[News]Primeira obra que analisa livros de Valter Hugo Mãe, escritor luso-angolano, chega ao mercado editorial

 

Primeira obra que analisa livros de Valter Hugo Mãe, escritor luso-angolano, chega ao mercado editorial



Walter Hugo Mãe e Silvia Garcia

 

No próximo dia 29 de outubro chegará às editoras o livro Valter Hugo Mãe – Alteridade e Criação Literária, da mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP – Sílvia Garcia, publicado pela Giostri Editora.

A obra é resultado da dissertação de Mestrado em 2019 – Homens imprudentemente poéticos – alteridade e criação literária em Valter Hugo Mãe, orientada pela Profa. Dra. Vera Bastazin, especialista em José Saramago, que prefacia o livro, que também conta com a apresentação da Profa. Dra. Diana Navas, especialista em António Lobo Antunes, ambas do Programa de Pós em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

O livro será lançado pela Giostri Editora no próximo dia 29, às 17h, com a presença da autora, de Vera Bastazin e de Diana Navas. Será uma tarde de autógrafos, regada a coquetel e oferecerá um bate papo sobre o panorama da literatura portuguesa contemporânea.

Além de analisar o penúltimo livro de Valter Hugo Mãe – Homens imprudentemente poéticos, a publicação aborda a história de Mãe e suas incursões pelos diferentes gêneros literários. É a primeira vez que uma autora, no Brasil e em Portugal, lança uma obra sobre o escritor luso-angolano. Há apenas um livro em Portugal – Estudos sobre a obra de Valter Hugo Mãe – Nenhuma palavra é exata, organizado por Carlos Nogueira, que reúne artigos acadêmicos do Brasil e de Portugal sobre a obra do escritor.

Sílvia Garcia é formada em Letras pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em Jornalismo pela UNIP - Universidade Paulista, especialista em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Libero e em Roteiro e Dramaturgia pela Escola Superior de Artes Célia Helena, tendo escrito a peça Senhora dos Extremos, ainda inédita, sob orientação do autor e dramaturgo brasileiro Samir Yazbek. Também atua há doze anos como produtora cultural na programação do SescTV, canal cultural do SescSP.

A autora ainda tem um projeto de leitura chamado Crianças Bonsai, inspirado na obra de Valter Hugo Mãe – A desumanização, que busca parceiros para dar início. É um projeto semestral gratuito, como encontros semanais de 1h30, dedicado à leitura para todas as idades, que aborda temas como negritude, mulher, LGBTQIA+, velhice, infância e memória.

Em 2019, a escritora teve a chance de entregar uma cópia de sua dissertação de mestrado, antes mesmo da defesa, a Valter Hugo Mãe durante a Balada Literária e ele publicou um agradecimento em seu Instagram.  

Sílvia também publicou em setembro de 2021, pela mesma editora, suas primeiras obras – Tudo o que é bom vem de graça, que reúne dois contos A Fome e A Esperança a Mover Mundos, dedicado ao público infantojuvenil e Radiografia das Retinas, uma coletânea de poemas. Atualmente ela se debruça sobre sua dramaturgia e sobre um novo livro de poemas, que deverá lançar em 2023 pela mesma editora.

Também ensaia os primeiros passos para dar continuidade à pesquisa na obra de Mãe, iniciando seu processo de doutoramento pela PUC-SP.

 

Serviço: Lançamento de Valter Hugo Mãe – Alteridade e Criação Literária, de Sílvia Garcia

Local: Giostri Editora

Endereço: Rua Rui Barbosa, 201 – Bela Vista – SP.

Horário: das 17h às 20h

Informações: 11 3284 8783 e 11 97162 5207

Participam: Sílvia Garcia, mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP; Profa. Dra Vera Bastazin, pós doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade do Minho e doutora e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Profa. Dra. Diana Navas, pós doutora em Letras e Literatura pela Universidade de Aveiro, doutora em Literatura Portuguesa pela USP-SP e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.

Nenhum comentário