[News] AUDIOVISUAL TERÁ ABORDAGEM 360º NO RIO2C 2022

 

Quinto segmento de maior relevância econômica do país, segundo recente pesquisa da Ancine, o setor audiovisual – que supera indústrias importantes como a têxtil, farmacêutica e de equipamentos eletrônicos – sofreu impactos negativos e positivos diante da pandemia da Covid-19,  seja na crise enfrentada pelo cinema, por um lado, ou no crescimento exponencial do streaming. Os caminhos possíveis, as novas narrativas, as mudanças na legislação da propriedade intelectual, as previsões de crescimento e muito mais são assuntos que estarão presentes em 27 conferências no Rio2C 2022, que de 26 de abril a 01 de maio ocupa a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo alguns dos principais nomes do setor no Brasil e no mundo, com patrocínio da Petrobras. Além dos painéis, as rodadas de negócios de audiovisual já têm confirmados 201 players – 138 no âmbito presencial e 63 no virtual, como Amazon Studios, AXN, Band, BIS, Dreamworks, Globoplay, ESPN, Netflix, Paramount, SBT, Telecine, Warner Bros., entre outros.


Além de um palco dedicado exclusivamente ao audiovisual – o ScreeningRoom, com 200 lugares –, o Rio2C abre espaço para o setor no StoryVillage, com 450 lugares, e no GlobalStage, com 1.250 lugares. Este último recebe em 29/4, às 9h30, o roteirista brasileiro Beto Skubs, a produtora executiva e roteirista norte-americana Kiley Donovan e a atriz italiana Stefania Spampinato, de Grey’s Anatomy, uma das séries de maior sucesso no mundo, com 18 temporadas, para celebrar os 400 episódios da série original criada por Shonda Rhimes. A mesa destrinchará todas as etapas de produção de um episódio – da sala de roteiro à produção final – e se aprofundará no “encontro de séries”, o processo de desenvolvimento de roteiros de projetos análogos, que se cruzam constantemente e compartilham alguns personagens nas tramas, uma vez que Kiley também está na equipe de roteiro de “Station 19”, spin-off de “Grey’s Anatomy”, atualmente na quinta temporada.


Na mesma sala, o painel “Futuro do Entretenimento”, no dia 28/4, às 14h30, levantará um dos assuntos que mais mobilizam atualmente o setor – as mudanças e regulamentação sobre propriedade intelectual. Sylvie Forbin, vice-diretora geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), Bertrand Chaverot, Managing Director da Ubisoft, Patrícia Muratori, diretora da YouTube Brasil, e Marcelo Castello Branco, CEO da UBC, falam sobre como o avanço cada vez mais rápido das novas tecnologias e a transformação digital faz com que a propriedade intelectual e o entretenimento ganhem novas dinâmicas. Neste painel, serão apresentados com exclusividade pela OMPI dados inéditos sobre o impacto do COVID 19 sobre as indústrias criativas, seguida sobre uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.


Irreverentes, disruptivos e audaciosos. Fundado em 2012, o Porta dos Fundos é um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022. Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos é o tema da mesa que ocupa o GlobalStage, no dia 27/4, às 11h, com Antonio Tabet, Christian Rôças, mais conhecido como Crocas, Gregório Duvivier e Ian SBF, que relembram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, e compartilham novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos.


Scott Steindorff é um bem-sucedido produtor de séries como a aclamada Station Eleven. Diagnosticado no espectro autista já em idade adulta, Scott é o personagem da mesa “O Papel das Emoções para Influenciar a Arte”, no dia 29/4, às 11h, no GlobalStage. Ele encontrou seu verdadeiro propósito ensinando sobre emoções e como utilizá-las para influenciar a arte. Além de professor, atua na capacitação de conselheiros e psicólogos licenciados para apoiar indivíduos neurodiversos e suas famílias. A motivação vem do fato de Scott fazer parte do espectro e de ter, no audiovisual, encontrado de alguma forma um porto seguro, uma sensação de adequação. Na conversa, ele irá compartilhar como encontrou seu caminho e como tem trabalhado com alunos e conselheiros para inspirar e colaborar para que mais pessoas consigam canalizar suas emoções para influenciar a arte.


