[News]Cantor e compositor Gaúcho Zuana apresenta um indie pop/lo-fi com seu novo single "Anestesia"
CANTOR E COMPOSITOR GAÚCHO ZUANA APRESENTA UM INDIE POP/LO-FI COM SEU NOVO SINGLE “ANESTESIA”
O clipe, assinado pela Zepp Filmes, tem uma atmosfera anos 00 e traduz o relacionamento amoroso narrado na canção
Zuana em “Anestesia”
(Crédito: Edson Filho)
Porto Alegre, novembro de 2022 - No dia 10 de novembro, o cantor e compositor gaúcho Zuana apresenta para o público o single “Anestesia”. Embalada por um indie pop/lo-fi, a canção fala sobre o não sentir nada e o videoclipe, produzido pela Zepp Filmes, ilustra o sentimento através de um relacionamento em uma atmosfera anos 00.
“A música é um pouco de reflexo da pandemia misturada com experiências pelas quais passei. É sobre não querer sentir nada. Mas ao longo da música se entende que é impossível não sentir nada. É como um efeito de anestesia que em algum momento passa ou pode simplesmente não funcionar”, explica Zuana. “No final cada pessoa acaba tendo sua própria interpretação de uma música, mas eu penso também que “Anestesia” fala sobre ter que aceitar determinadas coisas/situações ou sentir-se paralisado, inerte diante de algo ou alguém.”
O single é o primeiro de uma série de quatro, compostos, gravados e produzidos por diferentes produtores, marcando um novo ciclo na carreira do artista gaúcho. “Até então eu tinha lançado apenas composições minhas (fora um feat com o Carlinhos Carneiro, que foi uma versão em português de uma música minha que já tinha lançado em inglês com minha antiga banda Missing Takes). Mas diferente disso, esses novos singles apresentam novos caminhos, cada produtor trouxe suas influências e eu gosto disso, me obriga a pensar diferente. É como se fosse um desafio achar esse lugar comum entre o meu universo e o dos produtores. E além disso, fazer com que essas músicas, embora diferentes entre si, façam sentido dentro do “Projeto Zuana”.
O CLIPE
Com produção da Zepp Filmes, o clipe de “Anestesia” apresenta um universo caótico onde um casal vive um relacionamento conturbado, misturando realidade com fantasia, em uma atmosfera anos 00.
“Mostramos vários momentos de um casal junkie (não traduzido ao pé da letra, mas um casal com uma vida agitada, uma vida de excessos, e que como qualquer pessoa, passa por momentos bons e ruins). Paralelo a isso, temos uma cirurgia, que acontece em um plano de fantasia, e ao decorrer da história, descobrimos o casal envolvido nesse universo à parte e o papel de cada um. A construção dos personagens e da narrativa aconteceu naturalmente enquanto planejamos o clipe, mas é claro que traz muito das experiências pessoais” diz Zuana.
ASSISTA “ANESTESIA” AQUI
FICHA TÉCNICA
MÚSICA
Composição, arranjo, gravação e produção:
Gustavo Foppa
Bernard Simon Barbosa
Mateus Zuanazzi
CLIPE
Músico: ZUANA
Produtora: Zepp Filmes
Direção: Paula Jobim
Elenco: Mateus Zuanazzi, Gabriela Carlotto
Produção: Gabriela Carlotto
Direção de fotografia: Lucas Cunha
Direção de arte: Sandro Dreher
Assistente de arte: Jéssica Guimarães
Roteiro: Mateus Zuanazzi, Gabriela Carlotto, Daniel Ventura
Coordenação de set: Thai Ribeiro, Natália Clitton, Jacqueline Sabater, Maurício Harbele
Edição: Paula Jobim, Kadu Mirapalhete
Colorista: Vitor Liesenfeld
Equipe de câmera: Josias Salvaterra, Diego Marques, Diego Dreschler, Bruno Carvalho
Equipe de elétrica: Eduardo Teixeira de Freitas, Jorge Luiz Louzada, Rodrigo Lopez Espíndola
Maquinária: Cristian Peretto Nunes (Sony), Anderson Luiz Figueiredo, Giovanni Palma Dias
Makeup: Liziane Rossi
Stylist: Léa Macedo
Foto Still: Edson Filho
Capa: Pedro Heinrich - Design Daniel Ventura
Cirurgião supervisor de cena: Túlio Farret
Transportes: Hugo Biolo, Nenê, Eliseu, Everson
Equipe CEFIERGS: Sheila Campesato, Jose Luiz, Alex Farini, Noeli Kubiaki,
Alexandre Edgar, Wesley Lopes, Marcos Queiroz
Apoio: Zepp Filmes, Casa Logos Cultural, Fiergs/Cefiergs, Studio Wild, Locall, Restaurante Pratomil
SOBRE ZUANA
Mateus Zuanazzi nasceu em Montenegro (RS), começou tocando violão na adolescência e logo sabia um pouco de tudo: bateria, piano e baixo. Logo após a faculdade, montou a Missing Takes, com quem gravou três EPs de estúdio e um ao vivo. Em 2017, a banda fez turnê por toda Califórnia (EUA), tocando em lugares como Whisky A Go Go e Viper Room (em Los Angeles) e The Elbo Room (em San Francisco). Além disso, foi selecionada para o festival Indie Week, no Canadá. No início de 2018, o grupo ganhou um Akademia Music Awards (Los Angeles) como melhor EP de rock alternativo. Em 2019, Mateus ganhou bolsa para estudar Music Production, em Los Angeles, na Point Blank Music School. E dessa experiência, nasceu a carreira solo Zuana, onde o artista compõe, toca, grava, edita (inclusive os vídeos) da maioria de suas produções até então. De volta ao Brasil, precisou ficar por um tempo mais prolongado por causa da pandemia, então resolveu compor em português. O isolamento social também obrigou o músico a produzir conteúdo em casa, dividido em três partes: Zuana (os singles), Zuana Covers e Zuana Convida, onde chama outros artistas para uma espécie de jam que fica gravada. Tudo está no seu canal do YouTube.
No primeiro semestre de 2022, o músico participou de outras bandas, tocando instrumentos diversos, marcando presença inclusive no line up oficial do SXSW. Com a chegada do segundo semestre e o fim da pandemia, Zuana entra numa nova fase, onde lançará singles a cada 2 meses, revelando o trabalho feito, remota e presencialmente, com diversos produtores (como Edu K e Jojô Lopes), durante e após o isolamento social. O single “Anestesia”, junto com o clipe, vão marcar o início desse novo ciclo, mostrando a evolução do artista.
https://linktr.ee/zuana.
Nenhum comentário