[News]Filme curta-metragem gravado em realidade virtual discute assédio sexual no ambiente de trabalho e será exibido no Teatro Sérgio Cardoso
Filme curta-metragem gravado em realidade virtual discute assédio sexual no ambiente de trabalho e será exibido no Teatro Sérgio Cardoso
O projeto foi realizado com apoio do Edital do Proac Lab - Secretaria da Cultura e da Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo;
Eu Sou Você. Créditos: Divulgação
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, exibe o curta-metragem Eu Sou Você no dia 29 de agosto, segunda-feira, com sessões às 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h. Gravado em realidade virtual, o filme é uma ficção ambientada em um happy hour de final de ano de uma empresa. Nesse evento, situações de assédio sexual se desenrolam e o público assume o corpo de várias personagens, experenciando as sutilezas e as violências dessa prática.
A proposta do diretor Tadeu Jungle, que também assina o roteiro do curta em colaboração com Fernanda Leite, é convidar o espectador a visualizar mais de perto as sensações e comportamentos que podem ser gerados em meio a uma situação de assédio sexual.
Para Tadeu, o filme utiliza do entretenimento gerado pela realidade virtual para focar na transformação positiva do público por meio da reflexão crítica e dessa experiência inovadora e tecnológica. “A realidade virtual tem o poder de transformação ampliado através da sensação de vivência que ela proporciona e o filme Eu Sou Você é uma ferramenta para a mudança da situação abusiva de assédio sexual em empresas”, diz Tadeu.
Ficha técnica
Elenco: Andrey Lopes, Débora Carolyne, Dimitri Biá, Erika Altimeyer, Josi Larger, Juliana Souza Dias, Luan Ianconis, Luma Eckert e Ramoile Barreiros.
Roteiro: Fernanda Leite e Tadeu Jungle
Direção: Tadeu Jungle
Produção e Realização: Junglebee XR
Apoio: Instituto Alana / Flow Impact / Maria Farinha Filmes
Produtores: Rawlinson Terrabuio e Tadeu Jungle
Filmado em Realidade Virtual 2021 / 2022
Serviço
Eu Sou Você
Temporada: 29 de agosto, segunda-feira, com sessões às 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 10 ingressos por sessão
Ingressos: Grátis. Reserva pelo site da Sympla
Duração: 11 minutos
Classificação: 18 anos
Sobre a JUNGLEBEE XR
A produtora de Tadeu Jungle e Rawlinson Terrabuio foi fundada em 2017 e já realizou diversas experiências imersivas em filmes de Realidade Virtual, incluindo o documentário Rio de Lama, sobre a tragédia do rompimento da barragem de Mariana, MG, que foi premiado na ONU e exibido em vários festivais no Brasil e no exterior. Bem-vindes, uma ficção sobre pessoas com Síndrome de Down (também exibido na ONU), Fogo na Floresta, o primeiro VR filmado com povos indígenas do Xingu e Ocupação Mauá, sobre a a autogestão de uma ocupação em São Paulo, são outros filmes realizados pela Junglebee XR, que também realiza filmes de entretenimento, educação e treinamento.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Redes Sociais TSC
Nenhum comentário