[News] “A Viagem de Pedro", de Laís Bodanzky, faz pré-estreia no Rio de Janeiro
“A Viagem de Pedro”, escrito e dirigido por Laís Bodanzky ("Bicho de Sete Cabeças" e "Como Nossos Pais"), fará sua pré-estreia no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (12/08). O longa-metragem será exibido noMuseu de Arte do Rio, às17h, seguido de debate com a diretora e os atores Cauã Reymond, Rita Wainer, Dirce Thomaz e Marcial Mancome, com mediação da jornalista Thays Guimarães. O evento será aberto ao público.
Protagonizado por Cauã Reymond, o filme é o primeiro longa-metragem histórico de Laís Bodanzky. A produção aborda a vida privada de Dom Pedro I, o momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, fugindo de ser apedrejado pelos brasileiros, nove anos depois de proclamar a Independência do Brasil. A viagem desconstrói a imagem de herói de Dom Pedro I, responsável por tornar o Brasil um país continental às custas de muita opressão, e joga luzes sobre questões fundamentais de gênero e raça.
Neste contexto, Bodanzky aposta num cinema como peça fundamental para a construção do imaginário de um povo – o brasileiro –, através do foco dado aos diversos personagens negros que partem nessa viagem com o ex-imperador. Como ressalta a diretora:“Quando o filme coloca as diferenças sociais, culturais, históricas e até linguísticas que havia entre os escravizados e os recém-libertos, o que se pretende é mostrar de forma não romantizada que a história do povo preto no Brasil não é um monólito. Ela é formada por individualidades, com seus medos, desejos, vivências, memórias e conquistas”.
Sobre o filme:
“A Viagem de Pedro" estreou mundialmente no Brasil na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido no 23º Festival do Rio. No Rio de Janeiro, conquistou o Troféu Redentor de melhor ator coadjuvante (Sergio Laurentino) e de melhor direção de ficção (Laís Bodanzky). Em Portugal, foi lançado em maio nos cinemas, além de ter sido exibido no 19º Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema, no mesmo mês. Em junho, o longa-metragem venceu o prêmio de Melhor Filme da América no Septimius Awards, em Amsterdã, foi exibido no Brooklyn Film Festival, em Nova Iorque – que qualifica produções para concorrer ao BAFTA, Oscar e para o Canadian Screen Awards, – participou do Latin American Film Festival, em Copenhagen, e teve uma exibição gratuita na USP, em São Paulo, seguida de debate com a diretora
Produzido por Biônica Filmes, Buriti Filmes e O Som e a Fúria (Portugal), “A Viagem de Pedro" conta com a coprodução da Globo Filmes. Bianca Villar, Cauã Reymond, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, Luis Urbano e Mario Canivello são responsáveis pela produção. A Vitrine Filmes assina a distribuição.
Sinopse:
1831, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.
Nenhum comentário