[News] "Café com Leite", o novo livro de Vicentini Gomez, retrata a chegada dos imigrantes italianos
"Café com Leite", o novo livro de Vicentini Gomez, retrata a chegada dos imigrantes italianos
"- Com a chegada da pandemia, retornei a um projeto antigo, dos anos 70, de fazer um texto, inicialmente teatral, sobre a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil. Acabou virando livro", esclarece Vicentini Gomez. A narrativa, iniciada no ano da execução de Sacco e Vanzetti, 1927, estabelece como ponto de partida o porto de Nápoles, indo em direção ao porto de Santos, e tendo sua conclusão em uma fazenda de Itu. Os 32 dias de viagem do personagem "Stefano", que chega ao país em busca de liberdade e sustento, são narrados, segundo as palavras do historiador Jonas Soares de Souza como ..."de suor, carne e sangue, uma história que conhecemos em linhas gerais, a das razões da imigração e as agruras e sucessos do imigrante em nossas terras".&nb sp; Já a historiadora e escritora Ana Luiza Martins, ao assinar o prefácio, sinaliza:-"A rica abordagem contempla a conjuntura da imigração e os demais registros a ela pertinentes, que vão dos percalços da substituição da mão de obra escrava pela livre, da questão de gênero à exploração do trabalho, das formas de tratamento na sociabilidade da época às práticas culturais em voga, a exemplo das festas mencionadas e dos instrumentos musicais afetos a etnias e ritmos diversos".
"Café com Leite", a nova obra de Vicentini Gomez, narrada em português e parte em italiano (sua ancestralidade ficou latente), é um lançamento da Editora Laços, SP.
Vicentini Gomez é um homem das artes: ator, diretor, mímico, cineasta, escritor. Escreveu dezenas de peças para o teatro, destacando-se "Picardias do Picadeiro", "Tal pai, tal filho", "A invenção da terra do jeitinho", "As maluquices do picadeiro" e "O vendedor de Sacis e outras lorotas". Escreveu dezenas de roteiros para o cinema e a televisão, com destaque para "Justiça!Uma história", "Porto das Monções", "Histórias & estórias", série "Consciência na Cultura" e "Doutor Hipóteses - Uma alma na pandemia".
Vicentini atuou em dezenas de telenovelas, com destaque para "Joia Rara" (Delegado Cavalcante), "Avenida Brasil" (Serjão, o sequestrador da Carminha) e "Cúmplices de um resgate" (Giuseppe). Em diversos espetáculos teatrais, como "Confidências de um espermatozóide careca", "Picardias do Picadeiro", "O analista de Bagé", "Três homens baixos" e "Eles não usam black-tie". Gomez é membro da UBE - União Brasileira de Escritores, e ganhador de inúmeros prêmios em todas as suas áreas de atuação.
As premiações mais recentes conquistadas pelo artista foram durante o FICOCC - Five Continents International Film Festival deste ano, na Venezuela, e nas categorias de "Melhor filme" e "Melhor Ator Protagonista" (Vicentini Gomez).
Nenhum comentário