[News]Espetáculo “A RAINHA – Experiências extraordinárias para a primeira infância” acontece neste final de semana em Fortaleza

 PETROBRAS apresenta

Foto Fabio Caffe


 

Espetáculo “A RAINHA – Experiências extraordinárias para a primeira infância” acontece neste final de semana em Fortaleza


Com direção de Andrea Jabor e Flávio Souza, o espetáculo será encenado de 19 a 21 de agosto. Acesso GRATUITO. 

 

Acontece neste sábado, 20, e domingo, 21, em Fortaleza, o espetáculo a “A RAINHA – Experiências extraordinárias para a primeira infância”, que tem na direção, concepção, criação e interpretação, Andrea Jabor, e codireção, figurinos e ambientação cênica, Flavio Souza. Com linguagens da dança, do teatro e da música, a peça convida as crianças a adentrar o mundo onírico, mágico e efêmero das fábulas e contos maravilhosos. A apresentação será realizada no Teatro Dragão do Mar em dois horários, às 16h e 17h30, tanto no sábado quanto no domingo. O acesso será gratuito e os ingressos poderão ser retirados no Sympla um dia antes do espetáculo. Se não estiverem esgotados, serão disponibilizados na bilheteria física uma hora antes da sessão.

 

Já na sexta-feira, dia 19, às 15h, acontece uma apresentação exclusiva para escolas cadastradas. “A Rainha” foi selecionado no edital Petrobras Cultural para Crianças e, para realizar uma circulação por sete cidades de três regiões do Brasil, recebeu o patrocínio da Petrobras que, por meio do incentivo a diversos projetos, busca colocar em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. A companhia acredita que, com criatividade e inspiração, promove-se crescimento e mudanças.

 

O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. A seleção dos projetos que compõem a carteira se dá preferencialmente por chamadas de projetos, periodicamente disponibilizadas no site. Outra possibilidade é a escolha direta de projetos especiais. “Queremos contribuir para resgatar a arte que está em todos os cantos. Mas queremos elevá-la mais uma vez. E levá-la para o centro das atenções, para experiências em que possam ser plenamente vividas”, diz o comunicado da Petrobras.

 

Completa a programação a oficina “Composição e Improvisação para criação cênica e sua relação com a primeira infância”, que será conduzida por Andrea Jabor nos dias 18 e 19 no Porto Iracema das Artes, das 9h30 às 13h. Voltada para artistas, bailarinos, estudantes de artes cênicas e intérpretes criadores interessados em projetos de criação cênica com foco na primeira infância. As inscrições para a oficina já foram encerradas.

 

Andrea Jabor possui formação abrangente em dança, teatro e em música. Carioca de nascimento, a sobrinha do saudoso Arnaldo Jabor, por ser filha de diplomata, viveu em diversos países e formou-se em dança contemporânea e coreografia nos anos 90 em Amsterdam (Holanda), com especialização em dança pelo “Laban Centre”, em Londres. Tem pós-graduação em Estudos Avançados em Dança e é mestranda no PPGAC da UNIRIO. Em 1999, após 10 anos fora do Brasil, se estabeleceu no Rio de Janeiro onde fundou a Cia Arquitetura do Movimento. São mais de 12 espetáculos no repertório, com diversos prêmios e patrocínios, sendo o mais recente, o edital Petrobras Cultural para Crianças (2020).

 

A RAINHA

 

Vestida com grandes saias infláveis e flutuantes de onde as coisas surgem e somem, a Rainha se transforma o tempo todo. As crianças interagem com ela através do movimento, do toque, da escuta, da sensibilidade e do olhar. Exploram experiências sensoriais que desvendam novas possibilidades na construção do seu brincar. No palco, a Rainha bailarina divide a cena com músicas, figurinos, teatro de sombras, luzes e objetos que evocam, com graciosidade, as características de uma Rainha, fazendo uma celebração da natureza pela dança e pelo brincar, através da relação com o outro, com as flores, os cheiros, as cores a experiência tátil e sensível do mundo.

 

A obra oferece aos pequenos uma oportunidade para vivenciar o mundo extraordinário e sensível das artes cênicas, especialmente pensada para a primeira infância, dialogando com o universo da criança que demonstra afeto e empatia pelo mundo e pelo outro desde muito cedo.

 

“As Rainhas permeiam nosso imaginário desde cedo. As fábulas, os contos maravilhosos e muitas histórias infantis estão repletas de Rainhas, boas e más. A Rainha neste espetáculo para mim representa o arquétipo da grande mãe, da mãe natureza, que encanta, domina, cuida, é bela, orienta, acolhe, é forte, mas muito frágil ao mesmo tempo. A fase de 3 a 6 anos é uma idade muito marcante, um período de grandes transformações, onde as crianças conquistam uma maior autonomia em relação a todos os aspectos de sua vida. No movimento, na fala, nas ideias, nas escolhas, onde aprendem a viver em sociedade e a criar seus mundos paralelos de fantasia e possibilidade. A Rainha é como uma criança nesta idade. Acredita nas coisas com o coração, quer reinar, criar e conquistar o mundo e as coisas. Descobre que ao brincar pode inventar mundos”, diz Andrea Jabor.

 

“As crianças desta faixa etária são extremamente francas, emotivas, exigentes e sensíveis. Para se apresentar e dançar para esta faixa etária, e conquistar a atenção e olhar delas, é um desafio permanente para mim em cena. Tudo precisa ser muito real para se tornar fantasia e brincadeira. É também um desafio para a cena pois tenho que resolver a interação que se dá no momento da cena. Ou seja, eu como artista tenho que trabalhar com o inesperado, ser espontâneo, me preparar para o imprevisível e manter a minha escuta aberta para cada momento. Fui aprendendo aos poucos a dançar e trabalhar com este público”, conta.

 

Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus.

 

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Concepção, Criação e Interpretação: Andrea Jabor

Direção: Andrea Jabor e Flavio Souza

Figurino e Ambientação Cênica: Flavio Souza

Desenho de Iluminação e Operação: Ton Bernardes

Trilha Sonora: Rodrigo Marçal e Andrea Jabor

Fotografia: Renato Mangolin e Fábio Caffé

 

SERVIÇO

 

“A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância” – Espetáculo com classificação LIVRE. Dia 19 de agosto (sexta-feira), às 15 horas (exclusiva para escolas). Dias 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), às 16h e 17h30 (para o público em geral). Local: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE). Duração: 45 minutos. Ingressos gratuitos (no Sympla um dia antes do espetáculo e, se não estiverem esgotados, na bilheteria física uma hora antes da sessão). O link do Sympla poderá ser acessado pela bio do Instagram https://www.instagram.com/arainha_andreajabor/ ou pelo site https://andreajabor.com/a-rainha/. Informações: (85)3488-8617 (Bilheteria do teatro).

Nenhum comentário