[News] Grupo Nikkal, liderado por refugiado sírio, se apresenta no quarto episódio de No Estúdio com Leo Leomil
Grupo Nikkal, liderado por refugiado sírio, se apresenta no quarto episódio de No Estúdio com Leo Leomil
Com estreia em canal de YouTube, o programa também é disponibilizado em todas as plataformas de streaming a partir de sexta (16)
Nikkal por Lucio Telles
O terceiro episódio da primeira temporada de No Estúdio com Leo Leomil, revela hoje (16) o universo do grupo Nikkal, liderado pelo refugiado sírio Rajana Olba. Acompanhado pelos brasileiros Roberta Kelly na percussão, Fran Araújo na flauta transversal, Graziela Zina Simantob na guitarra, Igor Pimenta no contrabaixo e a dançarina Rebeca Coutinho, o músico revela quatro canções autorais e responde à entrevista conduzida pelo idealizador do projeto e jornalista Leo Leomil. A session está disponível nas plataformas de streaming e no Youtube do projeto financiado pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo. Assista aqui - ouça aqui.https://tratore.ffm.to/nikkal_leoleomil
Gravado no formato ao vivo no Estúdio Loop, em São Paulo, o apresentador comanda um bate-papo que revela as condições que trouxeram Rajana Olba para as terras brasileiras, além de explorar as raízes regionais das músicas propostas pelo grupo e indaga sobre planos de carreira do compositor que entrou em um estúdio de gravação pela primeira vez para registrar seu trabalho autoral para o episódio deste programa.
Como uma forma de ampliar a acessibilidade do conteúdo, Ricardo Ferreira Santos faz as traduções de toda comunicação, musical e falada, para a linguagem em libras.
Nikkal
Colecionando apresentações em diversas partes do mundo, Rajana chegou ao Brasil sem a intenção de fixar moradia, se tornando refugiado pelas condições de guerra na Síria estabelecidas logo após a sua chegada, em 2015. Além de compositor e músico, Olba tem formação musical pelo conservatório da Síria e é professor de alaúde, instrumento que surgiu no oriente médio há mais de 14mil anos, além de trabalhar como luthier, o que o possibilita construir seu próprio instrumento.
Em suas obras, procura preservar suas raízes musicais, temperando com ritmos regionais ocidentais revelados pelo time de músicos que o acompanham que buscam unir a riqueza da música árabe com músicas interioranas brasileiras.
Com pouco mais de três anos de residência brasileira, o músico já tocou em mais de sete casas do circuito SESC, além de apresentações em diversos espaços culturais dentro e fora da capital paulista.
Leo Leomil e Nikkal por Lucio Telles - download aqui
Faixa a faixa
Sua relação com a impossibilidade de voltar para sua casa é fonte de inspiração para a composição de Uma Mensagem Para Minha Cidade. Escrita por Rajana, ao realizar que por conta da guerra travada em seu país, Síria, não poderia retornar para lá, o conduzindo a condição de refugiado e não mais de turista, como era em seus planos ao aterrissar na América do Sul. Ela aborda os sentimentos de saudade, raiva e tristeza causados por saber que sua cidade natal não existe mais.
Luz teve sua composição realizada no Brasil no início de 2019, e é a primeira do episódio acompanhada pela banda completa. “Uma mensagem de esperança, energias boas, positivas, de uma luz que guia e ilumina nossos caminhos”, revela o músico.
Com um título auto explicativo, Meu Professor foi escrita em 2017. “A música leva uma mensagem de agradecimento, uma homenagem e respeito a todos os mestres e pessoas que passaram por minha vida, pelo meu caminho”, revela.
Fechando o episódio, Arabiola faz referência à música flamenca e árabe, estilos apreciados pelo músico que compôs a canção em 2021. “Juntar esses dois conceitos no alaúde, não é uma técnica muito conhecida, é muito mais comum no violão”, finaliza.
Sobre Leo Leomil
Formado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela ECA-USP, o jornalista fundou seu canal no YouTube em 2014, inicialmente produzindo episódios gravados de casa, em que ele mesmo ensinava a tocar bateria, complementado com conteúdos sobre bandas que gostava. Conforme a audiência foi se multiplicando, uma inquietação com o molde do programa tomou conta de Leo: “Achava esse formato vlogger bobo. Também nunca quis ser um professor de internet. Desde o começo queria fazer jornalismo musical, mas achava que ninguém gostaria de dar entrevista para um canal novo. Engano meu. Desde o primeiro ano, os músicos me davam entrevista. O primeiro foi Iggor Cavalera, pela internet, no esquema skype, hoje tão popular, por causa da pandemia”.
Após dois anos, o canal transformou seu conteúdo em vídeos com músicos brasileiros revelando seus equipamentos para um Leonardo curioso que, por sua vez, mergulha profundamente no universo de cada artista. O canal soma pouco mais de 105 mil inscritos, 500 vídeos que juntos ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações, colecionando convidados de variadas vertentes musicais. Fresno, Far From Alaska, CPM 22, Raimundos e Dead Fish são alguns dos artistas que já passaram pelo projeto.
Em 2019 Leo estreou no mundo dos podcasts com o Música em Debate, exibido durante dois anos, com mais de 40 episódios de entrevistas com músicos e profissionais do music business sobre o mercado musical brasileiro e no mundo. E agora, em 2022, ele realiza a continuação de todo o trabalho performado envolto de um jornalismo musical apurado, que revela a cena autoral brasileira por quem entende e é apaixonado pelo assunto. “O projeto No Estúdio com Leo Leomil tem como principal objetivo se tornar uma referência da música brasileira para quem procura novos artistas e tendências. A ideia é publicar novas temporadas em 2023, com apoio de leis de incentivo ou patrocinadores”, finaliza Leo.
ASSISTA NO ESTÚDIO COM LEO LEOMIL (EP. 04) AQUI
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO AQUI
SMARTLINK AQUI
FICHA TÉCNICA
Albuquerque Filmes (captação de imagens)
Rafa Batista - Diretor
Felipe schmidt - Diretor de fotografia
Diego Peninga - op de câmera
Alice Sesoko - op de câmera
Nicole Riotto - assistente
Isabella Tagawa - assistente
Leomi Batista - motorista
Loop Estúdio (captação de áudio)
Hélio Pisca - técnico de som
Alessandro Pipa - assistente
Mixagem e Masterização
Eduardo Potyx
Edição
Fábio Burnier - imagens e finalização
Produção
Amanda Desmonts
Fotógrafo
Lucio Telles
Tradução libras
Ricardo Ferreira Santos
LINKS LEO LEOMIL
Instagram
Youtube
Nenhum comentário