[News] Novo episódio de No Estúdio com Leo Leomil é marcado pelo indie rock existencial de O Temporal

 Novo episódio de No Estúdio com Leo Leomil é marcado pelo indie rock existencial de O Temporal 


Segundo programa do projeto traz banda campineira formada na pandemia e com EP recém-lançado





O Temporal por Lucio Telles



Estreia hoje (19) o segundo episódio da série No Estúdio com Leo Leomil, com a banda paulista O Temporal, formada por Guilherme Prado (voz), Gabriel Scafi (guitarra), Marcelo Feliciano (baixo) e Murilo Pinheiro (bateria). O jornalista e apresentador Leo Leomil entrevista o grupo que revela quatro canções do seu EP de estreia auto-intitulado. A session está disponível nas plataformas de streaming e transmitida pelo Youtube do projeto  financiado pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo. Assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=j67EIluhSQw- ouça https://tratore.ffm.to/otemporal_leoleomil.


Além de quatro músicas apresentando o trabalho debutante da banda, o episódio gravado no formato ao vivo no Estúdio Loop, em São Paulo, traz uma conversa entre Leo e os integrantes do grupo, que revelam histórias sobre a criação do projeto, influências e planos para o futuro. E ampliando a acessibilidade do conteúdo, Ricardo Ferreira Santos faz as traduções de todo o conteúdo para a linguagem em libras.


O Temporal


Durante a pandemia, três amigos que tocavam em bandas cover sentiram a necessidade de transcender sentimentos vividos em canções autorais para se conectarem com uma audiência interessada na troca de emoções. Formada em Campinas, durante a pandemia, fizeram o obstáculo do isolamento de degrau para a criação do projeto e de suas composições. Influenciados por rock clássico brasileiros dos anos 90 como CPM 22 e Charlie Brown, em conjunto com a modernidade do indie rock. Sobre a banda, Leo Leomil comenta: ​​”O Temporal mostra como o rock brasileiro digeriu o indie inglês. Um quarteto de amigos, que tocavam covers, mas que durante a pandemia resolveram compor para sair do tédio. Tem dado tão certo, que hoje eles tentam conciliar seus trabalhos ‘normais’ com a agenda da banda”. 



O Temporal e Leo Leomil por Lucio Telles -


Faixa a faixa


Maior abre o episódio e traz claras influências do rock indie brasileiro. A canção foi responsável por apresentar o grupo ao público através de um videoclipe estrelado, editado e dirigido por eles. "É uma música animada, com muita influência nas bandas que nos inspiraram a aprender um instrumento e resume todo o clima do álbum. O nome também é uma homenagem ao processo, porque a sonoridade geral do álbum são os acordes com sétima maior; então, como ela foi a nossa sétima composição, nada mais justo que seja Maior”, comenta Gabriel Scafi.


Pressa exibe um lado mais calmo e rítmico da banda. “A letra fala sobre se aceitar, se entender e se permitir andar no seu próprio tempo, já a música tem como principal característica o andamento marcado da bateria e baixo, que conversam com a fluidez das linhas de guitarra e voz durante a faixa toda”, explica Scafi.


Olhos Cansados vem como terceira faixa do episódio, mas é a canção que abre o storytelling do EP de estreia da banda, o qual é baseado na história da vida de uma pessoa durante 24 horas, começando com uma noite de insônia, momento que serve como narrativa que conduz a música.


O episódio é encerrado com a canção que marcou a estreia da banda: Tela Azul. “Ela é muito especial para nós e decidimos que seria a primeira que lançaríamos porque também marca o nosso início na música e, assim como na letra, sentimos que fechamos os olhos e nos jogamos para o que vier”, finaliza o guitarrista Gabriel.


Sobre Leo Leomil


Formado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela ECA-USP, o jornalista fundou seu canal no YouTube em 2014, inicialmente produzindo episódios gravados de casa, em que ele mesmo ensinava a tocar bateria, complementado com conteúdos sobre bandas que gostava. Conforme a audiência foi se multiplicando, uma inquietação com o molde do programa tomou conta de Leo: “Achava esse formato vlogger bobo. Também nunca quis ser um professor de internet. Desde o começo queria fazer jornalismo musical, mas achava que ninguém gostaria de dar entrevista para um canal novo. Engano meu. Desde o primeiro ano, os músicos me davam entrevista. O primeiro foi Iggor Cavalera, pela internet, no esquema skype, hoje tão popular, por causa da pandemia”.


Após dois anos, o canal transformou seu conteúdo em vídeos com músicos brasileiros revelando seus equipamentos para um Leonardo curioso que, por sua vez, mergulha profundamente no universo de cada artista. O canal soma pouco mais de 105 mil inscritos, 500 vídeos que juntos ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações, colecionando convidados de variadas vertentes musicais. Fresno, Far From Alaska, CPM 22, Raimundos e Dead Fish são alguns dos artistas que já passaram pelo projeto.


Em 2019 Leo estreou no mundo dos podcasts com o  Música em Debatehttps://open.spotify.com/show/0lzEEi41zXD2BNk2NqCe6x, exibido durante dois anos, com mais de 40 episódios de entrevistas com músicos e profissionais do music business sobre o mercado musical brasileiro e no mundo. E agora, em 2022, ele realiza a continuação de todo o trabalho performado envolto de um jornalismo musical apurado, que revela a cena autoral brasileira por quem entende e é apaixonado pelo assunto. “O projeto No Estúdio com Leo Leomil tem como principal objetivo se tornar uma referência da música brasileira, para quem procura novos artistas e tendências. A ideia é publicar novas temporadas em 2023, com apoio de leis de incentivo ou patrocinadores”, finaliza Leo.



ASSISTA NO ESTÚDIO COM LEO LEOMIL (EP. 02)





FICHA TÉCNICA


Albuquerque Filmes (captação de imagens)

Rafa Batista - Diretor 

Felipe schmidt - Diretor de fotografia 

Diego Peninga - op de câmera 

Alice Sesoko - op de câmera

Nicole Riotto - assistente 

Isabella Tagawa - assistente

Leomi Batista - motorista 


Loop Estúdio (captação de áudio)

Hélio Pisca - técnico de som

Alessandro Pipa - assistente


Mixagem e Masterização

Eduardo Potyx


Edição

Fábio Burnier - imagens e finalização


Produção

Amanda Desmonts


Fotógrafo

Lucio Telles


Tradução libras

Ricardo Ferreira Santos


LINKS LEO LEOMIL
Instagramhttps://www.instagram.com/leonardoleomil/
https://www.youtube.com/leoleomil

 

LINKS O TEMPORAL
Instagramhttps://www.instagram.com/_otemporal/
https://www.youtube.com/channel/UC5eP6fSPu_SugykzrstUMZA
https://open.spotify.com/artist/2g9eJDWyPM1LzUwTWFZjpG


Thais Pimenta
Diretora

Nenhum comentário