[News] Melissa/Next chega em sua segunda fase e elege 05 finalistas
São Paulo, Maio de 2020 - A Melissa,
marca de calçados e acessórios do grupo Grendene, lançou no início do ano o projeto
Melissa/Next.
A iniciativa, que tem como premissa a democratização
do design, contou com inscrição
online e gratuita entre os meses de Março e Abril. Ao todo, foram submetidos mais de
dois mil projetos
de vários os estados do Brasil, deixando
mais do que claro a diversidade de referências e inspirações entre os criativos de todo o país.
Chegando
em sua segunda fase, no dia 05 de Maio foram anunciados os 05 finalistas que agora passarão pela fase de
voto popular
(entre os dias 06 e 13/05 no site
oficial da marca). O grande
vencedor (a) será anunciado logo em seguida, no dia 14/05. Vamos relembrar os prêmios? Além de uma
collab
exclusiva com a Melissa, o ganhador
contará com royalties
(porcentagem no valor total de vendas
do produtos) e uma super viagem para Londres, no Reino Unido, com passagem aérea, transfer, deslocamentos, refeições e hospedagem de 7 dias, quando a situação de pandemia for normalizada.
Vamos conhecer nossos finalistas?
Giovanni
Hardt Auzani, de Blumenau/Santa
Catarina, criou sua Melissa
Terazzo. O arquiteto e pesquisador
de economia criativa encontrou sua inspiração no piso italiano que leva o nome do modelo desenhado, uma superfície que mistura diferentes cores e materiais, espelhando perfeitamente sua criatividade.
As
linhas retas e volumetria monolítica da sola, com o salto em meio-círculo remetem a arquitetura renascentista toscana, combinando perfeitamente com uma micro-bolsa junto à sandália, referindo-se ao formalismo do movimento modernista “fun
over function". "A relevância desse projeto está na expressão
da criatividade e liberdade, materializando-se em uma peça multiuso e carregada de significados estéticos e conceituais", conta-nos Giovanni.
Melissa/Next.
Crédito: divulgação.
De
Recanto das Emas, Distrito Federal, Luana
Siqueira Abrão criou sua Melissa
tendo como fio condutor sua inspiração na Memphis Design, com o objetivo de ser disruptiva e desenhar padrões. "Pensei em algo que fosse diferente, colorido, descolado , jovem, usável e confortável", conta Luana.
Segundo
ela, além da praticidade que um calçado deve ter - vê-se que o modelo proposto não possui nenhum tipo de fechamento, facilitando seu calce -, um calçado deve também carregar conceito, trazendo uma nova estética e sempre atrair olhares.
Melissa/Next.
Crédito: divulgação.
Mais
uma catarinense entre os finalistas, a Maria
Isabel Stuy é de Joinville e atua
como designer, artistas e ilustradora "desde sempre". Maria acredita que um sapato ou acessório pode falar muito sobre quem os usa e sua criação possui um salto tratorado renovado, que lembra os dentes de uma engrenagem.
O
projeto é inspirado no festival Burning
Man, que remete a tudo que é surreal,
futurísticos e intergaláctico, no estilo steampunk
(onde o homem vence a máquina), "é onde o passado, presente e futuro se encontram em um lapso temporal."
Melissa/Next.
Crédito: divulgação.
Carla
Sampaio Colares é de Fortaleza,
no Ceará, e mestre em Comunicação de Moda, trazendo em sua proposta uma ruptura entre o tradicional e o novo. Se por um lado ela se inspirou no movimento conhecido como Concretismo, rompendo com Simbolismo para propor uma estética com mais clareza, do outro
ela traz seu olhar sob a arte contemporânea por meio uma releitura da escultura flutuante “The
London Mastaba”, dos artistas Christo
e Jean-Claude.
"Aproximando
estes dois universos, imprimi as cores do concretismo e as formas de Christo+JC em um formato inspirado nos planos dos tamancos Geta", conta Carla. Assim surge a Geometric Rupture, uma Melissa feita para mulheres irreverentes, fortes e cheias de cor.
Melissa/Next.
Crédito: divulgação.
Da
capital carioca, Bruna
Novellino de Souza é artista e desenvolveu
sua Melissa Mosaico,
um entrelaçado de desejos, memórias e ideias. As cores vieram da memória afetiva de sua infância: a gelatina de mosaico que sua avó preparava.
"As
formas, cores e as possibilidades desse doce são tantas, que pensei em mais de uma coloração para estampar a sandália". O modelo carrega tons clássicos e irreverentes, uns remetem a própria gelatina, e outros seu lado sweet.
Seu
design foi um resultado entre desejos, modelos e inspirações, mas sem dispensar a praticidade de calçá-lo facilmente e curtir por aí. "A Melissa Mosaico é levar memória, brasilidade, afeto, carinho, cheiro, vontade, atualidade, diversão e desejo", conta Bruna.
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_Divulgação
dos 05 finalistas: 05/05
_Fase
de votação popular: 06/05 e 13/05
_Divulgação
do design vencedor: 14/05.
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Sobre
Melissa
Lançada em 1979, a marca é integrante do
portfólio do grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 80 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou
mais de 32 milhões de pares de sapatos; mas seus produtos ultrapassam a moda dos pés e hoje Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Com mais de 300 pontos de vendas no Brasil e mais de
141 no mercado externo, Melissa é uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs,
tendo orgulho de uma história que conta com a
participação de grandes nomes da
moda mundial, como Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood, Jeremy Scott, Comme des Garçons e Opening Ceremony. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e ainda conta com coleções elaboradas por artistas como os designers brasileiros
Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de suas três galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas e culturais, localizadas em três dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo, Nova York e Londres).
Outro grande orgulho dos 40 anos da marca, Melflex® - forma proprietária de PVC 100% reciclável – nos estabiliza como conscientes e conscientizadores do conforto e do estilo aliados à sustentabilidade.
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