[News] Teatro Sérgio Cardoso celebra aniversário com inauguração de sala digital e programação especial
Sala Digital Teatro Sérgio Cardoso | Foto Divulgação |
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo comemora os 42 anos do Teatro Sérgio Cardoso com uma programação especial. Nos dias 12 e 13 de outubro, o Teatro recebe peças infantis, o novo espetáculo musical do cantor e compositor José Miguel Wisnik, além de inaugurar uma sala digital com recursos de alta tecnologia para a gravação e transmissão das ações realizadas nos palcos do equipamento, gerido pela Amigos da Arte.
Wisnik apresenta clássicos do repertório, além das composições de “Vão”, álbum que mistura ritmos e foi produzido durante a pandemia com inúmeras parcerias, como Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Paulo Neves. O show com duração de uma hora e meia acontece no dia 12 às 20h30, e será aberto ao público. Os convites devem ser retirados na bilheteria do Teatro.
Assim como a apresentação de Wisnik, as peças “A Princesa dos Caminhos”, “Na Vila do Heitor “ e “O Pequeno Herói Preto” poderão ser conferidas presencial, mas também virtualmente pela #CulturaEmCasa, a primeira plataforma gratuita de streaming e vídeo por demanda do país.
As três obras infantis foram selecionadas para representar a diversidade que o Teatro tem buscado apresentar. Em “A Princesa dos Caminhos”, a personagem protagonista é salva por Simone de Beauvoir, escritora francesa do começo do século 20, ícone do pensamento filosófico feminista. A questão da negritude e do racismo é abordada em “O Pequeno Herói Preto”, que levanta críticas importantes para a reflexão do público infanto-juvenil. No musical “Na Vila do Heitor”, a obra de Heitor Villa-Lobos, o compositor brasileiro mais citado internacionalmente, abre espaço para muita interação com a plateia e mostra o esforço de Villa-Lobos na busca de uma música tipicamente brasileira.
Mas é a inauguração da sala digital do Teatro Sérgio Cardoso, que os organizadores da programação apostam como a grande novidade da celebração dos 42 anos do equipamento. Para o lançamento, será realizado no dia 13 de outubro um show de Paulinho Moska e Renato Luciano, que o público poderá conferir exclusivamente pela plataforma #CulturaEmCasa.
"A plataforma #CulturaEmCasa criada em 2020 e agora a sala digital do Teatro Sérgio Cardoso inauguram um novo momento para o Teatro, com a efetiva democratização da cultura, uma vez que nossa programação estará acessível para qualquer pessoa que tenha um celular ou um computador com internet", diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora das iniciativas. "Começamos esses projetos em plena pandemia, e este é um legado importante dos tempos difíceis de isolamento, com um investimento tecnológico de ponta e muita criatividade aprendemos a levar arte e cultura para a casa das pessoas", completou.
Sala digital, tecnologia de ponta
A sala digital do Teatro Sérgio Cardoso foi inspirada em modelos internacionais, a exemplo do que já fez a Sala São Paulo, reconhecida como um dos melhores espaços para apresentação de concertos do mundo. Para garantir apresentações virtuais que se aproximem da experiência presencial, foi contratado o consultor canadense, Alex Olegnowicz, que apostou em soluções inovadoras e criativas.
No Teatro Sérgio Cardoso, o novo conjunto tecnológico conta com seis câmeras, todas com resolução 4k. Dessas, três são “Blackmagic”, referência no mercado de transmissão ao vivo, e atualmente o equipamento preferido nas produções de Hollywood. As outras são PTZs, câmeras robóticas controladas remotamente por joystick, que oferecem inúmeras possibilidades de enquadramento e posicionamento.
As duas salas do Teatro Sérgio Cardoso – Nydia Licia e Paschoal Carlos Magno – foram equipadas com mais de 30 pontos de fibra óptica, o que permite que o sinal de áudio e imagem chegue com menor tempo de resposta e maior qualidade no estúdio.
O estúdio, por sua vez, foi equipado com 14 gravadores que trabalham com a resolução 4k, máquinas de alta performance para a transmissão ao vivo, suítes de vídeo de ampla capacidade de processamento de informações; controles remotos das câmeras robóticas; mesa de corte para edição em tempo real; monitores de áudio de referência; TVs que possibilitam a visualização simultânea das imagens captadas, tanto do está sendo transmitido quanto do que ainda vai ao ar.
A mesa de som digital é dedicada à mixagem do áudio para broadcasting, adicional às existentes para as salas de espetáculo; duas redes de internet de alta velocidade via fibra, que viabilizam a transmissão para que não seja interrompida em caso de falhas na rede. Todos os ajustes de cor, iris, ISO e afins das câmeras situadas nas salas podem ser realizados remotamente a partir do estúdio. As cabines técnicas da sala também passaram por atualizações, por exemplo, com novos monitores de vídeo para que os técnicos de luz e som saibam como o espetáculo será visto por quem assiste de casa.
A tecnologia, aliada à equipe técnica qualificada para a operação dos equipamentos com qualidade de cinema, permite produzir conteúdos originais, criativos e totalmente voltados para a linguagem do streaming.
Teatro Sérgio Cardoso – Programação de aniversário
12/10
11h – “A Princesa dos Caminhos”, presencial, aberto ao público, ingresso deve ser retirado na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo
16h - “Na Vila do Heitor”, presencial, aberto ao público, ingresso deve ser retirado na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo
20h30 – Show José Miguel Wisnik, presencial, aberto ao público, ingresso deve ser retirado na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo
13/10
16h – “O Pequeno Herói Preto”, presencial, aberto ao público, ingresso deve ser retirado na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo
20h30 – Inauguração Sala Digital do Teatro Sérgio Cardoso, show de Paulinho Moska e Renato Luciano, disponível apenas pela plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br)
Teatro Sérgio Cardoso, Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo, SP
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Redes Sociais TSC
Nenhum comentário