[News] O poder das rimas e o flow de Tony Seu Loko no terceiro episódio de No Estúdio com Leo Leomil

 O poder das rimas e o flow de Tony Seu Loko no terceiro episódio de No Estúdio com Leo Leomil


Em quatro canções autorais, o rapper convida o ouvinte ao debate sobre luta de classe, política, racismo e religião




Tony Seu Loko por Lúcio Telles



O terceiro episódio do programa No Estúdio com Leo Leomil, muda a direção dos ventos e vai do rock para o rap, apresentando o multiartista Tony Seu Loko. O projeto, financiado pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo, tem transmissão pelo YouTube, com lançamento nas plataformas de streaming de todas as faixas. Assista aqui - ouça https://tratore.ffm.to/tonyseuloko_leoleomil.





Em um formato ao vivo, gravado no Estúdio Loop, em São Paulo, o compositor apresenta quatro faixas e durante os intervalos bate um papo com o jornalista e apresentador, Leo Leomil, sobre a influência da cena do hip hop em sua vida e carreira. Como uma forma de amplificar a acessibilidade do conteúdo, durante toda a apresentação, o intérprete de libras, Ricardo Ferreira Santos traduz o conteúdo das canções.



Tony Seu Loko


Diego Apolinário, conhecido como Tony Seu Loko, se destaca pela autoridade e versatilidade na cena autoral artística brasileira. Atuando como produtor cultural e musical, videomaker, diretor, técnico de som e designer, ele comanda a produtora Fodop, responsável por revelar talentos da periferia da zona norte paulista, baseada na Vila Brasilândia. Após ganhar notoriedade por sua contribuição na área cultural local, foi convidado a ocupar a cadeira de produtor cultural dentro da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), atuando como gestor no CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso). 


Em suas composições, revela a realidade periférica, como revelado em seu último videoclipe Fala Que é Nóis. Já nas apresentações ao vivo, divide o palco com a DJ Mil e Um, que além de comandar as pickups do projeto, também produz eventos ao lado do artista.



Tony e Leo Leomil por Lucio Telles


Suas letras trazem mensagens para inspirar e levam referência para jovens que desejam seguir os mesmos passos que o rapper. Ao decorrer da apresentação, o MC narra o mundo sob a perspectiva de uma mente questionadora e nada acomodada que embasa críticas à religião e aos privilégios de uma sociedade que não os reconhece. No bate papo, Leo inicia com uma provocação questionando o porquê da escolha do rap em sua vida e troca uma ideia sobre todo o contexto musical que envolve seu universo.



Faixa a faixa


Bastardo abre a apresentação retratando a ausência paterna, uma realidade demasiadamente comum no Brasil. "Essa é uma canção que além de criticar situações de abandono de incapaz é também o retrato da infância de muitas crianças que vivem em situações precárias ficando à deriva da criminalidade e das drogas", comenta Tony.


A DJ Mil e Um anuncia Heresia com técnicas de scratch preparando a entrada da canção, que dispara as palavras do MC como flechas envoltas de um manifesto à igreja, governo e política, além de uma crítica em primeira pessoa: “Nela retrato a solidão na falta de amigo com pitadas de autocrítica para uma possível descontração machista e preconceituosa”, revela.


O empoderamento preto ganha mais uma voz em Fenda Paralela. Assim como a faixa anterior, ela é inédita e escrita pelo compositor exclusivamente para a apresentação no programa. "Nessa canção eu trago o resgate histórico do poder do povo preto que por muitas das vezes é silenciado por um sistema branco e escravagista", explica.


Em Descontrole, Tony elucida a luta de classe e escancara o racismo enfrentado no Brasil, fechando com um discurso de incentivo.Quanto maior o controle maior o descontrole, numa sociedade onde os menos favorecidos não têm voz, não tem vez e nem chances, através dessa canção eu retrato o descaso dos nossos governantes”, finaliza o rapper.



Sobre Leo Leomil


Formado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela ECA-USP, o jornalista fundou seu canal no YouTube em 2014, inicialmente produzindo episódios gravados de casa, em que ele mesmo ensinava a tocar bateria, complementado com conteúdos sobre bandas que gostava. Conforme a audiência foi se multiplicando, uma inquietação com o molde do programa tomou conta de Leo: “Achava esse formato vlogger bobo. Também nunca quis ser um professor de internet. Desde o começo queria fazer jornalismo musical, mas achava que ninguém gostaria de dar entrevista para um canal novo. Engano meu. Desde o primeiro ano, os músicos me davam entrevista. O primeiro foi Iggor Cavalera, pela internet, no esquema skype, hoje tão popular, por causa da pandemia”.


Após dois anos, o canal transformou seu conteúdo em vídeos com músicos brasileiros revelando seus equipamentos para um Leonardo curioso que, por sua vez, mergulha profundamente no universo de cada artista. O canal soma pouco mais de 105 mil inscritos, 500 vídeos que juntos ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações, colecionando convidados de variadas vertentes musicais. Fresno, Far From Alaska, CPM 22, Raimundos e Dead Fish são alguns dos artistas que já passaram pelo projeto.


Em 2019 Leo estreou no mundo dos podcasts com o  Música em Debate, exibido durante dois anos, com mais de 40 episódios de entrevistas com músicos e profissionais do music business sobre o mercado musical brasileiro e no mundo. E agora, em 2022, ele realiza a continuação de todo o trabalho performado envolto de um jornalismo musical apurado, que revela a cena autoral brasileira por quem entende e é apaixonado pelo assunto. “O projeto No Estúdio com Leo Leomil tem como principal objetivo se tornar uma referência da música brasileira, para quem procura novos artistas e tendências. A ideia é publicar novas temporadas em 2023, com apoio de leis de incentivo ou patrocinadores”, finaliza Leo.




FICHA TÉCNICA


Albuquerque Filmes (captação de imagens)

Rafa Batista - Diretor 

Felipe schmidt - Diretor de fotografia 

Diego Peninga - op de câmera 

Alice Sesoko - op de câmera

Nicole Riotto - assistente 

Isabella Tagawa - assistente

Leomi Batista - motorista 


Loop Estúdio (captação de áudio)

Hélio Pisca - técnico de som

Alessandro Pipa - assistente


Mixagem e Masterização

Eduardo Potyx


Edição

Fábio Burnier - imagens e finalização


Produção

Amanda Desmonts


Fotógrafo

Lucio Telles


Tradução libras

Ricardo Ferreira Santos


LINKS - No Estúdio com Leo Leomil
Instagramhttps://www.instagram.com/leonardoleomil/
https://www.youtube.com/leoleomil

 

LINKS - Tony Seu Loko
https://www.youtube.com/watch?v=jTO8N9_ZSxo
Instagram
https://www.instagram.com/tony_fodop/

Nenhum comentário