[Crítica] Hamlet


Sinopse: Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais, tomam as ruas em passeatas, protestos e reivindicações. Cobram o fim da desigualdade e denunciam manobras políticas. Diante de um iminente golpe de estado, o Jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade. Agir ou não agir? Enquanto as bombas explodem, o coração entra em chamas, o mundo exterior em ruínas e por dentro a construção da cidadania e a chegada da maturidade. Ser ou não ser?

O que achei? Hamlet faz parte de uma recente leva de filmes que retratam e criticam o cenário político atual. O longa é uma mistura de documentário e ficção contado sob o ponto de vista de estudantes secundaristas. Ele tem a participação especial da ex-presidente Dilma Rousseff.

Esse ponto de vista é representado por Hamlet, um jovem que tem que crescer, descobrir sua identidade e lugar no mundo em meio à uma crise política, manifestações e protestos, pedindo por mais igualdade.

O filme retrata muito bem a dúvida e a luta interna de Hamlet em se autodescobrir diante da possibilidade de um golpe de estado. A fotografia do filme toda em preto e branco representa a incerteza de Hamlet diante do futuro. É um cenário meio pessimista e sem esperança.

Hamlet é introspectivo mesmo nas cenas dos conflitos das manifestações e protestos, é intimista e poético.

O longa é dirigido por Zeca Brito e estreia hoje, dia 25 de outubro, na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e será reprisado no dia 27 de outubro na Mostra Brasil.

Hamlet é uma produção da Anti Filmes, com coprodução da Galo de Briga Filmes.

Première mundial - 'Hamlet', dir. Zeca Brito

46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Dia 25 de outubro (terça-feira), às 21h20min, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 - Consolação);

Reprise:
dia 27 de outubro (quinta-feira), às 14h, no Cine Satyros Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação).

Escrito por Michelle Araújo Silva


 

Nenhum comentário