O papel da Geração Z no audiovisual, com a construção de novas narrativas, será discutido no painel “Construção de narrativa para e pela Geração Z”, que ocupa o palco StoryVillage, no dia 28/4, às 11h30. Influenciada pelos eventos históricos recentes e pela imersão na tecnologia, a Geração Z traz um olhar renovado à lógica da construção narrativa, das relações pessoais e profissionais. Uma audiência que se encontra majoritariamente em mídias sociais no âmbito online. Neste painel, a premiada consultora em estratégias de conteúdo e desenvolvimento de formatos para plataformas Sandra Lehner, pesquisadora da geração Z e em tendências de storytelling, conversa com os jovens autodidatas André e Salomão Abdala, exemplos típicos dessa geração, os Abdala Brothers. Criadores de conteúdo original, eles criam para marcas como Porsche, Honda e NASA e falam sobre como engajar este público utilizando criatividade e interatividade, novas mídias e tecnologias.


Outra mesa que traz um tema bastante atual e polêmico no meio é “Showrunner ou Head Writer: que posição é essa, afinal?”. No Brasil, a definição de showrunner não está consolidada, e difere não somente de player para player, mas também de produção para produção. Essa falta de clareza muitas vezes causa confusão e frustração para as várias partes envolvidas. Este painel pretende lançar luz sobre a situação atual, desafios e oportunidades de showrunners, roteiristas e produtores no mercado brasileiro de séries. Para debater o assunto,  Haná Vaisman, diretora de conteúdo para séries roteirizadas, da Netflix Brasil, conversa com Felipe Braga, roteirista e showrunner do Los Bragas, e os roteiristas Ludmila Naves e Leandro Soares, com moderação de Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento da Paranoid BR.


Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil; Elisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não-ficção da Netflix, e Luisa Barbosa, diretora executiva de não-ficção da Conspiração Filmes, estarão juntos no dia 29/4, às 10h30, no palco do ScreeningRoom, para discutir “Formatos Originais com Alcance Global”. Apesar de o Brasil ser um país altamente criativo e com uma consistente produção audiovisual, ainda está longe de ser um potente criador e exportador de formatos de conteúdo non-scripted, ou seja, sem roteiro. No painel, executivos debatem o potencial do mercado brasileiro para desenvolver formatos de não-ficção originais e a oportunidades de vendas para o mercado global. Serão apresentadas oportunidades, cases de sucesso e modelos de negócios para o gênero.


Outros 21 paineis reúnem nomes como os atores, diretores e roteiristas Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, da Amazon Studios, o diretor e roteirista Breno Silveira (DOM), a autora Ilana Casoy, a vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil Elisabetta Zenatti, a Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America Mônica Albuquerque, a roteirista Ana Paula Maia (Desalma), o CEO para América Latina da WSL Ivan Martinho, o diretor de negócios e ad sales da Paramount Brasil Denis Onishi, para citar alguns.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE PAINÉIS SOBRE AUDIOVISUAL NO RIO2C*


Sujeita a alterações


DIA 27/04 – Global Stage


11h00 – 12h00


PORTA DOS FUNDOS - 10 ANOS DE IRREVERÊNCIA, HUMOR E INOVAÇÃO


Antonio Tabet, Sócio-fundador, Porta dos Fundos


Crocas, CEO, Porta dos Fundos


Gregório Duvivier, Cofundador, Porta dos Fundos


Ian SBF, Cofundador, Porta dos Fundos


Dia 27/04 – Global Stage


17h30 - 18h30


GLOBO: DO PLIM AO PLAY


AQUI TEM BRASIL PARA TODO O MUNDO


Dia 28/04 – Global Stage


9h30 - 10h30


KOBY GAL RADAY - THE CREATIVE JORNEY


Koby Gal Raday, CCO, Beta Film


Entrevista: Beatriz Seigner, Diretora e roteirista


Felipe Braga, Showrunner, roteirista e produtor executivo


Dia 28/04 – Global Stage


14h30 – 15h30


FUTURO DO ENTRETENIMENTO


Bertrand Chaverot, Managing DIrector, Ubisoft


Marcelo Castello Branco, CEO, UBC


Patrícia Muratori, Diretora Youtube Brasil 


Sylvie Forbin, Vice-diretora Geral, OMPI


Moderação: Rodrigo Salinas, CQS Advogados


Dia 28/04 – Global Stage


17h30 – 18h30


AMAZON STUDIOS: HOME FOR TALENT


Ingrid Guimarães, atriz, roteirista e apresentadora, Amazon Studios


Lázaro Ramos, ator, diretor, roteirista, Amazon Studios


Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro, Amazon Studios


Participações especiais:


