[News]Originalidade encontra conceito artístico em segundo vídeo de apresentação ao vivo da recreio

 Originalidade encontra conceito artístico em segundo vídeo de apresentação ao vivo da recreio


Fumaça Pura foi a canção escolhida para divulgar novo vídeo de show registrado em Porto Alegre





Frame do vídeo Fumaça Pura ao vivo


A banda porto-alegrense recreio, formada por ex-integrantes da Soundlights, Arthur Valandro, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli, revela hoje (18) mais um vídeo da apresentação que celebrou a estreia do primeiro disco do projeto: Tiranos Melancólicos, registrado no espaço cultural Agulha, localizado em Porto Alegre. Assista aqui Fumaça Pura (ao vivo).


A produção deixa evidente o diálogo entre o cenário formado por pássaros, tema do álbum, e figurino da banda, pensado criteriosamente para cada integrante. Envolto em um conceito bem definido, sonora e visualmente, o projeto registrou a canção proposta, com riqueza de detalhes que conectam à história do videoclipe (uma sessão de equoterapia - terapia assistida por cavalos), com a direção das câmeras do vídeo ao vivo, se assemelhando ao ritmo "épico de velho oeste" dos arranjos da canção. 


“Os takes da filmagem fazem um bom acompanhamento da introdução da música, que repete o riff de guitarra que se desloca ao longo da estrutura base da faixa e cria a sensação de movimento. Os versos e refrões da canção vieram mais acompanhados de imagens estáticas que mostram bem as reações corporais do público às sessões da música”, conta o vocalista Arthur.


Mais uma vez, a terceira câmera que compõe o vídeo estava nas mãos do público, responsável por expressar o ponto de vista coletivo daquela noite, registrado pela handycam que o grupo deixou durante todo o show, passando pelas mãos da plateia, que por sua vez eternizaram a visão geral do palco, sem esquecer de detalhes cenográficos e de expressões dos integrantes.


Fumaça Pura


Em setembro, o single Empatia apresentou o grupo que logo de cara mostrou sua identidade musical e artística, estrelando um videoclipe corpóreo, exibindo os integrantes entregues a uma coreografia inspirada no contexto existencial da canção. A versão de estúdio de Fumaça Pura foi a segunda música a ser divulgada pela banda, contando com uma produção audiovisual cuidadosamente produzida, reafirmando a identidade visual do quinteto, com uma fotografia retrô. Vale destacar também que o clipe de Fumaça Pura traz um paralelo interessante: "Um dos eixos que conceitua o disco é o paralelo entre os Rio Grandes (Rio Grande Valley of Texas - EUA e Rio Grande do Sul - BR), territórios que delimitam a origem e destino do processo migratório do suiriri (Tyrannus Melancholicus). Culturalmente, ambas regiões sulinas compartilham uma construção de uma masculinidade conservadora, limitada a padrões de virilidade (o caubói e o gaúcho). A ideia foi propor um clipe que se apropria desta imagem e a coloca em questão. O que parece tratar de um faroeste-gaudério, revela-se como o registro documental de uma sessão de equiterapia. O contraste entre as diferentes narrativas é acionado pela presença de um ser luminoso e seu olhar subjetivo, que sugere ser transversal a diferentes realidades", explica Ricardo De Carli, que dirigiu o vídeo.


Ao compor a música, o grupo foi inspirado por discos clássicos de bandas inglesas como Rolling Stones e The Police, mas também projetos dos anos 2000 como Melody's Echo Chamber, MGMT e a própria cena britpop. “Os versos tratam da sensação ansiogênica de estar sufocado em meio às informações que recebemos e que compõem tal realidade distópica. O refrão surge em meio a uma crescente de instrumentos e culmina em uma sensação catártica, reconhecendo que só coletivamente podemos produzir mudanças significativas”, revela o integrante Ricardo.



ASSISTA À PERFORMANCE AO VIVO DE FUMAÇA PURA






FICHA TÉCNICA 


recreio é: André Garbini, Arthur Valandro, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo de Carli

Captação de vídeo: OCorre Lab (Bruno dos Anjos e Vinícius Luz)

Captação de áudio: Olímpio Machado

Montagem e finalização: Ricardo de Carli

Mixagem e masterização: Bernard Simon

Produção executiva: Marta Karrer

Iluminação: Thais Andrade

Figurino: Juliana Franarin

Cenografia: Pam Magpali



LINKS


Twitterhttps://twitter.com/recreio_recreio

Instagramhttps://www.instagram.com/recreio.recreio/

https://recreio.bandcamp.com/

https://www.youtube.com/channel/UC12GE-VX5a1k9iTT-0R9RdA

Discordhttps://www.youtube.com/channel/UC12GE-VX5a1k9iTT-0R9RdA

https://www.tiktok.com/@recreio.recreio



SOBRE RECREIO


Ainda adolescente, o compositor e vocalista Arthur Valandro iniciou suas gravações autorais enquanto residia em uma ilha remota no sul do Alasca. Esse foi o pontapé inicial para dar vida a seu primeiro projeto musical, o Soundlights. Após seu regresso a Porto Alegre, firmou parceria com músicos da cena local independente, e em 2017 lançou seu primeiro EP Sons que vêm do Sítio, pela Lezma Records, e circulou por grande parte do sul e sudeste do país com apresentações ao vivo.


Durante a pandemia, o grupo passou por uma metamorfose gradual em 2021, que levou ao nascimento da banda recreio. Além de Arthur, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli formam o time do coletivo que carrega desde antes a bagagem de proposições experimentais, agora aliadas ao pop, propondo temáticas relacionadas ao existencialismo, aos relacionamentos interpessoais e às questões socioambientais. 


O álbum Tiranos Melancólicos marca essa nova fase da banda e chegou em todos os aplicativos de música em setembro deste ano, revelando os singles Empatia e Fumaça Pura.


Thais Pimenta

Nenhum comentário