[News]Som Livre celebra 50 anos de “Acabou Chorare” na campanha (Re) Descubra
Som Livre celebra 50 anos de “Acabou Chorare” na campanha (Re) Descubra
Álbum dos Novos Baianos ganha nova sonoridade pelo beatmaker Ruxell, lyric vídeo inédito dirigido por Bruno Tavares, entre outras ações de campanha que impulsiona produtos de alto consumo do catálogo da gravadora
O mundo da música é dinâmico e na era digital é intenso. Ao mesmo tempo que são lançados novos hits a cada dia, antigas pérolas são ressignificadas, revividas e redimensionadas. De 1972 para cá, podemos dizer que muita coisa mudou. Mas o sucesso dos Novos Baianos com certeza é atemporal! Após meio século do lançamento do renomado disco “Acabou Chorare” - que revolucionou a cena musical do Brasil, conquistou milhares de fãs e influenciou uma geração de artistas -, a obra continua ditando tendências na indústria fonográfica até os dias de hoje, se reafirmando como um clássico para fãs e também para novos ouvintes. A Som Livre segue celebrando os 50 anos de uns dos maiores e mais importantes álbuns da música brasileira com ações especiais no digital por meio da campanha (Re) Descubra. Fazem parte das iniciativas o lançamento de um álbum de remixes assinados pelo hitmaker Ruxell, com exclusividade no Apple Music, e um lyric video inédito da faixa “Mistério do Planeta”, com direção do ilustrador e designer Bruno Tavares, para o YouTube.
Lançado em 1972 pela Som Livre no formato físico, em LP (long play), e disponibilizado no streaming em 2013, o álbum “Acabou Chorare” possui mais de 100 mil cópias vendidas do produto original e contabiliza cerca de 130 milhões de plays nas plataformas de áudio (considerando o somatório entre Spotify, Deezer, Apple e Amazon Music). Segundo um recente estudo de consumo de dados a partir do catálogo da Som Livre, o disco apresentou um crescimento de 35% de plays de 2019 para 2020 e soma mais de 60 milhões de execuções entre janeiro de 2020 e setembro de 2022 - comprovando o resgate de “Acabou Chorare” pelo público desde o início da pandemia. Mais de dois anos depois, mesmo com a volta de agenda de shows presenciais e demais compromissos na rotina da população, o comportamento observado no streaming segue forte. “Acabou Chorare” apresenta um consumo mensal de cerca de 1,6 milhão de streams em 2022, mantendo seus ouvintes ativos.
Desde 2020, acarretado pelo início da pandemia, foi observado um novo movimento comportamental, no qual as pessoas mergulharam em momentos nostálgicos ao resgatarem antigas canções a fim de encontrarem um pouco de familiaridade e conforto sonoro nas horas vagas que ganharam dentro de suas casas, além de uma curiosidade para entender o que as pessoas ouviam quando a vida era mais simples e a rotina menos acelerada. Segundo dados da Som Livre no streaming, o consumo do back catalog - que compreende produtos com lançamentos há mais de 42 meses - cresceu cerca de 26% em 2020 e mantém seu crescimento em torno de 30% em 2022. A partir do estudo destes dados, a Som Livre criou a campanha (Re) Descubra, com investimentos em ações de marketing, mídia e digital para produtos selecionados do catálogo que mais se destacam em consumo. O objetivo é celebrar junto ao público consumidor esses clássicos da música brasileira, de diferentes gêneros musicais, e convidar novas audiências a (re) descobrirem estes produtos.
Dando início à campanha comemorando o marco de "Acabou Chorare”, a Som Livre lança em parceria exclusiva com o Apple Music um álbum de remixes do icônico disco pelas mãos de um dos maiores produtores musicais da atualidade, o beatmaker Ruxell. Colecionando produções musicais para grandes nomes do pop atual como Anitta, Ludmilla, Gloria Groove, Pabllo Vittar, IZA e Lexa, o produtor musical também possui carreira solo como artista do Inbraza, selo da Som Livre, lançando suas próprias músicas. As faixas “Acabou Chorare”, entre elas ‘Swing de Campo Grande’, ‘Mistério do Planeta’ e ‘Preta Pretinha’, ganharam novos arranjos sonoros no formato pioneiro da plataforma, o DJ Mixes, trazendo um frescor para as canções, mas sem perder sua essência original - ouça aqui.
