[News] Iecine abre inscrições para a oficina historiografia audiovisual, pesquisa e indexação
A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) - instituição da Sedac - abre inscrições gratuitas para a oficina de capacitação profissional Historiografia Audiovisual, Pesquisa e Indexação, ministrada pelo pesquisador Danilo Fantinel. Interessados devem se inscrever pelo link na bio do Instagram @ieciners.
A atividade, que integra o projeto Revelando o Rio Grande, será realizada de 2 de maio a 8 de julho (às segundas, quartas e sextas-feiras), das 14h às 17h, virtualmente, pela plataforma Zoom.
O curso tem como objetivo abordar técnicas e práticas destinadas à pesquisa, ao estudo e à indexação de filmes de longa-metragem produzidos no RS desde o início do cinema gaúcho, sobretudo a partir da década de 1970. Todo o material produzido pelos oficineiros será destinado ao projeto Portal do Cinema Gaúcho, uma grande base de dados online sobre longas realizados no RS e que será lançado durante 2022.
Serviço:
Oficina de capacitação profissional Historiografia Audiovisual, Pesquisa e Indexação com Danilo Fantinel
Online e gratuito para todo o Brasil pela plataforma Zoom;
Inscrições pelo link na bio do Instagram @ieciners;
De 2 de maio a 8 de julho (às segundas, quartas e sextas-feiras), das 14h às 17h.
Programa
Aula 01 (02/05): introdução ao projeto Portal do Cinema Gaúcho. Introdução aos modelos de ficha técnica, verbete e sinopse. Apresentar modelos de ficção, documentário, animação, DVD musical
Aula 02 (04/05): como preencher os campos da ficha técnica de um filme. Normas e orientações básicas: titulação dos filmes, datação das obras, identificação de pessoas e lugares, identificação de funções nos créditos (direção; roteiro; produção; fotografia; arte; música, etc)
Aula 03 (06/05): técnicas e práticas para a pesquisa, o estudo e a indexação de filmes de longa-metragem gaúchos. Fontes de pesquisa, formas de checagem de informação, técnicas de escrita
*Da segunda à décima semana os oficineiros entrarão em produção textual orientada, objetivo principal da oficina. Os alunos serão pautados semanalmente, sempre na segunda-feira, com determinados filmes, devendo entregar os créditos, o verbete e a sinopse do filme ao final da aula de sexta-feira da mesma semana (ou, no máximo, no domingo) para que se encerre aquela etapa da oficina. A orientação da pesquisa será feita preferencialmente em sala de aula. Questões urgentes deverão ser tratadas pelo e-mail: danilo.fantinel@gmail.com (o WhatsApp não é recomendado, pois a possibilidade de perda de informações no fluxo das conversas é muito alta).*
Aula 04 (09/05): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 05 (11/05): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 06 (13/05): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 07 (16/05): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 08 (18/05): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 09 (20/05): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 10 (23/05): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 11 (25/05): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 12 (27/05): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 13 (30/05): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 14 (01/06): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 15 (03/06): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 16 (06/06): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 17 (08/06): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 18 (10/06): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 19 (13/06): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 20 (15/06): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 21 (16/06): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 22 (20/06): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 23 (22/06): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 24 (24/06): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 25 (27/06): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 26 (29/06): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 27 (01/07): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 28 (04/07): definição dos filmes e transcrição dos créditos
Aula 29 (06/07): produção do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Aula 30 (08/07): produção e entrega do verbete e da sinopse dos filmes em questão
Ministrante
Jornalista, mestre e doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), Danilo Fantinel fez estágio doutoral na Université Jean Moulin Lyon 3 com bolsa oferecida pelo Programa Capes-PrInt. Sua tese sobre mitocrítica fílmica é uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em cinema na perspectiva dos Estudos do Imaginário. Danilo ministrou cursos de extensão sobre cinema, atuou como professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e como docente do Centro Universitário Fadergs. Integrou as equipes de Zero Hora e do Portal Terra. Foi subeditor do portal clicRBS, editor online das rádios Atlântida e Itapema FM e repórter das revistas Vida Simples e Veja Porto Alegre, da editora Abril. É integrante do Imaginalis - Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS), do Centre de Recherches Internationales sur I'Imaginaire (CRI2i) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). É editor do website Cinematron.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal, com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e do Sistema Estadual de Cultura.
Apoio: Cinemateca Paulo Amorim.
Crédito foto: arquivo pessoal
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