[News]Criar e crescer em novos tempos
Criar e crescer em novos tempos
Fortaleza, cidade criativa do design, segundo a Unesco, se prepara para a grande transformação da economia criativa. De 23 a 26 de novembro, a prefeitura de Fortaleza realizará a III Jornada Mundial de Design. Mais de 15 instituições públicas e privadas recebem programação, que tem como tema “Design e literatura para um mundo em crise”
A III Jornada Mundial de Design pretende ser um marco norteador para a economia criativa de Fortaleza para os próximos anos. Realizada na Praia de Iracema (rua dos Tabajaras e Largo do Mincharia) e em mais de 15 espaços de Fortaleza (os Centros Urbanos de Cultura e Arte - Cucas, a Vila das Artes, a Casa da Cultura Digital, o Senac Aldeota, o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Indústria, a Opa! Escola de Design, o Sebrae, Unifor, UFC, entre outros), a III Jornada Mundial de Design tem como objetivo apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise.
“Depois do processo de desindustrialização e de anos de economia com crescimento baixo, muitas cidades tem encontrado no setor criativo, que engloba produtos e serviços com valor agregado, o caminho da recuperação. Durante a pandemia, por exemplo, esses criadores conseguiram se restabelecer vendendo conteúdos, serviços e produtos por e-commerce”, explica Élcio Batista, vice-prefeito e idealizador da III Jornada Mundial. “Daí a aposta desta gestão em enxergar e estimular a economia criativa de Fortaleza a partir do Design, que é uma linguagem transversal. Somos cidade criativa do Design desde 2019 e vivemos um novo tempo onde o design, a cultura digital, a integração com o meio ambiente e a cultura são elementos agregadores de bens, produtos e serviços. A III Jornada Mundial do Design vai mostrar como esses valores são incorporados na prática, com designers que tem experiências e narrativas a compartilhar”, conclui.
Programação III Jornada Mundial do Design
Durante os quatro dias de evento, profissionais do mercado, do setor público, do setor privado e da academia estarão envolvidos em formações e debates sobre o design editorial, design social, design de produtos, design regional, visual merchandising, criação de tipos, ecodesign, entre outros temas.
A III Jornada Mundial do Design é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sebrae, Senac-CE/ Fecomércio, Universidade de Fortaleza e apoio do Instituto Cultural Iracema, Rede Cuca; Associação Ceará Design; Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Cultura e Arte e do curso de Design; Federação da Indústria, por meio do Museu da Indústria e do Museu da Imagem e do Som.
A programação da III Jornada Mundial do Design inclui atividades de formação como oficinas, aulas, palestras (talks) e debates. Também estão programadas a realização de uma feira criativa na Praia de Iracema, mostra de videodança e apresentações artísticas. Cidade Criativa do Design desde 2019, Fortaleza tem uma rede de instituições públicas e privadas que contribuem para o fortalecimento do setor e que irão receber a programação da Jornada.
Talks
As talks (palestras) serão realizadas na Vila das Artes (Centro), Museu da Indústria (Centro), no Senac (Aldeota) e no Museu da Imagem e do Som (Meireles). Entre os temas abordados, estão Design Social, Criação de Fontes, Design Editorial, EcoDesign, Design de Produtos, Design Regional, Design, Realidade aumentada e Metaverso, entre outros. A programação completa com os horários e palestrantes das mesas temáticas será divulgado no site da prefeitura e no site www.fortalezacriativa.com
Oficinas
A Rede Cuca, a Casa da Cultura Digital, a Vila das Artes, o Senac Aldeota e outros espaços receberão as atividades prático-formativas da III Jornada Mundial de Design. Serão realizadas 20 oficinas gratuitas, com material de trabalho incluído, de até três horas de duração. Os instrutores são professores, destacados designers e profissionais ligados ao campo das artes e economia criativa.
Veja algumas das Oficinas da III Jornada Mundial de Design
- oficina de encadernação / Cuca Barra/ Lia Alcântara
- oficina de escrita criativa / Cuca Pici/ Mateus Lins
- Oficina de Concept Art- Davi Delfino- Casa de Cultura Digital
-oficina de cianotipia / Cuca Mondubim/ Sabrina Moura
-oficina de criação em design / Cuca José Walter/ Jorge Godoy
- oficina de cromologia/ Cuca Pici/ Pablo Manyé
- oficina de lettering / Cuca Jangurussu/ Mônica Rodrigues
- oficina de metadisciplina em Design/ Vila das Artes
- oficina de design aplicado à coquetelaria/ Senac/ Vitor Quaranta( BH)
- oficina de fotografia gastronômica/ Senac
- oficina de Cerâmicas para gastronomia/ Túlio Paracampos/ Senac Aldeota
As oficinas têm limite de participantes e terão necessidade de inscrição. As inscrições estarão abertas entre 05 e 15 de novembro, no site www.fortalezacriativa.com
Mostras e apresentações artísticas
O Museu da Imagem e do Som (MIS), o Laboratório de Design Computacional (UFC), a Camerata de Cordas da UFC e o Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA/UFC)* são parceiros da III Jornada Mundial do Design. Durante o dia 26/11 (sábado), a partir das 14h, o MIS recebe na sala imersiva duas programações: o debate sobre Design, Realidade Aumentada e Metaverso e a Aula-Luz (cromologia), às 16h, com o artista visual e professor Pablo Manyé. A partir das 17h tem início a Mostra Midia Dança, do Laboratório
de Dança e Multimídia do ICA/UFC, com 12 vídeos-danças realizados por estudantes, técnicos e docentes do ICA/UFC, na Praça do MIS, com acessibilidade para Libras, e, simultaneamente no auditório, uma sessão com audiodescrição. Em seguida, a partir das 18h30, na Praça do MIS, o Laboratório de Design Computacional (UFC) e a Camerata de Cordas da UFC fazem um concerto com músicas dos filmes e com projeção de animações do Studio Ghibli.
Nenhum comentário