[News] Projeto Sinta o Som leva arte, música, dança e teatro a escolas públicas do Rio de Janeiro
Iniciativa, que conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, leva arte as escolas públicas a municípios do Rio de Janeiro
Compartilhar estratégias educacionais a partir das artes, com música, contação de história, jogos teatrais, dança, produção de instrumentos musicais reciclados, tarefas rítmicas, dentre outras categorias artísticas. Assim é o projeto Sinta o Som, que conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Sinta o Som chega em setembro, com a ludicidade das artes para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil dos municípios de Areal, Bom Jesus de Itabapoana, Duque de Caxias, Miracema, Paraíba do Sul, Pádua, Petrópolis, Porciúncula e São José de Ubá – através do caderno composto com o material pedagógico que sugere e orienta as atividades lúdicas, ampliadas e recriadas pelos mestres participantes.
Compartilhar estratégias educacionais a partir das artes, com música, contação de história, jogos teatrais, dança, produção de instrumentos musicais reciclados, tarefas rítmicas, dentre outras categorias artísticas. Assim é o projeto Sinta o Som, que conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Sinta o Som chega em setembro, com a ludicidade das artes para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil dos municípios de Areal, Bom Jesus de Itabapoana, Duque de Caxias, Miracema, Paraíba do Sul, Pádua, Petrópolis, Porciúncula e São José de Ubá – através do caderno composto com o material pedagógico que sugere e orienta as atividades lúdicas, ampliadas e recriadas pelos mestres participantes.
Sinta o Som é uma experiência estética que transforma o dia a dia da aula do professor e que fortalece a aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino. Espaço aberto para a troca de experiências, que tem na sua proposta a tarefa desafiadora de motivar alunos e professores.
“Como sabemos, o processo de aprendizagem está diretamente ligado à afetividade e às emoções. A experiência da arte é o veículo que move as emoções, e isso marca significativamente o ser humano e se desdobra em aprendizagens cheias de sentidos, memórias e conexões. ”, reflete Moana Martins, coordenadora do projeto.
CATEGORIAS CRIATIVAS SINTA O SOM:
Os brinquedos cantados, as músicas e os gestos com o corpo, para além da explosão de alegrias, risos e interação entre os alunos, estimulam a consciência fonológica. A identificação dos timbres e da fonte sonora é indispensável para que as crianças desenvolvam a sensibilidade aguçada na percepção dos sons das sílabas, das palavras, aprimorando a compreensão das frases e do texto.
Nos jogos teatrais, na contação de história e em outras atividades de estímulo à criatividade, a intenção é explorar as estratégias do desenvolvimento da percepção para que os alunos não apenas entendam o som, mas também aprimorem a fala, ampliem o vocabulário e as demais habilidades.
As tarefas rítmicas com palmas, pés e outras batidas no corpo ou nos instrumentos são propostas do desafio da sincronização. O treinamento rítmico promove o desenvolvimento da coordenação motora, que faz conexão dinâmica com as áreas importantes para a aprendizagem.
A produção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais, além de ser uma solução viável para que todos os alunos construam seus próprios instrumentos, estimulando a criatividade e a imaginação, promove a conscientização sobre a preservação ambiental, incentivando o debate sobre a reciclagem e a atenção ao descarte de materiais.
Criado em 2018 com o objetivo de aproximar e integrar professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Programa Orquestra nas Escolas, programa de Música e Educação da Secretaria Municipal de Educação carioca. Com novecentos e dez professores nos primeiros laboratórios, o Sinta o Som chega a 2020 com a participação de mais de sete mil professores na cidade do Rio de Janeiro, inclusive com atividades remotas, tem o intuito de promover aos alunos a experiência do conviver, do conhecer e de reconhecer suas potencialidades, a fim de que estejam preparados para viver em sociedade como cidadãos autônomos, críticos e solidários.
“Para o fim do semestre, mesmo que virtualmente, desejamos que a experiência continuada do Sinta o Som seja comemorada em grande encontro entre professores, alunos e todos os envolvidos que nos ajudaram a realizar este sonho. ”, declara Valéria Seabra de Chiara (Pres. Do IBME)
SOBRE SINTA O SOM:
Em 2018 foi o início do projeto, que realizou laboratórios com 910 professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em 2020 essas ações se ampliaram para a participação de todos os professores do 1ª ano, da Educação Especial e da sala de leitura. Atualmente mais de 6.000 professores da rede carioca de ensino participam ativamente do Sinta o Som.
O Programa mantém um laboratório permanente de estudos e criação pedagógica, alinhado às pesquisas de universidades do mundo inteiro sobre as práticas envolvendo a música e a arte e a sua correlação com a melhoria e fluxo das funções executivas do cérebro para um melhor desempenho acadêmico dos alunos. Bem como acredita que com o desdobramento do estágio de reflexão, atinge-se o entendimento das coisas, lugar onde as janelas estão abertas para o conhecimento do mundo. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular também são norteadoras no desenvolvimento das propostas do Sinta o Som.