Já no canal oficial da Som Livre no YouTube, “Acabou Chorare” será celebrado com um lyric video inédito, com direção do ilustrador e designer Bruno Tavares. A faixa “Mistério do Planeta”, uma das mais ouvidas do disco no streaming, ganha arte com refinamento especial e elementos lúdicos, ilustrando os integrantes dos Novos Baianos em harmonia com o conceito da composição, que traz no refrão trechos como: “Vou mostrando como sou/E vou sendo como posso/Jogando meu corpo no mundo/Andando por todos os cantos/E pela lei natural dos encontros/Eu deixo e recebo um tanto/E passo aos olhos nus/Ou vestidos de lunetas/Passado, presente/Participo sendo o mistério do planeta“ - assista aqui.
Frames do lyric video com ilustrações dos integrantes dos Novos Baianos, com direção do ilustrador e designer Bruno Tavares/Divulgação Som Livre
Ao longo do mês de outubro, outras ações também estão sendo direcionadas para celebrar “Acabou Chorare” no digital. No Instagram da Som Livre, artistas da nova geração que são fãs dos Novos Baianos, como Rafa Almeida, May & Karen e Thais Macedo, compartilharam covers exclusivos de músicas do álbum. Já a série de posts intitulada de “Legados Baianos” aborda como o grupo e o disco inspiraram uma diversidade de artistas nestes 50 anos. Curiosidades sobre os trabalhos de Marisa Monte, Baco Exu do Blues, Pitty, Céu, Alexandre Pires e Bala Desejo fazem parte do conteúdo. No TikTok, plataforma que apresenta forte engajamento e consumo ao resgatar clássicos musicais como o icônico álbum, a Som Livre faz parcerias com influenciadores digitais.
Daniela Barcellos, Gerente Comercial Digital da Som Livre, fala sobre o fenômeno cultural que é o disco “Acabou Chorare” e sobre a campanha (Re) Descubra: “Certas músicas são para sempre, e nós amamos a forma como elas ganham novos contextos e espaços ao passar dos anos, principalmente em meio ao dinamismo e frescor do mundo conectado. ‘Acabou Chorare’, além de ser um marco na cultura de todo o país e um dos maiores clássicos do catálogo da Som Livre, é também um dos nossos maiores cases de consumo. As músicas remetem a boas memórias de quem viveu os anos 70 e até hoje carregam o tom alegre, jovem e uma sonoridade bem brasileira. Acreditamos que este também seja um dos fortes motivos para o álbum performar tão bem no streaming ao longo dos anos. Além de ações como estamos fazendo com ‘Acabou Chorare’ dos Novos Baianos, temos planos para impulsionar outros títulos com a expectativa de celebrar com o nosso público que já ouve, e conquistar novas audiências”.
Inspirados nos movimentos de contracultura e na Tropicália, Baby do Brasil, Luiz Galvão, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Jorginho Gomes, Bola, Baixinho e Dadi - os últimos quatro fizeram parte da formação original dos Novos Baianos - revolucionaram a música brasileira com o lançamento do disco “Acabou Chorare” na década de 70. O grupo formado na Bahia misturou de forma inovadora MPB, bossa nova, rock, samba e baião no disco, que inspirou uma nova geração de músicos e permanece até os dias de hoje como um dos mais importantes da história do país. Em 2007, “Acabou Chorare” (1974) foi eleito o maior disco da música brasileira de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil, considerado uma obra-prima pelos estudiosos, produtores e jornalistas convocados para a votação. E se depender da Som Livre, este legado continuará eternamente sendo lembrado e ressignificado com toda a atenção e carinho que merece na história da música.
Apple Music: DJ Mixes “Acabou Chorare” (2022) - Ruxell
1-Preta Pretinha
2-Tinindo Trincando
3-Um Bilhete Pra Didi
4-Brasil Pandeiro
5-Mistério do Planeta
6-Celetronic Riddim
7-Europa
8-Swing do Campo Grande
9-Mpts
10-A Menina Dança
FICHA-TÉCNICA
LYRIC VIDEO “MISTÉRIO DO PLANETA”
Criação e direção: Bruno Tavares
Design, ilustração e motion: Bruno Tavares
Som Livre
Marketing Label: Isadora D'avila, Eduardo Guimarães e Maria Júlia Pintado
Audiovisual: Thais Souza, Clara Almeida e Isabela Albino
A&R: Gregg Bordallo e João Marcos Cantanhede
Sobre a Som Livre
A Som Livre é uma empresa de música que faz parte da Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas. Também atua em diversos eventos, como Festeja e Samba Demais.
Nenhum comentário