[Crítica] Noites de Paris
Sinopse: Na noite das eleições de 1981, as comemorações se espalham pelas ruas e há um ar de esperança e mudança em Paris. Mas para Elisabeth, seu casamento está chegando ao fim e agora ela terá que sustentar a si mesma e seus dois filhos adolescentes. Ela encontra trabalho em um programa de rádio noturno e encontra uma adolescente problemática chamada Talulah, a quem ela convida para sua casa. Com eles, Talulah experimenta o calor de uma família pela primeira vez. Embora ela desapareça de repente, seu espírito livre tem uma influência duradoura. Elisabeth e seus filhos ganham confiança e começam a correr riscos, mudando a trajetória de suas vidas.
O que achei? Novo longa de Mikhaël Hers começa no ano de 1981, mesmo ano que François Miterrand foi eleito presidente da França. É quando Elizabeth (interpretada por Charlotte Gainsbourg) se separa do marido e para sustentar os dois filhos adolescentes, consegue um emprego noturno em uma emissora de rádio. É nesse emprego que ela conhece Talulah, uma adolescente sem família que Elizabeth convida para se hospedar por uns dias em sua casa e onde Talulah experimenta pela primeira vez o que é ter uma família.
O filme mostra uma certa melancolia e angústia nos quatro personagens principais, principalmente na primeira parte do filme que se passa em 1981. Esses personagens tem falta de perspectiva e incerteza sobre o futuro, seja devido ao divórcio ou sair de casa fugindo de um lar e pai abusivos.
No segundo ato do filme, que se passa no ano de 1988, Elizabeth e seus dois filhos finalmente encontraram seus respectivos caminhos. Talulah é que reaparece, ainda perdida e sem um lar, mas é recebida de volta por Elizabeth e sua família, disposta a ajudá-la a largar o vício e ter uma vida familiar novamente.
Noites de Paris tem a nostalgia da década de 1980 que virou tendência em vários filmes e séries atuais, mas mostra um lado dessa década que geralmente não é mostrado neles. É um longa sobre conexões familiares, emocionais, de amizade e de amor. Isso fica claro quando Talulah aparece na emissora de rádio para tentar contar sua história para a locutora e vários ouvintes do programa.
As atuações de Charlotte Gainsbourg, Megan Northam, Quito Rayon Richter e Noée Abita são bem sólidas e os protagonistas tem uma boa química em frente às câmeras.
Noites de Paris está na seleção do Festival do Rio 2022, teve sua estreia mundial no Festival de Berlim deste ano. O filme é distribuído pela Vitrine Filmes e estreia hoje, dia 20, nos cinemas brasileiros.
Trailer:
Escrito por Michelle Araújo Silva
Nenhum comentário