[News] Nova banda gaúcha, recreio e o chamado à força coletiva em nova música, Fumaça Pura

 Nova banda gaúcha, recreio e o chamado à força coletiva em nova música, Fumaça Pura


Quinteto porto-alegrense divulga segundo single do novo álbum hoje (25)





Arthur Valandro, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli formam a recreio

 por Danilo Christidis -



A banda recreio, baseada em Porto Alegre (RS), formada por ex-integrantes da Soundlights, Arthur Valandro, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli, divulga hoje (25) Fumaça Pura, segundo single do álbum Tiranos Melancólicos, que marca a estreia do projeto e será lançado dia 02 de Setembro. Ouça aqui.





Sucessora de Empatia, a nova canção é mais uma produção assinada pela dupla Ricardo De Carli e Bernard Simon, ganhando os primeiros respiros de vida em maio de 2021, quando os membros se reuniram no litoral de Santa Catarina para uma imersão de composição do novo repertório. No decorrer do ano, gravações com ajustes finais foram registradas no estúdio Frisbe, na capital gaúcha.


Com letra escrita por Arthur e Bernard, a faixa  é fruto de uma colaboração coletiva de todos os integrantes, Ricardo recorda o quão crucial esta canção foi no processo de integração definitiva dos membros dentro do novo projeto. "Algum senso de banda, do que a recreio viria a ser, teve origem no desenvolvimento desta música durante a pré-produção". A história de como se formou a faixa, se conecta com o tema proposto na canção, que sugere o fortalecimento do coletivo para angariar resultados em um bem comum. “Os versos tratam da sensação ansiogênica de estar sufocado em meio às informações que recebemos e que compõem tal realidade distópica. Se pararmos para refletir sobre os males que nos cercam podemos questionar desde o ar que respiramos a água que bebemos. O refrão surge em meio a uma crescente de instrumentos e culmina em uma sensação catártica, reconhecendo que só coletivamente podemos produzir mudanças significativas”, revela Arthur.


As referências vão desde grandes clássicos como Rolling Stones, The Police a projetos dos anos 2000 como Melody's Echo Chamber, MGMT e da cena britpop. “Inicialmente, batemos um pouco de cabeça tentando possibilidades como Talking Heads ou Caetano Veloso, mas nada disso parecia encaixar. Seguimos o processo e um riff apareceu, uma nova abordagem da harmonia também, e logo estávamos em cima dos instrumentos estruturando e resolvendo o som de forma muito parecida com o que ficou hoje”, explica Ricardo, co-produtor da faixa.








Capa do single Fumaça Pura por Ricardo De Carli




Capa


O tema da faixa foi transformado em arte minimalista idealizada e realizada por Ricardo De Carli. "A canção evoca uma fumaça densa que toma conta do espaço e da vida contemporânea. Tentei trazer essa sensação brincando também com a opacidade e leitura do texto. Apesar da temática que aponta para questões complexas, a sonoridade da música é bem para cima, então decidi usar um material que pudesse tanto representar algo industrial, metálico, quanto algo mais festivo, como um globo de discoteca ou purpurina", explica o multi-artista.



Sobre o novo álbum


Nos últimos dois anos, a banda iniciou o processo de composição e conceituação do primeiro álbum. A inspiração veio de uma pesquisa sobre o processo migratório do pássaro denominado Suiriri, de nome científico Tyrannus melancholicus


Vindo do Rio Grande Valley of Texas (EUA), a ave migra até o estado do Rio Grande do Sul (BR), onde acasala e morre. Instigado pelo paralelismo entre os "Rio Grandes" e pelos desdobramentos poéticos que o nome científico sugere, nasce o título do novo disco: Tiranos Melancólicos, com lançamento marcado para 02 de Setembro. 



OUÇA AQUI


MATERIAL DE DIVULGAÇÃO AQUI



FICHA TÉCNICA


Bateria e Percussão: André Garbini

Guitarra e Voz: Arthur Valandro

Baixo, Guitarra e Sintetizadores: Bernard Simon

Teclados: Gabriel Burin

Guitarra e Sintetizadores: Ricardo De Carli


Letra: Arthur Valandro e Bernard Simon

Composição: recreio

Engenharia de som: Felipe Apolonio e Bernard Simon

Produção musical:  Bernard Simon e Ricardo De Carli

Mix e master: Martín Scian

Capa: Ricardo De Carli

Produção executiva: Marta Karrer e Gabriel Paz



LINKS


Twitterhttps://twitter.com/recreio_recreio

Instagramhttps://www.instagram.com/recreio.recreio/

https://recreio.bandcamp.com/

Youtube https://www.youtube.com/channel/UC12GE-VX5a1k9iTT-0R9RdA

Discordhttps://discord.com/invite/UvcDBMPgHG

TikTok TikTok



SOBRE RECREIO


Ainda adolescente, o compositor e vocalista Arthur Valandro iniciou suas gravações autorais enquanto residia em uma ilha remota no sul do Alasca. Esse foi o pontapé inicial para dar vida a seu primeiro projeto musical, o Soundlights. Após seu regresso a Porto Alegre, firmou parceria com músicos da cena local independente, e em 2017 lançou seu primeiro EP Sons que vêm do Sítio, pela Lezma Records, e circulou por grande parte do sul e sudeste do país com apresentações ao vivo.


Durante a pandemia, o grupo passou por uma metamorfose gradual em 2021, que levou ao nascimento da banda recreio. Além de Arthur, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli formam o time do coletivo que carrega desde antes a bagagem de proposições experimentais, agora aliadas ao pop, propondo temáticas relacionadas ao existencialismo, aos relacionamentos interpessoais e às questões socioambientais. 


O álbum Tiranos Melancólicos marca essa nova fase da banda e chega em todos os aplicativos de música em Setembro deste ano.

Nenhum comentário