[News]FIL – FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS

 

FIL – FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS

EDIÇÃO ESPECIAL – A EXPERIÊNCIA DA LITERATURA

De 7 de outubro a 6 de novembro



 

Espetáculo Missão Flicts faz homenagem a Ziraldo, que completa 90 anos, nos dias 15 e 16 de outubro dentro da programação do FIL no CCBB Rio


Ziraldo faz 90 anos e é homenageado no FIL

 

Vídeo do espetáculo: https://youtu.be/vMaHEYerS68

 

Nos dias 15 e 16 de outubro, o FIL vai celebrar os 90 anos do eterno Menino Maluquinho, no Teatro III do CCBB RJ, com a apresentação do espetáculo “Missão Flicts”. A invenção literária multimídia, contada por José Mauro Brant, é uma reverência a um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil brasileira. A cena é o espaço sideral ou as páginas em branco de um livro. Uma viagem intergaláctica que começa nas imagens de filmes de Méliès e Fritz Lang e passeia por cenas reais da NASA até o primeiro astronauta pisar em solo lunar, em julho de 1969. 

 (foto: Marian Starosta) – José Mauro Brant em Missão Flicts faz uma homenagem a Ziraldo


O espetáculo utiliza música, projeções animadas e a linguagem dos contadores de histórias para contar a primeira obra pra crianças do autor de “O menino Maluquinho”, que no dia 24 de outubro faz 90 anos. As imagens geométricas imaginadas pelo ilustrador Ziraldo, ganham vida e interagem com a narrativa contada e cantada por José Mauro Brant. Brant, um experiente contador de histórias que reedita sua premiada parceria com Tim Rescala, responsável pela música original, que imprime lirismo e ritmo de aventura às narrativas poéticas apresentadas Conceito da direção do espetáculo (5 linhas): Debut de Ziraldo no universo da literatura infantojuvenil, FLICTS foi lançado em 1969, mesmo ano em que o homem pisa em solo lunar pela primeira vez.“FLICTS”, é narrada em sua forma literária sem sofrer adaptações. A história se desenrola na tensão entre as linguagens, visual, musical e textual. O objetivo é recriar no palco a aventura da leitura, para isso, a encenação conta com a música de Tim Rescala, e as projeções animadas por Ricardo e Renato Vilarouca, inspiradas no projeto visual original do livro que revolucionou o mercado editorial brasileiro.

 

 “Na Flip de 2014, em Paraty, tive a alegria de participar de uma mesa com o Zira. Ao final da mesa, ele simplesmente me convidou para voltar de helicóptero para o Rio. Como ele é muito brincalhão eu topei. Só que era José Mauro Brant é “astronauta”, viajante do tempo, narrador de histórias, autor, ator e cantor, José Mauro Brant é um dos mais importantes contadores de histórias do Brasil. Com mais de 80 peças teatrais em sua jornada, é responsável por transmitir verdadeiras pérolas da tradição oral dos quatro cantos do mundo aos novos públicos. O FIL agradece e comemora seus 90 anos de meninice maluquinha! pra valer! E lá fomos nós voar ao redor do Cristo Redentor. De lá pra cá, pude dirigir a Opera do Menino maluquinho, encontrar com o Zira nos aeroportos e agora, em 2022, vamos ter a alegria de celebrar seus 90 anos no FIL Festival”, diz a idealizadora do FIL, Karen Acioly.

 

​José Mauro Brant é “astronauta”, viajante do tempo, narrador de histórias, autor, ator e cantor, é um dos mais importantes contadores de histórias do Brasil. Com mais de 80 peças teatrais em sua jornada, é responsável por transmitir verdadeiras pérolas da tradição oral dos quatro cantos do mundo aos novos públicos.

 

Sobre Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais.

Além de escritor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, designer e ilustrador. Iniciou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Ziraldo começou a fazer sucesso nos anos 1960 com o lançamento da revista em quadrinhos super brasileira: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar fundou, com outros humoristas, O Pasquim – um jornal não conformista que deixou saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Jeremias – O Bom, também contam com uma legião de admiradores. Seu primeiro livro infantil, Flicts, de 1969, conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, com cerca de 130 edições. O livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, TV, ópera, videogame, internet e cinema. Muitos livros de Ziraldo foram traduzidos para idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano. Ziraldo já recebeu inúmeros prêmios, entre eles se destacam: o prêmio Jabuti, em 1982, pelo melhor livro de arte com O Bichinho da Maçã, o prêmio Andersen da Itália, em 2004, pela edição italiana do livro Flicts, e o prêmio Quevedos 2009, o mais importante prêmio do humor gráfico no mundo, por toda a sua obra.

 

 

Programação completa em www.fil.art.br 

 

 

Ficha técnica:

Criação: José Mauro Brant

Performance e concepção: José Mauro Brant

Música: Tim Rescala

Arranjos e produção musical: Tibor Fittell

Videografismo: Rico e Renato Vilarouca

Figurino: Carol Lobato

Iluminação: Fernanda Mattos

Fotos: Marian Starosta

 

Serviço:

FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Edição Especial

A Experiência da Literatura

De 7 a 6 de novembro

 

Teatro III

·Missão Flicts – dias 15 e 16 de outubro - https://www.fil.art.br/missao-flicts

15 OUT - Horário: 11h e 14h

16 OUT - Horário: 14h e 16h

Classificação etária: 4 anos

Duração: 40 minutos

 

Local:

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66

Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020

bb.com.br/cultura |twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj 

 

Assessoria de imprensa CCBB RJ

Giselle Sampaio

21 3808-2346 | gisellesampaio@bb.com.br

 

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do do CCBB - ingressos.ccbb.com.br .

 

*Os eventos já estão disponibilizados conforme prazo padrão de abertura de duas segundas-feiras antes da data de estreia pelo link : ingressos.ccbb.com.br/cidades/rio-de-janeiro-rj

 

Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.

Nenhum comentário