[Divulgação] Última empreitada editorial de J.Guinsburg marca comemorações de seu centenário no Sesc
O Sesc São Paulo e a Editora Perspectiva realizam o evento 100 Jacó: O Centenário de Jacó Guinsburg, que terá o lançamento do livro A Obra de Arte Viva e Outros Textos, de Adolphe Appia, com seleção e tradução de Jacó; seguido de entrevista com Evaldo Mocarzel, jornalista e cineasta brasileiro, e roda de conversa com convidados.
O evento acontece no dia 21 de setembro (quarta), às 19h, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo, e marca o encerramento do ciclo de homenagens a Jacó Guinsburg (1921-2018), escritor, crítico, fundador da editora Perspectiva e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que influenciou gerações, com uma atuação no campo do teatro.
A programação reunirá ainda alunos e pesquisadores de teatro, cujas trajetórias estão associadas à figura de Jacó, e, por fim, o ato cênico Jacó, Presente!, concebido por Abílio Tavares, diretor teatral e dramaturgista, que assina com Gita Guinsburg, viúva de Jacó e atual diretora da Editora, a curadoria do evento. Também está prevista a presença de Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, que realizará a abertura do evento.
Constituído por três módulos no curso de um ano, o projeto procurou abranger todos os aspectos da vida de Jacó e iluminar sua atuação e produção, ressaltando seu legado para a cultura brasileira. Na série de comemoração, mais dois livros foram publicados; o primeiro foi o volume inédito Digitais de um Leitor, com textos críticos sobre livros, e Aventuras de uma língua errante sobre o iídiche.
As informações completas seguem em anexo.
Sobre A Obra de Arte Viva e Outros Textos , de Adolphe Appia
Seleção e Tradução: J. Guinsburg
Prefácio: Cibele Forjaz Simões
Dentre os nomes dos grandes renovadores do fazer teatral do início do século XX, que impulsionaram a arte da encenação para a modernidade, Adolphe Appia é presença tão marcante quanto Gordon Craig, Stanislávski ou Meierhold. As propostas de uma organização cênica em múltiplos planos e especialmente a concepção do espetáculo com a iluminação atuante e a composição musical como elemento organizador fizeram –e fazem— deste arquiteto e coreógrafo um dos mais influentes dos últimos cem anos. Esta edição marca ainda a última empreitada editorial de J. Guinsburg, com a seleção e a tradução dos textos.
Serviço
100 JACÓ: O CENTENÁRIO DE JACÓ GUINSBURG / módulo 3
O PROFESSOR E HOMEM DE TEATRO
21 de setembro, quarta-feira, no Sesc Consolação – Teatro Anchieta
*Ingressos disponíveis, a partir das 14h no dia do evento, nas bilheterias do Sesc Consolação ou às 12h no portal sescsp.org.br
19h
Lançamento do Livro A Obra de Arte Viva e Outros Textos, de Adolphe Appia
seleção e tradução de J. Guinsburg
prefácio de Cibele Forjaz Simões.
20h
Abertura: Danilo Santos de Miranda e Gita Guinsburg
Roda de conversa “Professor Jacó”, com a participação de Ingrid Dormien Koudela, João Roberto Faria, Edelcio Mostaço e Cibele Forjaz na mediação.
Depoimentos de personalidades
Entrevista-aperitivo, de Evaldo Mocarzel
Jacó, Presente!, ato cênico dirigido por Abílio Tavares
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha Amarela
sescsp.org.br/consolacao
Facebook, Instagram e Twitter: /sescconcolacao
Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Nenhum comentário