[Crítica] O Tesouro do Pequeno Nicolau

Sinopse: O mundo tranquilo do pequeno Nicolau inclui o papai, a mamãe, a escola, e, o mais importante, sua turma de amigos. Eles são chamados de Os Invencíveis, mas, acima de tudo, são inseparáveis. Ao menos, é o que pensam. Quando o papai é promovido, e a família deve se mudar para o sul da França, o mundo do menino se despedaça. Como seguir em frente sem seus amigos? Com ajuda deles, Nicolau embarca numa jornada em busca de um tesouro que pode evitar seu maior medo – mudar de cidade.

O que achei?
O personagem Nicolau, criado por René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, volta aos cinemas em um terceiro filme da franquia com uma aventura nova, inédita até mesmo dos livros de Goscinny e Sempé, dirigido por Julien Rappeneau (de Meu Filho é um Craque), roteirizado também por Rappeneau e Mathias Gavarry.

O longa é contado do ponto de vista de Nicolau, uma criança típica da França da década de 1950, onde tudo é visto sob uma ótica ingênua, colorida e lúdica. É uma comédia leve para toda a família, que estreia justificadamente na semana do natal.

O Tesouro do Pequeno Nicolau conta uma história típica de um grupo de amigos entrando em várias confusões numa tentativa de evitar que um deles se mude para outra cidade. Não é um tipo de narrativa original. Um grupo de crianças planejando aventuras das mais mirabolantes com o objetivo de que a sua amizade continue é uma história que vimos várias vezes em outros filmes do gênero, como Os Batutinhas, Riquinho e Os Goonies. Mas essa fórmula funciona. É um filme divertido, engraçado, do ponto de vista mais infantil, o que faz sentido já que o filme é sob a perspectiva de uma criança de 10 anos.

Além da trama central, o filme tem histórias paralelas, dando mais contexto e camadas da vida de Nicolau e seus amigos. Isso tira um pouco a atenção da trama central do filme, no entanto, já que a busca do tal tesouro dura pouco e só começa a se desenvolver na segunda metade do filme.

O Tesouro do Pequeno Nicolau é distribuído pela Califórnia Filmes e chega nos cinemas brasileiros no dia 22 de dezembro.

Trailer:


Escrito por Michelle Araújo Silva

 


 

Nenhum comentário