[News]UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL, O PEQUENO PRÍNCIPE É LANÇADO EM EDIÇÃO BILÍNGUE, COM NOVAS ILUSTRAÇÕES
Uma história para adultos ou para crianças? Seja qual for a idade do leitor, os elementos que tornam eterno O pequeno príncipe – aprendizados, assimilação, diferentes culturas, belezas, tristezas, sabedoria e decepções nas relações humanas, percalços e sensibilidade estão presentes neste novo lançamento da Coleção Biclássicos, que encanta gerações de leitores desde sua primeira publicação, em abril de 1943, com frases inesquecíveis e marcantes como “O essencial é invisível aos olhos”.
A história de O pequeno príncipe/ The little prince acompanha o personagem-título, quando ele resolve deixar seu planeta natal e sua amiga, a Rosa, para visitar outros mundos e conhecer pessoas diferentes. Em seu caminho, passa por asteroides habitados por uma série de figuras falhas, antes de chegar à Terra. Ao chegar ao nosso planeta, ele conhece o narrador da história, o Aviador. Telma Guimarães, autora desta adaptação bilíngue, comenta sobre o fascínio que o livro exerce: “A história do pequeno príncipe sempre me intrigou e encantou, ao mesmo tempo. Como um menino poderia viver sozinho num planeta tão pequeno e encontrar pessoas tão diferentes? Como, num livro aparentemente infantil, esse menino consegue ser tão consistente, inteligente e profundo em suas observações, muito mais do que nós, adultos?”.
A ilustradora desta nova versão de O pequeno príncipe, Eva Uviedo, acrescenta: “Fiquei muito feliz de trabalhar neste projeto. O pequeno príncipe foi um dos primeiros livros que li, e ele marcou muito minha infância. Lembro de admirar cada uma das aquarelas e guardei um carinho especial por alguns personagens, como a raposa, o homem vaidoso, o rei e o geógrafo. Foi incrível poder recriá-los nesta versão. Procurei dar um toque pessoal e atualizado às ilustrações, mas mantendo algo do desenho original do autor, como a suavidade e a sutileza da obra que, em sua simplicidade, encantou tantos leitores”.
A edição bilíngue traz em seu final um glossário com os termos e palavras mais importantes da versão em inglês e um texto com uma breve biografia de Saint-Exupéry e a influência do livro na cultura mundial, com suas adaptações para outros meios, como teatro, balé, exposições e os filmes homônimos dirigidos por Stanley Donen (1975) e Mark Osborne (2015).
Antoine de Saint-Exupéry e O Pequeno Príncipe
O pequeno príncipe é a obra literária francesa mais lida e mais traduzida, além de ter sido eleito o melhor livro do século 20 na França. Traduzido em mais de 300 línguas e dialetos (também em braile), tornou-se um dos maiores campeões de vendas já publicados.
Saint-Exupéry (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944) foi exilado para a América do Norte após a eclosão da II Guerra Mundial, tendo sido um piloto comercial bem-sucedido antes da guerra. Ele escreveu três de suas obras mais conhecidas, incluindo O Pequeno Príncipe, enquanto esteve nos EUA, embora estivesse com a saúde debilitada e sob grande estresse.
Antes de O pequeno príncipe, um livro de memórias escrito anteriormente pelo autor traçou suas experiências com aviação no deserto do Saara. Foram essas experiências que o inspiraram a escrever e ilustrar O Pequeno Príncipe. Entre seus escritos relacionados à aviação estão Correio do Sul, Voo noturno e Piloto de guerra.
Infelizmente, Saint-Exupéry não foi capaz de desfrutar o sucesso da publicação do livro. Tendo voltado para a guerra, em 1943, ele desapareceu em 1944 durante o voo de uma missão de reconhecimento para as Forças Livres Francesas sobre o Mediterrâneo. Em 2004, os restos de seu avião foram descobertos, junto a uma pulseira que pertencia ao autor, ao largo da costa de Marselha.
Book Trailer:
Nenhum comentário