[News] O longa “Curtas Jornadas Noite Adentro”, do premiado diretor Thiago B. Mendonça, lança trailer e anuncia data de estreia dia 15 de setembro em circuito nacional
Trailer:
O premiado longa “Curtas Jornadas Noite Adentro”, de Thiago B. Mendonça, estreia dia 15 de setembro em circuito nacional, junto com o curta “Belos Carnavais”. “Curtas Jornadas Noite Adentro” e “Belos Carnavais” são duas obras irmãs do diretor, que trazem uma reflexão poderosa sobre estes contextos. O curta “Belos Carnavais” será apresentado nas sessões de pré-estreia antes do longa.
O longa-metragem mergulha no cotidiano massacrante de jovens subempregados, e seus sonhos noturnos de libertação através da música. O curta que conta a história de um amor interditado no universo das velhas guardas do samba paulistano. O filme é produzido pela Memória Viva Cine e distribuído pela Livres Filmes. “Curtas Jornadas Noite Adentro” fez sua première Mundial no DOCLisboa – Mostra Competitiva Internacional - Portugal, em 2021, e a nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também em 2021.
O samba é a manifestação popular mais reverenciada entre tantos ritmos de matriz africana, mas o cinema ficcional brasileiro pouco se debruçou nele. Com exceções honrosas, e hoje clássicas, como “Rio Zona Norte” (1957), de Nelson Pereira dos Santos, e “Natal da Portela” (1988), de Paulo César Saraceni, poucos foram os filmes que trataram a cultura do samba e sua gente no cinema.
“Curtas Jornadas Noite Adentro é minha ode ao samba. Um filme inspirado em histórias de pessoas reais, seus trabalhos precarizados e suas caminhadas trôpegas pelas noites paulistanas. A cultura do samba, tão presente no Brasil, foi pouco trabalhada no cinema ficcional. Inspira-se em uma frase do mestre Candeia, que dizia: "Um país que deixa a cultura se perder nunca será uma nação"”. Declara o diretor Thiago sobre seu terceiro longa-metragem.
“Para "Curtas Jornadas Noite Adentro", seu terceiro longa-metragem, o cineasta brasileiro Thiago B. Mendonça formou um grupo de samba fictício com vários músicos de São Paulo. Ternamente ele retrata os encontros noturnos do grupo, entre ensaios febris e concertos decepcionantes diante de um público que não se importa. O filme parte de uma estrutura dicotômica entre a vida cotidiana alienante, construída em poucos planos fixos, e noites libertadoras, onde a câmara se torna um instrumento a parte. O cineasta procura explorar o que permite que um repertório musical permaneça vivo, suscitando o nascimento de novas canções”.
Cahiers du Cinema. Claire Allouche
CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO
Brasil, 2021, Ficção, Cor, 106 min.
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopses
“Curtas Jornadas Noite Adentro” 104 min.
Sambistas paulistanos sonham em ser descobertos na cena musical. Alternando dias entre um cotidiano alienante e madrugadas libertadoras, acabam por encarar inesperadas jornadas. Mas, enquanto houver samba, a alegria continua.
“Belos Carnavais” 16 min.
Dadinho, um velho sambista, é levado por sua neta ao enterro de seu irmão, músico de uma Escola rival. Neste percurso uma história de rivalidade, samba e traição emerge do passado.
Diretor
Thiago B. Mendonça é diretor de cinema, roteirista e crítico de cinema. Estreou no cinema com “Minami em Close-up” (2008), melhor direção no Festival de Brasília, seguidos dos curtas “A Guerra dos Gibis”, “Piove, il Film di Pio”, “O Canto da Lona”, “Entremundo”, “Procura-se Irenice”, “O Karaokê de Isadora” e “Belos Carnavais”, curtas que juntos acumularam dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Seu 1o longa-metragem, “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, foi o vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2016 e premiado em festivais em Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela e Argentina. Seu segundo longa-metragem, “Um Filme de Cinema”, participou de alguns dos mais importantes festivais internacionais voltados para o público infantil. Foi roteirista de importantes diretores do cinema brasileiro, como Adirley Queirós e Zózimo Bulbul. “Curtas Jornadas Noite Adentro”, seu terceiro longa-metragem, foi selecionado para o DocLisboa, Shanghai International Film Festival na China; Entrevues Belfort International Film Festival na França; Mostra Internacional de Cinema Etnográfico da Espanha; e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Participação em Festivais
Curtas Jornadas Noite Adentro
Estreia Mundial - DOCLisboa – Mostra Competitiva Internacional - Portugal, 2021
Entrevues - Belfort International Film Festival - França, 2021
Estreia Nacional - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Brasil, 2021
17a MICE - Mostra Internacional de Cinema Etnográfico - Espanha, 2022
Shanghai International Film Festival - China, 2022
FICCSUR. Southern Cone International Film Festival - Chile 2022
Belos Carnavais
67. International Short Film Festival Oberhausen (Alemanha)
30o Mediawave International Film and Music Gathering (Hungria) Prêmio de melhor documentário
San Diego Latino Film Festival (EUA)
RTF Realtime International Film Festival. (Itália) Menção Honrosa
Independent Video Film Festival of Art Club Pavlos Paraschakis (Grécia)
International Alexandria Short Film (Egito)
19th Kalpanirjhar International Short Fiction Film Festival (Índia)
Cinemaking International Film Festival (Bangladesh)
FICOCC Five Continents International Film Festival (Venezuela)
23º Kinoarte – Londrina (Brasil) Melhor filme – Júri Popular
20º Goiânia Mostra Curtas (Brasil)
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (Brasil)
Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo (Brasil)
Fórum Doc BH (Brasil)
Curta Cinema – Internacional Film Festival – Rio de Janeiro (Brasil)
16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões (Brasil)
Prêmios de melhor filme, direção e trilha sonora
EQUIPE
DIREÇÃO: ThiagoB.Mendonça
ROTEIRO: ThiagoB.Mendonça,SelitoSD
FOTOGRAFIA: VictordeMelo
MONTAGEM: CristinaAmaral
DESENHODESOM: GuileMartins,RenanVasconcelos
DESIGNDEPRODUÇÃO: BiraNogueira
PRODUZIDOPOR RenataJardim
PRODUÇÃO MemóriaViva
DISTRIBUIÇÃO LivresFilmes
ELENCO
CarlosFrancisco,LuaReis,MarquinhoDikuã,MonalisaMadalena, RenatoMartins e Ronaldinho daCuíca.
Nenhum comentário