[News] O CEAP em parceria com a Red Latinoamericana y del Caribe por la Democracia - REDLAD realizará no dia 30 de novembro Encontro internacional inter-religioso no Templo de Jagun

 O CEAP em parceria com a Red Latinoamericana y del Caribe por la Democracia - REDLAD realizará no dia 30 de novembro Encontro internacional inter-religioso no Templo de Jagun



 

O CEAP em parceria com a Red Latinoamericana y del Caribe por la Democracia (REDLAD) realizará no dia 30 de novembro, encontro internacional inter-religiosodebaterá sobre as vítimas de intolerância religiosa. A atividade contará com a participação de religiosos de vários segmentos, como Umbanda, Candomblé, Pastores, Wiccas, entre outros dirigentes e representações.

 

O encontro acontecerá no Terreiro de Candomblé Templo de Jagun, em Bonsucesso, a partir das 16h. A escolha do local está relacionada não só com o simbolismo, mas por ser um Ilê de Axé. Conta ainda na organização com CCIR - Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. A temática quer evidenciar o crescimento dos casos de violência. Diversas crenças e a escolha de não crer ainda são muito perseguidas em países de todos os continentes. O Brasil vive essa realidade por diversos segmentos. Contudo, de acordo com dados do Observatório das Liberdades Religiosas (OLR), lançado recentemente, os costumes, templos e adeptos de matrizes africanas são os que mais são vitimados com tanta perseguição (91 % dos casos no RJ/2021).

 

O Babalawô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR – “Estamos sempre com ações pontuais em defesa da liberdade religiosa e do Estado laico. Além de projetar luz e reflexões para a promoção de uma sociedade mais humana, plural e diversa, em prol do fortalecimento das bases democráticas que ainda fazem parte da nossa sociedade”, declarou o sacerdote que é Prof. Dr. pela UFRJ. 

 

Pela primeira vez no Brasil, a REDLAD convocou representantes da América Latina para estreitar relações e trocas de experiências, com o propósito de chamar a atenção da sociedade civil e das autoridades públicas para os riscos antidemocráticos diante do crescimento dos casos de intolerância religiosa em toda a sociedade, em todos os continentes. 

 

A Rede Latino-Americana e Caribenha pela Democracia (REDLAD) nasceu em 2008 no Panamá, 150 participantes representando mais de 86 organizações de toda a região, reuniram-se e votaram unanimemente pela criação da Rede Latino-Americana e Caribenha pela Democracia. Na reunião inaugural, em 27 de fevereiro de 2008, a Assembleia elegeu o Comitê Gestor, então denominado Conselho de Coordenadores, integrado por destacadas lideranças sociais dos países da região. Nesse mesmo ano, a Rede estabelece sua personalidade jurídica nos Estados Unidos como uma organização sem fins lucrativos e faz parte do registro da sociedade civil da OEA.

 

Desde sua criação, a Rede Latino-Americana e Caribenha pela Democracia promoveu um sistema de alerta sobre os riscos à democracia nos diversos países da região. Da mesma forma, tem trabalhado na formação de lideranças, na defesa e inclusão de populações em condições de vulnerabilidade, invisibilidade e desapropriação. Da mesma forma, avançou em processos de observação eleitoral, abertura de diálogos democráticos, apoio e defesa da sociedade civil, entre outros. Isso permitiu a aproximação com instituições regionais e internacionais para ajudar a aumentar a conscientização sobre os desafios que a democracia e os ativistas enfrentam no hemisfério.

 

Data do encontro: 30 (quarta) de novembro, às 16h

Endereço: Rua Saint Hilaire, nº 60, Bonsucesso / RJ

Nenhum comentário