[News]Grandes nomes do jornalismo musical se reúnem em curso online
GRANDES NOMES DO JORNALISMO MUSICAL SE REÚNEM EM CURSO ON-LINE
No curso “Quem é que vai ler isso?”, os renomados profissionais ensinam como ser um jornalista musical nos tempos do streaming
"Quem vai ler isso? Módulo 2 (Prática) do curso de jornalismo musical e cultural" é a segunda parte do curso que teve três turmas, com total de mais de 200 alunos em 2021.
Neste módulo 2, a ideia é ir além das discussões da primeira parte e focar mais na prática.
Cinco profissionais com passagens pelas principais redações do Brasil vão mostrar como ser jornalista musical nos tempos do streaming. O objetivo é ajudar os alunos e alunas no desenvolvimento de projetos pessoais e na carreira como jornalista cultural.
O segundo módulo do curso "Quem é que vai ler isso?" tem cinco aulas com duração de três horas cada. Todas elas são ao vivo e online, com participação dos alunos, entre 24 e 28 de janeiro de 2022, às 19h30.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Segunda-feira
Introdução e olhar crítico
Terça-feira
Entrevista
Quarta-feira
Feedback
Quinta-feira
Análise das críticas
Sexta-feira
Perfil
APRESENTAÇÃO DOS JORNALISTAS:
Adriana de Barros é colunista de música do Terra, apresentadora do Educa Podcast e integrante do programa Morde & Assopra, da rádio Energia 97 de São Paulo (97,7 FM). Atuou 20 anos na área de Entretenimento do UOL, com coordenação de coberturas de grandes festivais nacionais e internacionais e do Carnaval. É jurada de música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow e foi curadora do edital da Natura Musical. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2 em 2019.
Braulio Lorentz é editor de Pop & Arte, editoria de cultura do G1, desde 2011. Apresenta, produz e edita o G1 Ouviu, o podcast de música mais ouvido no Brasil. Na TV, faz participações na GloboNews e na TV Globo, falando sobre cultura pop. Foi um dos editores da edição brasileira da "Billboard" e repórter do Caderno B, do Jornal do Brasil, do site Virgula e dos cadernos jovens da Folha (Folhateen) e Estado de Minas (Drops). Também escreveu para as revistas OutraCoisa, Placar e Laboratório Pop. Fundou o projeto Pílula Pop, aprovado nas Leis Federal e Estadual de incentivo à cultura.
Pedro Só é jornalista, crítico musical, roteirista e redator criativo (copywriter). Foi editor-chefe de Bizz e Billboard Brasil, diretor de conteúdo da Usina do Som (referência e experiência pioneira em streaming musical no Brasil), redator-chefe da VIP, repórter e colunista de Jornal do Brasil e O Dia, editor-assistente do Segundo Caderno de O Globo. É autor dos livros 1985 – O ano em que o Brasil recomeçou e 1973 – O ano que reinventou a MPB, e, entre outros trabalhos como roteirista, codirigiu o documentário Febre de Funk.Também foi editor-executivo do Globoesporte.com durante seis anos.
Sérgio Martins passou pela redação dos jornais Notícias Populares, da revista BIZZ, Época e VEJA. Colaborou com os cadernos Ilustrada, da Folha de S. Paulo, Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e Divirta-se, do Jornal da Tarde. É ainda um dos poucos jornalistas brasileiros a assinar uma reportagem na revista TIME - Beyond Bossa Nova, um perfil do cantor e compositor Max de Castro. Atualmente apresenta o programa de entrevistas Instalive com Sérgio Martins, transmitido de segunda a quarta às 19h no Instagram smartinz15, e o podcast Sociedade Secreta, ao lado de Marcos Hermes e Fabiana Lian.
Silvio Essinger é jornalista e escritor. É repórter e crítico do Segundo Caderno do jornal O Globo. Trabalhou no Jornal do Brasil e na revista Manchete. Foi editor do site Cliquemusic. Colaborou com as revistas Billboard, Vizoo, Veja Rio, Trip, Vogue RG, Personnalité, Outracoisa, Bizz, Oi, entre outras. Na TV Globo, trabalhou em Por Toda Minha Vida e Domingão do Faustão. Silvio é autor dos livros Batidão: Uma História do Funk, Punk: Anarquia Planetária e a Cena Brasileira e Almanaque Anos 90. Participou do livro de ensaios Canções do Rio e organizou o Baú do Raul Revirado.
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