[News]Contabilidade Consultiva, você sabe por onde começar?

 Contabilidade Consultiva, você sabe por onde começar?



Fernando Muterle, Diretor da Cardsinova


 

Por décadas, empresários enxergam que a profissão contábil foi criada apenas para recolher documentos e dados fiscais, emitir guias, fazer escrituração contábil e envio para o Fisco, e não entendiam que um contador poderia ser extremamente útil para os negócios. Mas com a transformação digital que o mundo está vivenciando foi possível inovar e melhorar ainda mais o mercado contábil com o surgimento da Contabilidade Consultiva.

 

Para Fernando Muterle, Diretor da Cards Inova, a inovação e a tecnologia permitiram melhorar a qualidade das informações e a profissão contábil passou a ser mais valorizada e vista como base essencial para o crescimento de qualquer empresa. “Dentro deste cenário de mudanças, os empresários estão mais exigentes nas tomadas de decisões e enxergam com mais confiança seu contador quando este está presente e oferece serviços diferenciados que agregam valor aos negócios”

O executivo destaca que a Contabilidade Consultiva está transformando a profissão contábil uma vez que o trabalho passa a ser realizado em parceria com o cliente para que juntos tracem planos eficientes com um posicionamento consultivo, estratégico e alinhado com a realidade para alavancar o sucesso da empresa.

 

Mas por onde começar? Primeiramente é preciso fazer uma análise de dentro para fora, ou seja, avaliar como está estruturado seu escritório, o sistema utilizado, quais as tecnologias que ainda faltam ser implantadas e ter a certeza que sua equipe está preparada para essa mudança.

 

Com essas respostas em mãos é preciso ter em mente que a automação de processos é um passo fundamental para preparar a sua contabilidade para se dedicarem ao relacionamento com os seus clientes. “uma dica importante é livrar-se ao máximo de tarefas e trabalhos manuais para evitar a perda de tempo na sua operação como, por exemplo, fazer cálculos manualmente, erros na imputação de informações e retrabalho. Isso porque quando um cliente solicita um relatório é preciso ter urgência em juntar os dados e conferir tudo várias vezes para garantir que está tudo correto”.

 

Outra etapa importante é a análise completa de sua carteira de clientes. Converse informalmente com cada um deles e entenda o cenário atual, suas dores e os obstáculos que o impedem de crescer. Após entender a real situação com a visão de contador e identificar os contextos que esse cenário se encontra, comece a buscar melhores soluções para cada uma das dificuldades encontradas e que sejam coerentes com a realidade do dia a dia dele.

 

Segundo Muterle, após toda essa análise e entendimento dos contextos de cada cliente já é possível iniciar os diagnósticos, ou seja, identificar se está no caminho certo e o que é necessário fazer para incentivar o crescimento saudável e sucesso efetivo dos negócios. “Seja sincero e explique claramente o que está acontecendo na empresa dele e, a partir desse entendimento, será possível começarem a traçar, em conjunto, as soluções mais viáveis para os negócios”.

 

Vale ressaltar que a Contabilidade Consultiva é um modelo de negócio que precisa de acompanhamento constante. “Faça reuniões periódicas para compreender a fundo os processos do cliente, aproveite para identificar gargalos, discuta prazos etc e desenvolva um plano de ação efetivo para cada um de seus clientes. É com um planejamento de melhorias contínuas nos negócios que você se torna um contador totalmente consultivo”, finaliza Muterle.

 

 

 


 

Sobre a Cards Inova  (www.cardsinova.com.br)

 

A Cards Inova é uma rede própria para a venda e validação de certificados digitais com tecnologia da AC Valid, emitente dos certificados digitais ICP-Brasil e credenciada pelo ITI.  

 

Com matriz e uma unidade em Americana/SP, a Cards Inova conta com mais de 140 pontos de atendimento, distribuídos nos estados de SP, PA, GO, MG, BA, SC, MT, PE, RS, CE, AM e RJ. Para dar maior segurança aos seus clientes, a empresa conta com desenvolvimento e capacitação continua de seus agentes, em cada um dos seus pontos de validação. O projeto de expansão da empresa prevê que, até o segundo semestre de 2021, sejam mais 235 unidades de atendimento em todo o Brasil. Saiba mais:

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