[News] “Um Samurai em São Paulo” participa da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
São Paulo, 17 de outubro de 2022 - O documentário “Um Samurai em São Paulo”, produzido e dirigido por Débora Mamber Czeresnia, integra a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 20 de outubro a 02 de novembro e traça um panorama da produção cinematográfica mundial.
Selecionado entre os concorrentes da Mostra Brasil Competição Novos Diretores, o longa-metragem narra a trajetória do mestre de karatê japonês Taketo Okuda, falecido no início de 2022 aos 79 anos depois de mais de seis décadas dedicadas à arte marcial das mãos vazias
A história de Okuda é narrada pela perspectiva de Débora, sua aluna, brasileira e neta de sobreviventes do Holocausto, que encontrou na arte marcial muito mais do que disciplina e força. “Enquanto o Brasil e o mundo assistem à escalada de discursos agressivos e bélicos, o que Okuda nos traz é um potente grito de kiai de resistência, nos convidando a repensar a necessidade de armar-se contra o outro. Por isso, ‘Um Samurai em São Paulo’ é um filme extremamente atual”, comenta Débora.
Discípulo Masatoshi Nakayama, responsável pela difusão do karatê Shotokan no Ocidente, Okuda se muda para o Brasil na década de 70 incumbido da missão de ensinar as técnicas da Associação Japonesa de Karatê. A partir de então, forma uma geração de atletas que marca o desenvolvimento da modalidade no país. Com a morte de seu mestre, nos anos 80, afasta-se das competições esportivas e passa a usar a prática como ferramenta para alcançar a transcendência.
Distribuído pela Elo Studios, o longa, que concorre na categoria Mostra Brasil Competição Novos Diretores, poderá ser visto no dia 25 de outubro, às 20h15, na Reserva Cultural, e dia 26 de outubro, às 14h, no MIS (Museu da Imagem e do Som).
“Um Samurai em São Paulo”, fez parte do Selo ELAS, uma iniciativa da Elo Studios que fomenta filmes feitos por mulheres, na intenção de ajudar na equidade de gênero do setor.
A 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro. A programação conta com 231 filmes, vindos de 60 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial, além da exibição de filmes restaurados e em realidade virtual.
Mais informações: https://46.mostra.org/
Sinopse
O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada por uma de suas alunas, uma brasileira neta de sobreviventes do Holocausto. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador.
Sobre a diretora
Débora Mamber Czeresnia nasceu em 1976 e é paulistana. Escreve roteiros audiovisuais desde de 2015, dentre os quais o curta-metragem Timing, seleção oficial no Festival de Annecy (França) e vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como melhor curta internacional no Arouca Film Festival (Portugal) e menção honrosa no Festival de Cine de Huesca (Espanha). Graduada em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo na Northwestern University (EUA) e em Escrita Criativa no Instituto Vera Cruz, atuou por 18 anos em diversos veículos da grande imprensa. O documentário Um Samurai em São Paulo é sua estreia na direção.
ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.
Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.
A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras - SELO ELAS - e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas.
Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente Miss” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D'amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).
Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.
Nenhum comentário