[News] Japan House São Paulo estreia quatro exposições no ambiente digital

 

 


São Paulo, junho de 2021 – Após lançar o projeto #JHSPONLINE, que publica diariamente conteúdo e atividades sobre o Japão em suas mídias sociais desde o início da pandemia, a Japan House São Paulo anuncia mais uma possibilidade de imersão online em sua programação: exposições virtuais começando por mostras atualmente encontradas no prédio da Avenida Paulista, no Museu Oscar Niemeyer (PR) e na Fundação Iberê (RS). São elas “DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”; “Japonésia”; “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” e “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”. Disponibilizados no site da instituição e em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e japonês), os tours contam com recursos de visualização em tela cheia, visitação pelos núcleos de cada mostra e possibilidade de ler na íntegra os conteúdos em textos produzidos.

A estreia acontece em 23 de junho, com a mostra “Japonésia”, de Naoki Ishikawa, considerado um dos fotógrafos mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão.  O tour virtual desta mostra - que esteve em cartaz na instituição nipônica entre outubro de 2020 e janeiro de 2021 - traz uma particularidade: as imagens foram captadas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que abriga a exposição até 4 de julho, sendo a primeira exposição dentro do projeto de itinerância da Japan House São Paulo, que prevê parcerias com importantes espaços culturais do Brasil e América Latina. Nesta visita online, o público tem a oportunidade de conhecer as 74 fotografias que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa ao longo de 2008 a 2020, compondo um conjunto que reúne imagens de mais de 20 ilhas do arquipélago japonês. Com divisões que simulam uma visita presencial, o tour possui os três grandes núcleos da exposição - que podem ser acessados individualmente - e traz todas as legendas e informações gerais, vídeo institucional desta mostra e recursos de áudios gravados pelo próprio Ishikawa para algumas das fotos apresentadas.

Na sequência, em 30 de junho, é a vez de “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, que destaca o Shodō – a arte milenar da caligrafia japonesa – e que permanece em cartaz até 4 de julho no térreo da sede, na Avenida Paulista. Captado na Japan House São Paulo, este tour apresenta 11 obras da artista Shoko Kanazawa que pratica a caligrafia performática e tem Síndrome de Down, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel. Na visita, é possível observar todas as obras e seus significados, que inclusive merecem um capítulo à parte, considerando que todas as palavras e expressões carregam conceitos poéticos com mensagens esperançosas e positivas.


 


Já no dia 7 de julho, serão lançados simultaneamente dois tours virtuais: o primeiro deles é “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”. Captada no segundo andar da instituição nipônica, a visita virtual desta exposição - realizada em parceria com a Japan Package Design Association (JPDA) - permite uma navegação entre as diversas embalagens que destacam soluções de design, sustentabilidade e lifestyle presentes atualmente no mercado japonês. O tour destaca informações, fotos e a visão 360° de todos os itens da exposição, incluindo embalagens de alimentos, bebidas e cosméticos.


O outro lançamento para a data é a visita virtual de “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”, que já esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2020 e agora ocupa a Fundação Iberê, em Porto Alegre, até 4 de julho, dentro do programa de itinerância nacional da instituição japonesa. Com imagens captadas no quarto andar da Fundação, o tour traz 13 surpreendentes criações do designer de vestidos Tomo Koizumi, jovem artista que foi destaque na semana de moda de Nova Iorque de 2019. Na visita é possível passear e ver com detalhes as criações de Koizumi, famosas pela exuberância, em produções únicas feitas com até 100m de organza japonesa cada, com muitas cores e volumes extravagantes.


 


“Com o lançamento desses tours virtuais ampliamos consideravelmente a oferta de conteúdo online sobre o Japão de hoje em nossas plataformas digitais, adicionalmente às inúmeras atividades que já realizamos atualmente. No caso dessas exposições específicas, esta é mais uma possibilidade de conhecer e mergulhar na cultura japonesa do design, fotografia, moda e caligrafia a partir de qualquer lugar do Brasil e do mundo”, declara Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo. Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição, as quatro exposições lançadas em tours virtuais contam ainda com vasto conteúdo complementar no site e mídias sociais dentro do projeto #JHSPONLINE.


 


Japan House São Paulo


Lançamentos - Exposições Virtuais


23 de junho: “Japonésia”


30 de junho: “DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”


07 de julho: “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”


07 de julho: “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”


Onde: https://www.japanhousesp.com.br  


 


Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:    


Site: https://www.japanhousesp.com.br   


Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp     


Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp   


YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp   


Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp   


LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp   


 


Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)


A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.   














































































Nenhum comentário