[News]“A Menina Que Veio do Rio” aposta em conscientização e fala sobre os rios da cidade de São Paulo
“A Menina Que Veio do Rio” aposta em conscientização e fala sobre os rios da cidade de São Paulo
O espetáculo infantojuvenil é transmitido ao vivo, no YouTube dos teatros Cacilda Becker e Alfredo Mesquita em março
Imagem 1 – Artista encena no palco nova versão do espetáculo Foto: Rael Barja
Segundo o dicionário, a palavra rio, quer dizer: “curso de água natural, mais ou menos torrencial, que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa e que deságua em outro rio, no mar ou num lago”. Uma definição insociável quando comparada a cidade de São Paulo. É pensando nessas águas que a metrópole possui, mas que se encontram escondidas pelo asfalto, que o espetáculo infantojuvenil, A Menina Que Veio do Rio, apresenta sua narrativa em poucas apresentações.
Fred, uma criança paulistana, cria uma forte amizade com Maia, uma garota que morava dentro de um rio. Ao descobrir que Maia está sem lar e separada de sua família após o soterramento do rio onde morava, Fred e sua mãe se unem à menina para buscar uma maneira de salvá-la antes que a secura do mundo terrestre a adoeça de vez. Esta curta temporada é transmitida pelo YouTube do Teatro Cacilda Becker, no dia 20 às 16h e no dia 21, às 11h e 16h. Já no Youtube do Teatro Alfredo Mesquita, a transmissão acontece no dia 27, às 16h e no dia 28 às 11h e às 16h.
Idealizado por Jean Machado, com dramaturgia de Júlia Fovitzky e direção de Paula Klein Flecha Dourada, a A Menina Que Veio do Rio nasce da curiosidade de saber o que houve, e onde estão os rios da capital paulista. O espetáculo foi pensado inicialmente para os palcos, mas com o período pandêmico, estreou em 2020, de forma remota. Agora, o espetáculo retoma a sua vontade inicial e é encenado nos palcos paulistanos, com transmissão online.
Esta temporada do espetáculo foi contemplada pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 38/2020, “Produção e Temporada de Espetáculo Infantojuvenil online”, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A Menina Que Veio do Rio
Com enredo direcionado ao público infantojuvenil, A Menina Que Veio do Rio é um espetáculo para todas as idades. Centrado na realidade de duas famílias muito diferentes, o espetáculo é protagonizado por duas crianças, Fred e Maia.
Fred é um garoto da cidade, filho de um funcionário do governo, que passa a maior parte de seu tempo dentro de casa, fazendo a lição de casa e vendo televisão. Maia é uma garota do rio, que veio de um mundo fantástico subaquático, onde morava com sua família. Ao descobrir que suas novas amigas estão sem moradia e sofrendo com a secura do mundo terrestre, a família Silva decide ajudá-las. Desde tentar algum diálogo com o Sr. Nogueira, influente chefe do Sr. Silva e também do pai da Maia, até organizar ações com a galera do bairro para salvar a vida da família que veio do rio.
"Um dia eu estava andando pela rua, com um amigo, até que ele me disse assim: “Sabia que embaixo da gente passa um rio?”. Era o Rio Verde, que fica na Vila Madalena. Cuidadosamente os moradores abriram um buraco na rua, pois nela não passa carro, para as pessoas verem que ali embaixo existe um rio, foi onde tive o primeiro contato com essa realidade. Fiquei pensando sobre os rios das grandes metrópoles. O que fizemos com eles? Porque não vemos os rios? Onde eles estão e porque foram tampados? E assim, durante a minha pesquisa descobri que a cidade de São Paulo possui mais de trezentos rios, a maioria deles ocultos pelo asfalto, e dessa inquietação comecei a pensar na idealização deste espetáculo, para que ele pudesse trazer consciência e reflexão para as novas gerações”, contou o idealizador do projeto, Jean Machado.
Através desta trama, o espetáculo A Menina Que Veio do Rio busca emocionar e mobilizar os espectadores. Transformando as criaturas do rio em seres semi-humanos e apresentando o mundo aquático como uma sociedade paralela, a peça utiliza de uma linguagem fantástica e lúdica para comunicar que a vida no rio e dos rios é importante para todos nós.
Ficha técnica
Dramaturgia: Júlia Fovitzky
Direção: Paula Klein Flecha Dourada
Elenco: Filipe Roseno, Jean Machado, Joy Catharina, e Safira Santos
Músico ao vivo: Demetrius Lulo
Cenografia: Julia Deccache
Cenotécnico: Claudio Boi
Figurino: Dani Tereza
Iluminadora: Amanda Amaral
Som: Felipe Santana
Composição musical: Leandro Léo
Direção de movimento: Marília Pessini
Direção Musical: Demetrius Lulo
Sonoplastia: Demetrius Lulo
Fotógrafo: Rael Barja
Designer: Uriel Machado
Assessoria de Imprensa: Mídia Pente Fino | Kelly Santos
Coordenação Audiovisual: Pri Magalhães
Direção de Fotografia e Edição: Koji Freemind
Operadores de Câmera: Pri Magalhães e Will Campos
Assistente de Câmera: Nikoly Rodrigues e Hugo Almeida
Engenheiro de Áudio: Judaz Mallet
Assistente de Fotografia: Bruno Chapolin
Assistente de Produção: Murilo Chevalier
Produção: Thaís Venitt
Ficha técnica
Dramaturgia: @fovitzky
Direção: @paulayklein
Elenco: @firoseno, @jeanmmachado, @joycatharina, e @santhossafira
Músico ao vivo: @demetriuslulo
Cenografia: @julia.deccache
Cenotécnico: Claudio Boi
Figurino: @camisariatereza
Iluminadora: @amarelaamarelo
Som: @felipetwelve
Composição musical: @leandroleo
Direção de movimento: @mariliapessini
Direção Musical: @demetriuslulo
Sonoplastia: @demetriuslulo
Fotógrafo: @umbarja
Designer: @urielmachaado
Assessoria de Imprensa: @midiapentefino
Coordenação Audiovisual: @primagalhaes
Direção de Fotografia e Edição: @kojifreemind
Operadores de Câmera: @primagalhaes e @willcampos83
Assistente de Câmera: @nikoly.rodrigues e @hugoalmeida_fv
Engenheiro de Áudio: @judazmallet
Assistente de Fotografia: @brunochapolin
Assistente de Produção: @murilo_chevalier
Produção: @thaisvenitt
Serviço
Sábado, 27 de março
Horário: 16h
Local: YouTube do Alfredo Mesquita - link: https://www.youtube.com/
Domingo, 28 de março
Horários: 11 e 16h
Local: YouTube do Alfredo Mesquita - link https://www.youtube.com/
Nenhum comentário