[News]Grupo Mundiá Carimbó valoria ritmos da Amazônia – idealizado por paraenses radicados no Rio de Janeiro – lança clipe Carimbó Ijexá
Grupo Mundiá Carimbó valoria ritmos da Amazônia – idealizado por paraenses radicados no Rio de Janeiro – lança clipe Carimbó Ijexá
Shows no RJ. com música e dança, acontece no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (6/10, 5ªf, 19h) e no Hotel Selina Lapa (9/10, dom, 17h)
Mundiá Carimbó / Foto: Edu Napoli
Na região amazônica a palavra mundiá significa encantar, enfeitiçar. E é com encantamento que o grupo Mundiá Carimbó chega com o lançamento do novo clipe, da canção “Carimbó Ijexá” (https://youtu.be/v4vENyxtEXU) e com shows no Rio de Janeiro.
Muita música e dança dos ritmos amazônicos, como o Carimbó, Retumbão, Xote Bragantino, Lundu Marajoara, com repertório autoral com influências das clássicas canções populares – dos antigos mestres do Carimbó e outros ritmos da Amazônia.
As apresentações no RJ acontecem no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, Tijuca, no dia 6 de outubro (5af), às 19 horas, com show gratuito (*). No domingo, dia 9 outubro, o grupo se apresenta no Hotel Selina Lapa, às 17 horas.
Clipe de “Carimbó Ijexá / Foto: João Arierep
Com o intuito de difundir a cultura do norte do Brasil, o grupo é Idealizado por paraenses radicados na cidade da Cidade Histórica de Paraty, pessoas que trocam e somam com suas vertentes culturais. O Mundiá Carimbó é composto por oito artistas, uma formação usual dos grupos musicais de Belém do Pará, com Curimbó (tambor indígena), Banjo (principal instrumento de corda do Carimbó), Maracas (chocalho indígena feito com cuia/cabaça e sementes), Guitarra Elétrica, no Saxofone e outros instrumentos percussivos. Somados com a voz principal e coro, o grupo encanta com a música da região amazônica. Ficha técnica com nomes dos artistas e Serviço, abaixo.
Presentes no show, as influências de uma identidade cultural africana, indígena, portuguesa, caribenha e amazônica, em canções que falam sobre a relação do homem com a natureza, suas encantarias e saberes populares traduzidos através da poesia musical. No repertório, a base das raízes da música paraense, que se estende às referências caribenhas muito difundidas nos rios da imensa Amazônia, quando seus antepassados receberam pelos rios e ondas de rádio muitos ritmos, como as cumbias peruanas e colombianas; o merengue e a salsa cubana – origens de uma estética sonora muito similar ao que hoje se conhece como Lambada, Guitarrada e Carimbó.
Materiais para a imprensa: https://drive.google.com/
Ficha técnica Mundiá Carimbó:
Xan Lucato - congas e maracas
Cláudia Ribeiro - voz triângulo e mineiro
Rudrigo Sagar - composição voz banjo baixo
Fernando Paraense - composição curimbó bongo maracas
Joana Marinho - voz maracas
Fernanda Echuya - curimbó maracas e recoreco
Javier Seco - sax clarinete
João Guaiamumm - voz guitarra
Produção: Jasmim Manga Produções
Repertório show:
Carimbó Ijexá - Fernando Paraense
Morena Amar - Fernando Paraense
Banhar - Rodrigo Braga; Carimbó Ijexá - Fernando Paraense
O Barco - Fernando Paraense
Meu Bem De Belém - Rodrigo Braga
Afro Caribenho - Fernando Paraense
Vamos Dançar - Rodrigo Braga
Cumieira - Fernando Paraense
Sonhei Com Mar - Rodrigo Braga
Aconchinhar - Rodrigo Braga e Fernando Paraense
Redes digitais Mundiá Carimbó:
YouTube / Clipe Carimbó Ijexá, lançado em 02/09/2022: https://youtu.be/v4vENyxtEXU
YouTube / Cumieira: https://youtu.be/_OReeqCmZFI
FB: https://www.facebook.com/
Instagram: https://instagram.com/
Serviço Shows: 6/10 (5ªf) e 9/10 (domingo):
Show - Grupo Mundiá Carimbó
Dia: 06 de outubro de 2022 | 5ªf | 19 horas
Local: Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – RJ
Telefone: (21) 3238-3831
Livre | Evento aberto ao público e gratuito
(*) Projeto incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no edital Retomada Cultural RJ 2.
Show - Grupo Mundiá Carimbó
Dia: 09 de outubro de 2022 | domingo | 17 horas
Local: Hotel Selina Lapa
Endereço: R. Visc. de Maranguape, 9 - Centro, RJ, 20021-390
Telefone: (21) 2506-7800
Aberto a partir das 16h
Ingresso grátis entre 16h e 16h30: retirada no local
Ingresso no local, a partir das 16h30: R$10,00 – compra no local
Nenhum comentário