos recursos naturais. Seu objetivo era promover a partilha justa e equitativa de
benefícios para ambos os provedores - ou seja, terra, plantas, animais - e usuários - ou
seja, humanos - de recursos. A diversidade genética, ou biodiversidade, permite que as
populações se adaptem às mudanças nos ambientes e às mudanças climáticas,
contribuindo para a conservação e sustentabilidade dos recursos. A “crise do mel” neste
filme ilustra o risco de ignorar esses protocolos e perturbar o respeito pela
biodiversidade.
A história de Hatidze é um microcosmo para uma ideia mais ampla de como a natureza e
a humanidade estão intimamente entrelaçadas e quanto podemos perder se ignorarmos
essa conexão fundamental.
Biografia da equipe
Ljubo Stefanov – Co-diretor
Nascido em 1975, em Skopje. Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e
produção de conceitos de comunicação e documentários relacionados a questões
ambientais e desenvolvimento humano. Trabalhando para clientes como agências da
ONU, Euronatur, Swisscontact, etc. Os filmes anteriores incluem “The Noisy Neighbours”
(2005) e “Lake of Apples” (2017).
Tamara Kotevska – Co-diretora
Nascido em 9 de agosto de 1993, em Prilep, Macedônia. Tamara ganhou o prêmio de
Melhor Filme dos Balcãs no Festival Internacional de Documentários de Tirana, com seu
documentário de graduação “Studants” (49'), apoiado por Trice Films e pela Faculdade
de Artes Dramáticas de Skopje.
Seu primeiro documentário ambiental profissional, “Lake of Apples” (27'), apoiado pelo
PNUD (como escritor e co-diretor), foi exibido no International Nature Namur Festival, o
prêmio Prix de l'environnement (2017) na França, uma menção honrosa no Festival de
Innsbruck, na Áustria (2017), e o prêmio Perseus, no T-Festival, em Brno, República
Tcheca (2017).
Atanas Georgiev – Produtor e editor
Atanas Georgiev nasceu em 1977 em Skopje, Macedônia, na época na Iugoslávia. Ele é
proprietário das empresas de produção Trice Films e Film Trick da Macedônia, uma
subsidiária e associação da fx3x.com.
Apesar de ter a edição de longas-metragens como sua principal fonte, investe em
documentários reais, que transmitem princípios que ele acredita. Sua estreia, “Cash &
Marry”, que lhe custou muitos anos de trabalho duro e embolia pulmonar, ganhou muitos
prêmios e reconhecimentos internacionais.
Foltin – Trilha sonora
Bretz Filmes
A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como
distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011, a Bretz Filmes iniciou
sua atuação nacional e internacional, passando a adquirir filmes nacionais e estrangeiros
para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na
distribuição de documentários e filmes de autor. A partir de 2015, a Bretz Filmes se voltou
para o mercado de cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos
como: “Woody Allen”, “O Cavalo de Turim”, “Nostalgia da Luz” e “Another Year”. Mais
recentemente, foram lançados os filmes independentes brasileiros e internacionais
“Gabriel e a Montanha”, “On Yoga”, “Cézanne e eu”, dentre outros.
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