[News] Lançamento da Bela Vista Cultural apresenta a origem, curiosidades e características de 25 alimentos presentes na mesa do brasileiro
Lançamento da Bela Vista Cultural apresenta a origem, curiosidades e características de 25 alimentos presentes na mesa do brasileiro
(Fotos por Silvestre Silva)
A editora e produtora Bela Vista Cultural traz ao público o seu mais novo projeto: o livro “Flores, Cores e Sabores dos Alimentos”, produzido com o patrocínio da VR, por meio do Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da cidade de São Paulo, a ser lançado em outubro deste ano.
De maneira visual e informativa, a obra é dividida em duas partes: na primeira, contextualiza a origem dos principais alimentos presentes em nosso cotidiano, abordando ainda a simbologia e a representatividade cultural de cada um deles. Com essa abordagem histórica e cultural, evidencia as influências de outros povos na gastronomia brasileira e apresenta receitas típicas das diferentes regiões do país.
Essas informações servem de chamariz para a segunda parte que enfoca em 25 alimentos que possuem grande importância na mesa do brasileiro, destacando também as características morfológicas de suas flores, a especificidade de cada espécie e as estratégias de reprodução e polinização, dentre outros assuntos.
O projeto surgiu da vontade de trazer paras as novas gerações informações e dados a respeito da origem dos alimentos. Hoje, como consequência da industrialização e da praticidade buscada no comércio, muitas vezes eles chegam aos lares embalados para o consumo, o que contribui para que se desconheça as características naturais dos alimentos.
“É muito gratificante fazer parte deste projeto. Falar sobre alimentação é essencial. É justamente na infância que começamos a formar as preferências e criar hábitos alimentares. Na VR acreditamos que a alimentação vai muito além de um hábito, é bem-estar, qualidade de vida e conhecimento”, afirma João Altman, diretor-executivo de Pessoas, Marketing e Cultura da VR.
Um destaque do livro são as fotos do fotógrafo Silvestre Silva, profissional referência em flora brasileira, com mais de 35 anos de carreira e vários livros publicados sobre o assunto. Muitas das imagens evidenciam os detalhes das flores dos alimentos, quase sempre desconhecidas do grande público.
“Nossa escolha quanto à parte visual tem o objetivo de surpreender o leitor. Todos conhecem a batata, mas poucos sabem como é a sua flor ou sua origem. A obra tem o mérito de mostrar dados e informações desses alimentos que não são percebidas no nosso cotidiano.” – afirma Renan Cyrillo, diretor-executivo da Bela Vista Cultural.
O lançamento da obra será acompanhado da doação gratuita de exemplares e da realização de apresentações em escolas e entidades parceiras, na capital paulista, ao longo do segundo semestre de 2022 e início de 2023. Professores destas instituições também terão acesso a uma Cartilha Pedagógica, elaborada pelo projeto, e terão o acompanhamento da coordenadora pedagógica e da editora visando a utilização do conteúdo em sala de aula.
Os estudantes, por sua vez, poderão participar de palestras nas quais serão abordadas questões relacionadas à produção sustentável e às diferentes possibilidades de utilização do alimento, sensibilizando-os sobre aspectos que são pouco notados, sobretudo por quem vive nas grandes cidades.
Sobre a Bela Vista Cultural
A Bela Vista Cultural é uma editora e produtora especializada no desenvolvimento de ações de impacto social voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como Cultura, Educação, Meio Ambiente, Artes Plásticas e Patrimônio. As propostas da empresa estão sempre voltadas à difusão dos assuntos trabalhados junto a entidades de ensino e de cultura, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas em seus produtos.
Sobre a VR
Pioneira no setor, a VR está implementando sua estratégia de ir muito além de benefícios oferecendo serviços como Conta Digital, Marketplace de Produtos, Cashback, Programa de Fidelidade, Super APP do trabalhador, Serviços de Mobilidade e Ponto Eletrônico, entre outros. As inovações, desenvolvidas em associação com um ecossistema de startups, são dedicadas aos empreendedores, empresas, estabelecimentos comerciais e trabalhadores. A VR possui mais de 50 mil empresas clientes e mais de 550 mil pontos de aceitação em todo o país.
Sobre o Pro-Mac: Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais
O Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, instituído pela Lei nº 15.948/2013 e regulamentado pelo Decreto nº 59.119/2019, tem como objetivo incentivar projetos culturais e artísticos por meio da renúncia fiscal na cidade de São Paulo.
Nenhum comentário