FICHA TÉCNICA SINTA O SOM:
Presidente do IBME – Valéria Seabra de Chiara
Coordenadora do projeto – Moana Martins
Coordenadora Administrativa – Giselle França
Coordenadora Pedagógica – Denize Vieira
Coordenadora de Acompanhamento e Avaliação – Flávia Silva
Consultora de Comunicação – Ana Gabriela Roiffe
Coordenador de Comunicação – Rafael Ribeiro
Coordenação de Relações com Investidores – Maria Carolina de Almeida
Filmmaker e editor – Marlon Saint
Ilustrador – Carlos Antônio
Assistente de Comunicação – Fabrícia Mesquita
Assistente de Comunicação – Beatriz Nascimento
Professores formadores – Alessandra Alexandroff, Camilla Moraes, Estevão Roque, Felipe de Oliveira, Jéssica Gimenes, Laís Viana, Nayana Torres, Priscila Maia, Silvia Bittencourt.
“Como sabemos, o processo de aprendizagem está diretamente ligado à afetividade e às emoções. A experiência da arte é o veículo que move as emoções, e isso marca significativamente o ser humano e se desdobra em aprendizagens cheias de sentidos, memórias e conexões. ”, reflete Moana Martins, coordenadora do projeto.
CATEGORIAS CRIATIVAS SINTA O SOM:
Os brinquedos cantados, as músicas e os gestos com o corpo, para além da explosão de alegrias, risos e interação entre os alunos, estimulam a consciência fonológica. A identificação dos timbres e da fonte sonora é indispensável para que as crianças desenvolvam a sensibilidade aguçada na percepção dos sons das sílabas, das palavras, aprimorando a compreensão das frases e do texto.
Nos jogos teatrais, na contação de história e em outras atividades de estímulo à criatividade, a intenção é explorar as estratégias do desenvolvimento da percepção para que os alunos não apenas entendam o som, mas também aprimorem a fala, ampliem o vocabulário e as demais habilidades.
As tarefas rítmicas com palmas, pés e outras batidas no corpo ou nos instrumentos são propostas do desafio da sincronização. O treinamento rítmico promove o desenvolvimento da coordenação motora, que faz conexão dinâmica com as áreas importantes para a aprendizagem.
A produção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais, além de ser uma solução viável para que todos os alunos construam seus próprios instrumentos, estimulando a criatividade e a imaginação, promove a conscientização sobre a preservação ambiental, incentivando o debate sobre a reciclagem e a atenção ao descarte de materiais.
Criado em 2018 com o objetivo de aproximar e integrar professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Programa Orquestra nas Escolas, programa de Música e Educação da Secretaria Municipal de Educação carioca. Com novecentos e dez professores nos primeiros laboratórios, o Sinta o Som chega a 2020 com a participação de mais de sete mil professores na cidade do Rio de Janeiro, inclusive com atividades remotas, tem o intuito de promover aos alunos a experiência do conviver, do conhecer e de reconhecer suas potencialidades, a fim de que estejam preparados para viver em sociedade como cidadãos autônomos, críticos e solidários.
“Para o fim do semestre, mesmo que virtualmente, desejamos que a experiência continuada do Sinta o Som seja comemorada em grande encontro entre professores, alunos e todos os envolvidos que nos ajudaram a realizar este sonho. ”, declara Valéria Seabra de Chiara (Pres. Do IBME)
SOBRE SINTA O SOM:
Em 2018 foi o início do projeto, que realizou laboratórios com 910 professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em 2020 essas ações se ampliaram para a participação de todos os professores do 1ª ano, da Educação Especial e da sala de leitura. Atualmente mais de 6.000 professores da rede carioca de ensino participam ativamente do Sinta o Som.
O Programa mantém um laboratório permanente de estudos e criação pedagógica, alinhado às pesquisas de universidades do mundo inteiro sobre as práticas envolvendo a música e a arte e a sua correlação com a melhoria e fluxo das funções executivas do cérebro para um melhor desempenho acadêmico dos alunos. Bem como acredita que com o desdobramento do estágio de reflexão, atinge-se o entendimento das coisas, lugar onde as janelas estão abertas para o conhecimento do mundo. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular também são norteadoras no desenvolvimento das propostas do Sinta o Som.
FICHA TÉCNICA SINTA O SOM:
Presidente do IBME – Valéria Seabra de Chiara
Coordenadora do projeto – Moana Martins
Coordenadora Administrativa – Giselle França
Coordenadora Pedagógica – Denize Vieira
Coordenadora de Acompanhamento e Avaliação – Flávia Silva
Consultora de Comunicação – Ana Gabriela Roiffe
Coordenador de Comunicação – Rafael Ribeiro
Coordenação de Relações com Investidores – Maria Carolina de Almeida
Filmmaker e editor – Marlon Saint
Ilustrador – Carlos Antônio
Assistente de Comunicação – Fabrícia Mesquita
Assistente de Comunicação – Beatriz Nascimento
Professores formadores – Alessandra Alexandroff, Camilla Moraes, Estevão Roque, Felipe de Oliveira, Jéssica Gimenes, Laís Viana, Nayana Torres, Priscila Maia, Silvia Bittencourt.
Nenhum comentário