[News]Shows de François Muleka e Filó Machado encerram o Festival Dialéticas Afro-Musicais no dia 06 de agosto
Evento gratuito traz música e a gira de conversa “Diáspora africana e a civilização do povo brasileiro”
Dia 06 de agosto (sábado), o Festival Dialéticas Afro-Musicais desembarca no Centro Cultural São Paulo (CCSP) para mais uma noite memorável. A partir do tema “Diáspora africana e a civilização do povo brasileiro”, o projeto nos convida para uma viagem sensível por temas históricos, filosóficos e sociais.
Considerada também como o berço da humanidade, é a partir da África que a história de muitas civilizações tem início. Um dos maiores crimes da história da humanidade é o deslocamento de grandes contingentes populacionais africanos para serem escravizados no Brasil. Entretanto, em paralelo a essa violação, esta população contribuiu para o desenvolvimento cultural, social e intelectual da formação da identidade brasileira.
Iniciando os trabalhos, Fabiano Maranhão, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, e a doutora, jornalista e radialista Cláudia Alexandre debatem temas atuais e compartilham conhecimentos sobre o assunto. A roda de conversa será mediada pelo sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula.
Aliando música, momentos de fala e composições festejadas no YouTube e no Spotify, o cantor e compositor François Muleka sobe ao palco do evento. No repertório do show, “Bom Mesmo é Estar Debaixo D”Água”, que fez em parceria com Luedji Luna, além de canções em parceria com Marissol Mwaba, como “Chupando Versos e Notícias de Salvador”.
Além da apresentação de François Muleka, o Festival Dialéticas Afro-Musicais recebe o cantor, compositor e multi-instrumentista Filó Machado. O músico é reconhecido pela originalidade e criatividade nas composições. No setlist estão músicas autorais como “Vadeco”, “Plano de Voo” e “Wal”.
“Minhas expectativas para a realização do Festival Dialéticas Afro- Musicais são as melhores possíveis. O festival provoca a sociedade como um todo, e isso vai nos possibilitar enxergar e debater temas relevantes, que dizem respeito ao legado da cultura africana e sua importância no contexto social brasileiro, ao longo dos anos. “, Tadeu Kaçula, curador do evento.
“O festival celebra as heranças deste povo na América Latina. As dialéticas afro-musicais têm uma história, uma tradição de pessoas, de famílias e de empreendedores que construíram esse patrimônio histórico e imaterial, a nossa cultura.”, diz Cida Gonçalves, curadora do festival.
A iniciativa é da Casa do Batuque Produções Artísticas e a curadoria e idealização de Cida Gonçalves e Tadeu Kaçula. O projeto Festival Dialéticas Afro-Musicais ficou em primeiro lugar pela 5ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que visa trabalhar as multiplicidades da capital, fortalecer e difundir a produção artística. Além de dar visibilidade para as histórias apagadas, silenciadas e ocultadas do grande público.
Serviço:
Local: Centro Cultural São Paulo – CCSP / Sala Adoniran Barbosa
Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Capacidade: 622 lugares
Horário: 18h30
Entrada: gratuita - Retirada dos ingressos 01 hora antes na bilheteria
Perfil do evento no Instagram: @dialeticasafromusicais
Programação:
Dia: 06 de agosto
Gira de conversa: Diáspora Africana e a civilização do povo brasileiro
Palestrantes convidados: Dr. Fabiano Maranhão e Doutoranda Cláudia Alexandre
Mediação: Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)
Shows: François Muleka e Filó Machado
Nenhum comentário