[News]Seriam os 76 anos de Freddie Mercury
Feliz aniversário, Freddie Mercury! 🎉
Há 76 anos, em 5 de setembro de 1946, nascia o cantor, músico e compositor tanzaniano-britânico Farrokh Bulsara, amplamente conhecido como Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Ele faleceu em 1991, aos 45 anos, por complicações causadas pela AIDS. 🇹🇿🇬🇧🏴
Nascido em Stone Town, Zanzibar (atual território da Tanzânia), filho de pais indianos, Bulsara passou a maior parte de sua infância na Índia, onde começou a ter aulas de piano aos sete anos de idade, enquanto morava com parentes. Aos 12 anos, enquanto estudava em um internato para meninos, formou sua primeira banda para tocar rock n' roll; nesse período, começou a ser chamado de Freddie. Após concluir o Ensino Médio, retornou com a família para Stone Town, e em 1964, fugindo da revolução que deu fim ao Sultanato de Zanzibar, a família se mudou para a Inglaterra; como Zanzibar foi um protetorado britânico até 1963, Mercury nasceu súdito britânico e foi registrado como cidadão do Reino Unido em 1969.
Freddie havia estudado e escrito música por anos, e em 1970 juntou-se ao guitarrista Brian May e ao baterista Roger Taylor para formar a banda Queen -- cujo nome foi escolhido por Freddie, que também desenhou o logo do grupo; o baixista John Deacon se juntou ao grupo em 1971. Com Freddie (agora com o sobrenome Mercury) nos vocais, o Queen lançou seu álbum de estreia, homônimo, em 1973, e atingiu aclamação mundial com o disco "A Night At The Opera" (1975), que apresentou a sonoridade única da banda para diversos públicos.
Frequentemente descrito como um dos maiores cantores da história, Freddie tornou-se conhecido por sua personalidade de palco extravagante e alcance vocal de quatro oitavas; um dos aspects mais notáveis de sua composição envolvia a ampla gama de gêneros que ele usava, que incluíam, entre outros estilos, rockabilly, rock progressivo, heavy metal, gospel e disco. Freddie desafiou as convenções de um vocalista do rock, com seu estilo altamente teatral influenciando a direção artística do Queen, além de compor e interpretar hinos mundiais populares como "Bohemian Rhapsody", "Crazy Little Thing Called Love" e "We Are The Champions".
Freddie foi diagnosticado com AIDS em 1987. Ele continuou a gravar com o Queen, e postumamente apareceu em seu último álbum, Made In Heaven (1995). Ele anunciou seu diagnóstico um dia antes de sua morte, por complicações da doença, em 1991, aos 45 anos. Ao longo de sua carreira, Freddie gravou 15 álbuns de estúdio com o Queen, vendendo mais de 300 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornando um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. Ele também liderou uma carreira solo e foi produtor e músico convidado de outros artistas.
Escrito por Yasmin de Carvalho
Nenhum comentário