[News] Mostra Itinerante de Curtas feitos por alunos da rede pública passa pelo Rio de Janeiro, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro
A Mostra Itinerante de Curtas apresentará os resultados da 12ª edição do Programa Imagens em Movimento (PIM) em sessões gratuitas e abertas ao público, a serem realizadas até o dia 8 de dezembro, nos 7 municípios em que o projeto atua. Ao todo, serão exibidos 35 curtas-metragens seguidos de debates com os jovens realizadores brasileiros, além de curtas feitos por estudantes de outros países.
O público do Rio de Janeiro verá os filmes dos jovens a partir desta terça, 22 de novembro, das 9h às 12h, em sessão no Planetário do Rio, na Gávea, seguido por debate com alunos das escolas municipais Orlando Villas Boas, Calouste Gulbenkian e Frederico Trotta. No dia seguinte, 23, também das 9h às 12h, será a vez de ocupar o Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, reunindo alunos dos colégios estaduais Adelina Castro e José de Souza Marques.
A garotada de Niterói vai se encontrar na sexta, dia 25, das 12h às 15h, na Reserva Cultural Niterói, em São Domingos. O debate terá alunos das escolas municipais José Emygdio de Oliveira, Profª Lúcia Maria da Silveira Rocha, Profº Dario Souza Castello e Maestro Heitor Villa Lobos. A última sessão no Rio será na quinta, dia 1 de dezembro, das 13h30 às 16h, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, com alunos das escolas municipais Ayrton Senna da Silva, Roraima, Pracinha João da Silva e Araújo Porto Alegre.
Rede pioneira na América Latina
O PIM é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com uma rede de 16 organizações internacionais, chamada Cinema, cem anos de juventude, fundada pelo cineasta e professor francês Alain Bergala, referência mundial no campo da pedagogia do cinema. O objetivo do projeto é trazer para o currículo escolar da rede pública brasileira a experiência crítica e criativa das artes, em oficinas gratuitas, desenvolvidas no horário extracurricular que se baseiam em metodologias de vanguarda.
"Esse projeto nasceu de um desejo que poderia ser considerado utópico, de colocar os estudantes de escolas públicas brasileiras em situação de igualdade com alunos de outros países como França, Alemanha ou o Japão. É claro que eles vivem realidades absolutamente distintas, inclusive no que diz respeito ao contexto da educação pública de cada lugar. Mas através da experiência criativa do cinema e do encontro com essa arte, tem sido possível, sim, realizar este sonho", conta Ana Dillon, diretora do Programa Imagens em Movimento e fundadora da ONG Raiar.
O programa começou no Rio de Janeiro em 2011, e, em 2022, passou a alcançar outros quatro Estados pela primeira vez. Alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental de Camaçari (Bahia), Várzea Paulista (São Paulo), Vitória (Espírito Santo), Macaé, Duque de Caxias e Niterói (Rio de Janeiro) participaram este ano de oficinas de Cinema que resultaram na produção de curtas metragens concebidos e realizados por eles - do roteiro à edição final -, a partir de desafios audiovisuais comuns, frutos de uma metodologia pedagógica compartilhada internacionalmente.
Ana complementa que esse trabalho "surge de um desejo de atuar em rede desde o princípio, baseado na troca intercultural, no encontro de paisagens sociais e geográficas distintas, vistas pela perspectiva das crianças e adolescentes. Então faz todo o sentido ver esta ação ganhando uma dimensão de rede também a nível nacional, criando trocas de experiências de vida através do cinema, entre jovens de São Paulo, da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro".
O patrocínio desta edição é da Enauta, Telecine, Veirano Advogados e TechnipFMC nas ações a serem realizadas no Rio de Janeiro, Elekeiroz nas atividades da Bahia e de São Paulo e, novamente, TechnipFMC em Vitória e Macaé.
Oficinas de música e expressão corporal no Rio
Na capital do Rio de Janeiro, o PIM promoveu também oficinas de Música Brasileira e Expressão Corporal para estudantes, além de uma formação em Artes Integradas para professores da rede pública, trabalhando propostas antirracistas voltadas para a igualdade de gêneros e a valorização de territórios e comunidades socialmente vulneráveis.
Ao todo, cerca de 2.370 alunos e 150 educadores já se beneficiaram do programa ao longo de seus 11 anos de história, trazendo ao mundo mais de 190 filmes nas oficinas, oferecidas para grupos de 15 a 20 estudantes no contraturno escolar.
"A cada ano elaboramos de forma colaborativa uma metodologia de iniciação ao cinema, junto à rede de parceiros internacionais, e compartilhamos também os resultados destas propostas, em um grande intercâmbio de experiências culturais e audiovisuais. Além disso, o PIM desenvolve os seus próprios eixos temáticos que, neste 2022, muitos dos 35 filmes produzidos estão voltados à identidade, ao território, à cultura afro-brasileira e à questão de gênero", explica a coordenadora geral Clarissa Nanchery.
A pedagogia do PIM é baseada no incentivo ao protagonismo das crianças e dos adolescentes ao longo do processo de experimentação artística, que objetiva proporcionar um ambiente de acolhimento e reflexão que as estimule a produzir conteúdos audiovisuais a partir de suas próprias histórias, sonhos, questionamentos, favorecendo a representatividade, a noção de pertencimento e a intervenção na realidade.
O projeto oferece equipamentos audiovisuais para a realização dos filmes e os exercícios e as aulas são conduzidas por educadores audiovisuais, professores de música e de expressão corporal integrantes da equipe do Imagens em Movimento. No período de filmagem dos curtas-metragens, toda a logística de deslocamento e alimentação dos alunos também ficam a cargo do projeto.
O Programa Imagens em Movimento é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), cuja missão é promover a arte e a cultura no âmbito da Educação Pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas através da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ITINERANTE DE CURTAS METRAGENS DO PIM
(sessões gratuitas e abertas ao público em geral)
RIO DE JANEIRO | Capital
DIA 1
QUANDO: 22 de novembro (terça), das 9h às 12h
ONDE: Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea, no Rio de Janeiro - RJ
Debate com alunos das escolas municipais Orlando Villas Boas, Calouste Gulbekian e Frederico Trotta
DIA 2
QUANDO: 23 de novembro (quarta), das 9h às 12h
ONDE: Espaço Itaú de Cinema - Praia de Botafogo, 316, em Botafogo, no Rio de Janeiro - RJ
Debate com alunos do Colégio Estadual Adelina Castro e do Colégio Estadual José de Souza Marques
DIA 3
QUANDO: 25 de novembro (sexta), das 12h às 15h
Local: Cinema Reserva Cultural Niterói - Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, em Niterói - RJ
Debate com alunos das Escolas Municipais José Emygdio de Oliveira, Profª Lúcia Maria da Silveira Rocha, Profº Dario Souza Castello e Maestro Heitor Villa Lobos
DIA 4
QUANDO: 1º de dezembro (quinta), das 13h30 às 16h
ONDE: Memorial Municipal Getúlio Vargas - Praça Luiz de Camões, s/n, subsolo, na Glória, no Rio de Janeiro - RJ
Debate com alunos das Escolas Municipais Ayrton Senna da Silva, Roraima, Pracinha João da Silva e Araújo Porto Alegre
Nenhum comentário