[Crítica] O Caso Collini
Sinopse:
Em O Caso Collini, o jovem advogado Caspar Leinen (Elyas M'Barek) é contratado para fazer a defesa de um caso incomum: Fabrizio Collini (Franco Nero), um trabalhador sem precedentes criminais desde 1970 que, supostamente, assassinou o rico industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka) em uma suíte de hotel em Berlim. Enfrentando um rival que nunca perde casos, Caspar se envolve em um dos maiores escândalos judiciais da história alemã e oculta uma verdade que pode mudar tudo.
O quê eu achei?
E se um sistema legal projetado para fazer justiça para todos falhasse em reconhecer crimes indescritíveis e deixasse inúmeras vítimas de ódio abandonadas ao longo do caminho? Esta não é apenas uma das muitas questões na consciência coletiva de nosso Brasil agora. É também a questão central de "O Caso Collini", o drama de tribunal de Marco Kreuzpaintner na Alemanha contemporânea, após um caso surpreendente e a sangue frio de assassinato executado por motivações que buscam se vingar do pecaminoso passado nazista do país. Embora o belamente produzido -e adaptado do romance best-seller de Ferdinand von Schirach dos roteiristas Christian Zübert, Robert Gold e Jens Frederik Otto - tente examinar temas oportunos e sempre relevantes em torno da ética judiciária, moralidade, lealdade e masculinidade, não consegue superar determinados clichês, saturados ainda mais por performances rígidas e uma manipulação meio bagunçada dos períodos entrelaçados do filme.
Ainda assim, Kreuzpaintner explora a natureza misteriosa da história por um bom tempo, pelo menos até que várias placas de sinalização brevemente revelem os segredos em duas longas horas que parecem meio arrastadas. Acontecimentos em um hotel chique nos levam à história de um italiano de 70 anos chamado Fabrizio Collini (Franco Nero) no saguão, confessando ter assassinado alguém coberto de sangue. Apenas três meses em sua carreira, o advogado recém-saído da faculdade de Direito Caspar Leinen (Elyas M'Barek) é nomeado pelo tribunal para este caso criminal altamente divulgado como o advogado de defesa da lei do até então cidadão permanente Collini, que simplesmente se recusa a falar uma única palavra como se tivesse feito um voto de silêncio.
Mas tudo se confunde quando Caspar percebe que a vítima é o respeitado magnata industrial do país, Hans Meyer, que praticamente atuou como um pai para ele nos anos 80, quando ele era um menino criado por uma mãe solteira. Para complicar ainda mais esse conflito de interesses, está o ex-professor de direito de Caspar, Richard Mattinger (Heiner Lauterbach), que atua como o feroz adversário do jovem e o complexo envolvimento da neta de Meyer, Johanna (Alexandra Maria Lara de "Rush"),um ex-interesse romântico de Caspar.
A narrativa é separada em três partes- os dias atuais, os anos 80 e na Segunda Guerra e mostra como centenas de oficiais nazistas saindo impunes devido á Lei Dreher de 1968-uma lei redigida que dificultou a condenação de oficiais nazistas-e se arrasta em direção à sua revelação final, mas óbvia, um pouco desengonçada. Ao longo do caminho, uma tragédia familiar envolvendo o irmão de Johanna e Caspar entra em cena de forma supérflua, fazendo com que o espectador se sinta como se uma grande peça informativa e emocional do livro de alguma forma tivesse desaparecido ao ser transposta para o filme. Também abordado superficialmente é a origem meio turca de Caspar. O filme verifica sua herança, mas a trata como uma reflexão tardia, mesmo quando o pai biológico de Caspar, que abandonou sua esposa turca, faz uma aparição surpresa e se torna uma pista indireta para a exposição final.
Há algumas cortes na edição meio duvidosas como as cenas dos anos 80 durante a infância de Caspar mas as transições entre as cenas deixam a desejar.Por outro lado, as cenas que realmente são ambientadas no tribunal prendem mais a atenção. E mesmo que você consiga prever a verdadeira razão, a cena em que ela é revelada, é de partir o coração.
O resultado geral é um filme mediano. Eu daria um 7.Não sei o quão fiel é ao livro e até que ponto a história é verdadeira.
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