[Nerds & Geeks] Trailer de Duna e porque a obra é tão relevante 55 anos após sua publicação

 


Tivemos o lançamento do primeiro trailer do remake de Duna nessa semana. Para quem ainda não viu:

                                                                Trailer:


Mas por quê a obra é tão relevante nos dias atuais mesmo tendo sido publicada 55 anos atrás, em 1965?

Quando o romance Duna de Frank Herbert foi publicado em 1965, foi aclamado por sua hábil mistura de ficção científica e elementos não científicos para contar uma história que refletia na capacidade (ou falta dela) de evolução da humanidade, sua relação com o meio ambiente e a política de como os impérios se erguem e 
são derrubados.

Cerca de 55 anos depois, os temas do livro são ainda mais relevantes para o mundo de hoje. Enfrentamos escassez de água e, literalmente, uma explosão de mudanças climáticas. Cada vez mais o poder está constantemente concentrado nas mãos de poucos, governos autoritários e o ódio partidário parecem estar crescendo em todos os lugares (mesmo, impensavelmente, nos Estados Unidos) e a tecnologia continua a avançar em novos domínios imprevistos, embora crie grandes fraturas em nossa sociedade.

Com o mundo aparentemente em chamas de muitas maneiras, tanto literais quanto metafóricas, o diretor Denis Villeneuve concordou em uma discussão online com Stephen Colbert que adaptar Dune em um filme agora é quase assustadoramente apropriado.

“É um apelo à mudança”, disse Villeneuve sobre a história. “É também um filme, como eu disse antes, sobre a capacidade dessa visão. Quem sobreviverá serão as pessoas capazes de se adaptar e mudar, porque muitas mudanças ocorrerão no mundo nas próximas décadas com as mudanças climáticas e tudo isso. ”

Para levar para casa os temas do filme de mudança ecológica e adaptação, Villeneuve insistiu em filmar em lugares reais, como a nação da Jordânia, e usar locais e cenários físicos genuínos tanto quanto possível.

“Acho que Dune é sobre o ecossistema”, explicou ele. “Eu acho que para trazer Dune para a tela, eu precisava estar o mais próximo possível da natureza, para fazer Dune o mais próximo possível de nós. Então, quando as pessoas virem o filme, elas ficarão maravilhadas com o poder da paisagem. Eles ficarão maravilhados com a beleza das criaturas que trouxemos ou coisas assim ... Acho que é importante que de uma forma subconsciente, eles sintam que este mundo é real. Porque o filme é sobre nós. E no final do dia, eu quero que o público sinta isso no fundo de sua alma. ”

Chamando este conto épico de duas famílias poderosas lutando pelo controle de um planeta, seu povo e seu único recurso de alteração do universo de uma “grande história humana”, Villeneuve também reconheceu que Duna tem muitas correntes subterrâneas abaixo de sua superfície. A saga aborda elementos da ciência, política, religião, profecia, espiritualidade e direitos humanos, apenas ambientada em um futuro distante, avançado e feudal.

“Você pode ver isso como uma história de aventura poderosa, mas simples”, disse o diretor. “Mas tem tantas regras e tantos temas. É isso que torna o livro tão rico, e tentamos manter essa riqueza nos filmes. É sempre complicado escolher uma palavra ou um significado específico, porque toca em muitos elementos. Mas eu diria que é sobre como os humanos precisam ganhar nosso destino para mudar o mundo, e é uma espécie de chamado para que possamos mudar as coisas, especificamente para os jovens. ”

Essa juventude é representada no filme por Paul Atreides (Timothée Chalamet), o herdeiro da família governante Atreides que se propõe a se tornar não apenas um líder para os Fremen - o povo nativo do planeta deserto de Arrakis - mas possivelmente a personificação de um profecia antiga que prediz a chegada de um super-ser que pode mudar o curso da história. Mas tornar-se um líder tem suas armadilhas, como Paul acabará descobrindo.

“Precisamos mudar nossa forma de viver”, conclui Villeneuve. “Precisamos mudar nossa forma de lidar com a natureza e o mundo, e isso exige muita coragem e ética. E eu acho que Dune é uma chamada para isso. Tem suas raízes em todos esses tópicos, então é por isso que eu acho que Dune é mais relevante do que nunca. ”

Dune está previsto para estrear no dia 18 de dezembro.
Os livros foram publicados pela editora Aleph aqui no Brasil.






Nenhum comentário