[Crítica] Além de Nós


Sinopse: Leo, um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai, da qual se sente culpado. Ao encontrar uma foto e uma carta, Leo se depara com a necessidade de realizar o último desejo de seu pai e para atender ao pedido, viaja com seu tio Artur para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, tornando esta jornada uma grande aventura de descobertas e transformações.

O que achei? Filmes do gênero road movie são sobre aventuras inesperadas, obstáculos e crescimento dos personagens e o longa dirigido por Rogério Rodrigues é exatamente isso.

Leo (interpretado por Miguel Coelho) é um rapaz do campo, ingênuo e sem muitas experiências de vida que – após a morte do pai – se vê forçado a sair da sua zona de conforto para realizar o último desejo de seu pai: colocar uma foto de seu pai com o Getúlio Vargas nas escadarias do Palácio do Cadete. Seu tio Artur (interpretado por Thiago Lacerda) não tem perspectivas e passa os dias bebendo, que decide acompanhar Leo em sua viagem ao Rio de Janeiro, onde aprenderá a ter responsabilidades não apenas em relação ao sobrinho, mas também em relação a si mesmo.

Os personagens secundários que Leo e Artur encontram ao longo do caminho servem como meio de transporte tanto no sentido literal quanto no metafórico. Com suas diferentes experiências de vida, personalidades e visões de mundo, esses personagens servem para tirar os personagens principais de sua estagnação e mostrar-lhes uma nova perspectiva.

A trama do filme é bem desenvolvida, cai em alguns clichês do gênero, mas nada que afete de forma ruim a narrativa. A mudança dos protagonistas em relação à saída de sua zona de conforto é mostrada através de Leo e Artur se desapegando de coisas da sua terra natal – desde o meio de transporte até as suas vestimentas – saindo da tradição à qual foram criados e aderindo às coisas novas conforme a viagem avança.

Além de Nós é sobre aquela conhecida frase de que o que importa é a jornada. Leo e Artur chegam ao final dela diferentes de quando a começaram. E apesar de ambos seguirem diferentes caminhos no final, eles estão mais unidos que nunca e preparados para lidar com as mudanças e o futuro que os aguarda.

Estreia de “Além de Nós", de Rogério Rodrigues

Dia 26 de outubro

19h10
Cinemateca Brasileira
Cinemateca - Sala Grande Otelo

Reprise

Dia 01 de Novembro
15h30
Instituto Moreira Salles - Paulista 

Trailer:


Escrito por Michelle Araújo Silva

 


 



Nenhum comentário