[News] Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura participam de eventos em Portugal
Crédito:Divulgação |
Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, Fabio-Horácio Castro (2021) e João Gabriel Paulsen (2019), participam este mês do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), que reunirá cerca de 300 escritores de diversos países na cidade histórica pré-medieval, localizada no interior de Portugal. Os autores também estarão em outros dois encontros no país promovidos por bibliotecas associadas à Fundação José Saramago.
Fabio e João Gabriel estarão presentes na programação do Festival no espaço Folio Mais, no dia 15 de outubro, às 17h (horário local). Eles participarão da mesa ‘Prêmio Sesc de Literatura: nova literatura brasileira”, que abordará o panorama literário contemporâneo no país.
No dia 17 de outubro, os autores estarão em Montemor-o-Novo, na região do Alentejo. Eles visitarão a Biblioteca Municipal Almeida Faria e vão conversar com alunos de uma escola pública da cidade. No dia 18, João Gabriel e Fábio participarão da mesa “Para que servem os prêmios literários?”, às 18h30, na Fundação José Saramago, em Lisboa.
“A participação dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em eventos no exterior, como no Folio, amplia o alcance dos autores e da literatura brasileira no cenário internacional. Este ano, no Folio, por exemplo, estarão presentes muitos escritores e artistas nacionais e internacionais, entre eles, dois vencedores do Prêmio Nobel da Literatura. Estaremos juntos celebrando o poder da palavra”, explica Henrique Rodrigues, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc.
O Sesc participa do Festival Literário Internacional de Óbidos desde 2018, com vários dos escritores revelados pelo Prêmio Sesc de Literatura, como Juliana Leite, Tobias Carvalho, Caê Guimarães, Tônio Caetano, José de Almeida Junior e Luisa Geisler.
Vencedores
Fabio Horácio-Castro é paraense, jornalista de formação e professor universitário. O romance O réptil melancólico fala de colonialidade, colonialismo e colonização. A narrativa parte do retorno de Felipe para sua cidade, após longa estadia fora do país. Ele seguira para o exílio na primeira infância, levado por sua mãe, militante política perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro. Nesse processo de retorno, restabelece contato com a família materna, particularmente com seu primo Miguel, que está fazendo o caminho oposto: o de partir da cidade.
João Gabriel Paulsen é mineiro de Juiz de Fora, nascido em 1999. Escreve desde os 15 anos, aventurando-se, desde então, pela poesia e pela prosa. O doce e o amargo foi o seu livro de estreia e vencedor da edição de 2019 na categoria Conto. A coletânea é composta por nove contos, histórias aparentemente desconexas, que tratam das tensões geracionais e os conflitos trazidos pelos ritos de passagem, permeados pela tensão entre aproximação e distanciamento do outro.
Sobre o FOLIO
A sétima edição do FOLIO (Festival Literário Internacional de Óbidos), que será realizada entre 06 e 16 de outubro, conta com uma programação diversificada ao longo de dez dias e é promovida em conjunto pela Fundação INATEL, a Óbidos Criativa e a E.M.Neste ano, o tema do evento é “O Poder”, especificamente o poder da palavra e da livre expressão.
Nenhum comentário