[News] O Câmbio Festival, com curadoria dos diretores Cesar Augusto e Jonas Klabin, apresenta as obras audiovisuais “Redação em Chamas” e ““Round Midnight — A little bit after”
O Câmbio Festival, com curadoria dos diretores Cesar Augusto e Jonas Klabin, apresenta as obras audiovisuais “Redação em Chamas” e ““Round Midnight — A little bit after”
Projeto de articulação artística e intercâmbio entre criadores de diferentes países, o festival conta com residências, aulas, apresentação de espetáculos e criações audiovisuais na Sede da Cia dos Atores
Criação em vídeo dos residentes da Sede da Cia dos Atores, sob direção de Cesar Augusto, e apoio dramatúrgico de Gustavo Gasparani, “Redação em Chamas” é um trabalho inédito, que será lançado no Câmbio Festival. A obra, que reúne os atores Hugo Souza, Luciana Maia e Pedro Ivo Maia, encerra o ciclo de criações inspirados na obra “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues.
A coreógrafa niteroiense Cristina Moura participa novamente do Câmbio Festival com a criação audiovisual “Round Midnight — A little bit after”, desdobramento de “Round Midnight”. A obra anterior é resultado do intercâmbio artístico realizado com o coreógrafo holandês Arno Schuitemaker, apresentado no ano passado e disponível aqui: www.cambio.art.br/canal-
“O Câmbio Festival 2022 é o início de uma nova etapa do projeto Câmbio; apostando no significado da palavra, estamos sempre em evolução, em estado de mudança. Agora em formato festival, celebramos a colaboração artística internacional, o retorno aos palcos e às atividades presenciais. Celebramos também a resiliência da produção e colaboração artística durante os anos pandêmicos com o lançamento de projetos audiovisuais criados em isolamento”, explica o diretor Jonas Klabin. “Queremos que as obras apresentadas durante o Câmbio Festival tenham desdobramentos, façam novas temporadas e participem de festivais. Acreditamos que estamos contribuindo para a formação de novos criadores, sempre tendo a troca de experiências como princípio de nossas atividades e programação”, acrescenta Cesar Augusto.
O Câmbio Festival é uma realização da OZ e Treco, com parceria da Sede da Cia. dos Atores. O lançamento do média-metragem “Round Midnight — A little bit after”, da Cristina Moura com Goos Meeuwsen (Brasil e Holanda), tem o apoio institucional do Reino dos Países Baixos, em uma parceria que começou no ano passado.
Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o Câmbio é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015. Em 2021, em meio à pandemia, o festival retomou atividades em formato virtual. A programação do Câmbio aposta sempre na troca: artistas que estão em produção ascendente, projetos de outros estados e países, espetáculos de sucesso e inéditos, musicais, shows de música, cabaré, esquetes musicais, dança, teatro de revista, leituras dramatizadas, poesia e oficinas. Este ano, a programação volta a ser presencial, com atividades na Sede da Cia dos Atores.
A primeira edição do CÂMBIO ocupou o Teatro Estadual Glaucio Gill de 2010 a 2011, enquanto a segunda edição ocupou o Teatro Municipal Café Pequeno de 2012 a 2015. Nos dois teatros, os palcos foram reestruturados e a curadoria criou programações diversificadas, incluindo teatro, música, dança, cinema e festivais. Na primeira edição, foi um total de 60 espetáculos, 394 sessões, 23 mil espectadores e uma nomeação na categoria especial do Prêmio APTR de 2011. Já na segunda edição, foram cerca de 100 espetáculos, 720 sessões e 60 mil espectadores.
Programação:
Redação em chamas (Rio de Janeiro), com residentes da Sede da Cia dos Atores
Lançamento: 04/09, às 20h.
“Round Midnight — A little bit after”, da Cristina Moura com Goos Meeuwsen (Brasil e Holanda)
Pré-estreia: 18/09, às 20h.
Local: Sede da Cia dos Atores / Sala Bel Garcia
Endereço: Escadaria Selarón, Rua Manuel Carneiro, casas 10 e 12 - Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2242-4176
Ingressos: gratuitos
Capacidade: 60 pessoas.
Mais informações: cambio@oz.art.br e www.cambio.art.br
Nenhum comentário