Alice Marcone, roteirista da série Manhãs de Setembro


Aly Muritiba, diretor da série Cangaço Novo


Breno Silveira, diretor e roteirista da série DOM


Fabio Mendonça, diretor da série Cangaço Novo


Gabriel Leone, ator e protagonista da série DOM


Gigi Soares, diretora da série Novela


Luis Pinheiro, diretor da série Manhãs de Setembro


Renata Pinheiro, diretora da série Novela


Dia 29/04 – Global Stage


09h30 – 10h30


GREY’S ANATOMY & STATION 19: DO ROTEIRO À PRODUÇÃO


Beto Skubs, roteirista, Grey’s Anatomy


Kiley Donovan, produtora executiva e roteirista, Grey’s Anatomy e Station 19


Stefania Stampinato, atriz


Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane


Dia 29/04 – Global Stage


11h – 12h


SCOTT STEINDORFF - O PAPEL DAS EMOÇÕES PARA INFLUENCIAR A ARTE


Scott Steindorff, Produtor Executivo, Station Eleven


Dia 27/04


10h00 às 11h00 - StoryVillage


TRUE CRIME NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS SOCIEDADES


Branca Vianna, Presidente, Radio Novelo


Ilana Casoy, autora


Mayra Lucas, CEO, Glaz Entretenimento


Moderação: Clarisse Goulart, Diretora de Desenvolvimento e Negócios, Conspiração Filmes


Dia 27/04


15h30 – 16h30


FANTASIA, FICÇÃO E FATOS REAIS: NARRATIVAS LOCAIS, ALCANCE GLOBAL


Ana Luiza Azevêdo, Diretora, Casa de Cinema de Porto Alegre


Elisabetta Zenatti, Vice-President Content, Netflix Brasil


Luis Lomenha, Shrowrunner, roteirista e diretor


Rodrigo Sant'Anna,  ator, diretor, roteirista e showrunner


Dia 28/04


10h00 – 11h00


O FUTURO DO MELODRAMA NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL


Monica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America


Patrícia Moretzsohn, Head Writer e roteirista


Raphael Montes, roteirista


Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane


Dia 28/04


11h30 – 12h30


CONSTRUÇÃO DE NARRATIVA PARA E PELA GERAÇÃO Z


André Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers


Salomão Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers


Sandra Lehner, Creative Strategic Director, SL


Suzana Pamplona Miranda, Diretora de Pesquisa e Conhecimento, Globo


Moderação: Izabela Ianelli, Head de Digital, Endemol Shine Brasil


Dia 28/04


16h00 – 17h00


WARNER MEDIA APRESENTA: O BOOM DOS CONTEÚDOS NON-FICTION


Angélica, Host de Jornada Astral


Murilo Rosa, Host de A Ponte: The Bridge Brasil


Sergio Nakasone, Regional Director of Non-Ficton Development, Warner Bros. Discovery


Verônica Villa, Head of Non-Ficton Development, HBO Max


Dia 29/04


10h – 11h 


TERROR, SOBRENATURAL E SCI-FI NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL.


Ana Paula Maia, roteirista e autora da série Desalma


Dani Li, diretora da série 3%


MM Izidoro, roteirista e autor de Diário do Centro do Mundo


Moderação: Amanda Luvizotto, crítica de cinema


SCREENING ROOM


27/04 – Screening Room


10h00 - 11h00


DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE OBRAS DE FICÇÃO COM AUTENTICIDADE


Maria Angela de Jesus, Diretora Sênior de Produção e Gestão de Produção do VIS Brasil, Paramount


Tereza Gonzalez, Diretora Sênior do VIS Brasil, Paramount


Moderação: Cristina Padiglione, jornalista


27/04 – Screening Room


11h30 - 12h30


INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO AUDIOVISUAL: ESTRATÉGIAS PARA ANTECIPAR TENDÊNCIAS E ASSUMIR O PROTAGONISMO DA MUDANÇA


Gabriel Gurman, CEO, Galeria Distribuidora


Georgia Costa, CEO, Coração da Selva


Mariana Oliva, CEO, Maria Farinha Filmes


Tiago Mello, Producer and Partner, Boutique Filmes


Moderação: Daniela Tolomei, Fundadora, Transformação Audiovisual


27/04 – Screening Room


14h30 - 15h30


SHOWRUNNER OU HEAD WRITER: QUE POSIÇÃO É ESSA, AFINAL?


Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas, Netflix Brasil


Felipe Braga, roteirista e showrunner, Los Bragas,


Ludmila Naves, roteirista


Leandro Soares, roteirista


Moderação: Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento Paranoid BR


27/04 – Screening Room


16h30 - 17h30


CONTEÚDO ORIGINAL KIDS: O DESAFIO DE CRIAR PARA PARA OS NATIVOS DIGITAIS


Flávia Costa, Gerente de Conteúdo Infantil, Globo


Karen Castanho, Produtora, Biônica Filmes


Luciana Druzina, CEO, Druzina Content


Marina Filipe, Sr. Manager Original Productions Kids & Family, Warner Media


Moderação: Juliana Capellini, Produtora Executiva, Conspiração


27/04 – Screening Room


17h45 - 18h30


RIOFILME APRESENTA


O IMPACTO DO AUDIOVISUAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES


Elisa Tolomelli,  Founder/Co-Founder , Eh! Filmes


Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan


Marcelo Calero, Deputado Federal e Ex Secretário de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro


Moderação: Clélia Bessa, Sócia-Fundadora, Raccord Produções


Dia 28/04 – Screening Room


10h30 - 11h30


O FUTURO DO STREAMING


Aline Jabbour, Diretora de desenvolvimento de negócios e aquisições Latam, Samsung


Denis Onishi, Diretor de Negócios e ad Sales, Paramount Brasil


Renata Fernandes, Head de Performance e Produtos Digitais, Globoplay


Moderação: Fábio Lima, CEO, Sofá Digital


Dia 28/04 – Screening Room


12h – 13h


CONTEÚDO ORIGINAL COM FOCO NA AUDIÊNCIA


Gabriel Jacome, Head of Content, Globo


Iafa Britz, Partner, Migdal Filmes


Mara Lobão, CEO e Sócia-fundadora, Panorâmica        


Marcelo Tamburri, Vice President Scripted Content Development, Warner Bros. Discovery


Moderação: Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand


Dia 28/04 – Screening Room


15h às 16h


A DEMANDA DA AUDIÊNCIA BRASILEIRA EM MÚLTIPLAS JANELAS


Adriana Pascale, LATAM Insights Manager, Parrot Analytics


Dia 28/04 – Screening Room


16h30 – 17h30


PROPRIEDADE INTELECTUAL E O FUTURO DO AUDIOVISUAL


Victor Drummond, Presidente Executivo, Interartis Brasil


Rosana Alcântara, Sócia-fundadora, RSA Consultoria e Assessoria


Cláudio Lins de Vasconcelos, Sócio-fundador, Lins Vasconcelos Advogados


Moderação: Marcelo Goyanes, sócio-fundador, Murta Goyanes Advogados


Dia 28/04 – Screening Room


17h45 - 18h30


IN PRESS APRESENTA


MASTER CLASS BRANDED ENTERTAINMENT: O AUDIOVISUAL COMO PLATAFORMA DE CONEXÃO ENTRE MARCAS E CAUSAS


Ana Domingues, Diretora Executiva da InPress Porter Novelli


Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand e Consultora de Negócios Branded Entertainment Audiovisual do Grupo INpress


Otávio Chamorro, diretor e roteirista, Cinegroup


Dia 29/04 – Screening Room


10h30 - 11h30


FORMATOS ORIGINAIS COM ALCANCE GLOBAL


Eduardo Gaspar, Vice Presidente de Criação, Endemol Shine Brasil


Elisa Chalfon, Diretora de Séries Não-Ficção da Netflix no Brasil, Netflix


Luisa Barbosa, Diretora executiva de não-ficção, Conspiração Filmes


Moderação: Roberto D’Ávila, CEO, Moonshot Pictures


Dia 29/04 – Screening Room


12h00 – 13h00


NOVAS TECNOLOGIAS E O AUDIOVISUAL DO FUTURO


Malu Andrade, Executive Director, Coração da Selva


Rafael Coimbra, Editor Chefe, MIT Technology Review


Thiago de Freitas, CEO, Kokku


Moderador: Camila Garrote, Senior Associate, Demarest Advogados


Dia 29/04 – Screening Room


16h30 – 17h30


FIRJAN APRESENTA


MACROTENDÊNCIAS GLOBAIS E AS INOVAÇÕES PARA A INDÚSTRIA CRIATIVA


Carol Fernandes, Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.  


Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan




Nenhum comentário