O curso de ÓPERA COMENTADA no Centro Cultural Baukurs, em Botafogo, tem por objetivo não apenas iniciar leigos no fantástico reino dessa manifestação artística plural para a formação de novas plateias, mas também trazer informações históricas, estéticas e estilísticas de cada obra aos conhecedores do gênero, assim como apresentar biografias de cada compositor e a análise detalhada de seu libreto.
Organizado em três blocos independentes, o curso ministrado pelo maestro Ricardo Rocha contará sempre com a análise e a explicação da obra, seu ‘libreto’ e o contexto histórico em que foi escrita. Ele foi pensado em três blocos, começando em 2022 pela Ópera Italiana, origem do gênero em si, e suas principais expressões, como a Trágica (drama), a Cômica (‘buffa’) e a Verista (‘realista’). Em 2023 o curso será ampliado com os Blocos II e III das Óperas Francesa e Alemã.
Origem e definição
A Ópera é um gênero artístico exclusivo e extraordinário produzido pela civilização ocidental, capaz de reunir teatro, literatura, cenografia, dança e outras manifestações em perfeita simbiose com a música, que com a ajuda daquelas, representa os afetos da poesia e da palavra através do canto, numa relação funcional de mútuo proveito, como organismos que interagem harmônica e produtivamente entre si.
Quem não a conhece, pergunta se este gênero é teatro musicado ou música encenada. A resposta é fácil, se começarmos pela origem de seu nome, Ópera, palavra italiana que significa ‘obra’, que por sua vez vem do latim ‘opus’, cujo plural é... ‘opera’. Assim, Ópera é arte plural na qual a música é uma protagonista que até se sustenta sozinha em concerto, mas que, não fosse o suporte de outras artes, não passaria de um oratório ou uma cantata profana com narração cantada.
Apresentações: As aulas contarão com a projeção de montagens completas e escolhidas entre as melhores existentes em DVDs e algumas da Internet, com grandes orquestras e solistas renomados.
Bloco I, A ÓPERA ITALIANA – comentada
Uma mostra da ópera italiana através de algumas de suas mais importantes obras-primas, num painel organizado com cinco títulos em sete aulas com apresentações completas de 17 de outubro a 14 de novembro de 2022
OUTUBRO: Óperas Verista e Trágica
AULA I - segunda, 17: Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni
AULA II - segunda, 24: Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo
AULA III - sexta, dia 28: Rigoletto, de Verdi, Primeiro Ato
AULA IV - segunda, dia 31: Rigoletto, de Verdi, Segundo e Terceiro Atos
NOVEMBRO: Comédia (Ópera Bufa)
AULA V: - segunda, dia 7, Gianni Schicchi, de Puccini
AULA VI: sexta, dia 11, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Primeiro Ato
AULA VII: segunda, dia 14, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Segundo e Terceiro Atos
Nenhum comentário