[Crítica] A Morte Habita à Noite

Sinopse: Raul, um escritor desempregado, serve-se de outra taça de vinho enquanto um vizinho de cima salta para a morte. Sua namorada Lígia fica claramente mais aflita com o incidente, o que antes poderia ser mais facilmente digerido, agora não é mais. Durante uma noite conturbada, Raul conhece Cássia, uma jovem desgarrada e cheia de vida que faz com que ele ressignifique o amor e a morte, numa busca por almas gêmeas em um mundo cheio de melancolia.

O que achei? Primeiro longa-metragem dirigido e roteirizado por Eduardo Morotó, a morte se faz presente logo de cara quando, no início do filme, um corpo cai de um apartamento no prédio onde o protagonista Raul mora com sua namorada, Lígia. Ele conta com elenco formado por Roney Villela, Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli e Pedro Gracindo.

Nesse caso, a morte representa transformação, onde Raul conhece e relaciona com três mulheres distintas, mas essa transformação que não acontece de fato com o protagonista. As três personagens femininas aparecem na vida de Raul e vão embora, mostrando que elas mudaram enquanto Raul está condenado à estagnação.

A narrativa do filme é bem melancólica e seus personagens são errantes, solitários, vivem na margem da sociedade e suas vidas são bem boêmias. Isso é mostrado no filme na decadência dos bares frequentados por esses personagens, as ruas desertas e decadentes, a casa de Raul também decadente e mal iluminada.

O longa é dividido em três atos, cada qual reservado para cada mulher que aparece na vida de Raul, são relações efêmeras. Elas aparecem na vida de Raul e vão embora da mesma forma que apareceram e Raul apenas aceita com essas partidas, como se fosse algo rotineiro em sua vida.

A Morte Habita à Noite é um filme niilista, com personagens sem ambição ou objetivos, nômades em um mundo à beira da marginalidade.

A Morte Habita à Noite, distribuído pela Vitrine Filmes, produzido por Enquadramento Produções e Plano 9, com coprodução da Baraúna Filmes, estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de dezembro.

Trailer: 


Escrito por Michelle Araújo Silva



Nenhum comentário