[News] Tathi Piancastelli apresenta a peça "Oi, eu estou aqui" no Teatro Sérgio Cardoso
Cr[edito: Marcelo Murbach |
Neste mês, o Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe o espetáculo "Oi, eu estou aqui", solo baseado nas experiências pessoais e aspirações artísticas de Tathi Piancastelli, artista com síndrome de Down. A apresentação acontece em dia único no dia 10 de dezembro, sábado, às 19h.
Como o título sugere, esta obra coloca a artista desbravadora em primeiro plano, ecoando intensamente no palco e no mundo. Tathi explora suas inquietações em relação ao seu futuro e sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que materializa seus desejos de morar sozinha, obter um diploma universitário e se casar. Com comicidade e sensibilidade, a atriz, nesta performance, desafia estereótipos e paradigmas relacionados a pessoas com deficiência, demonstrando uma capacidade singular de expressar artisticamente seus anseios mais íntimos e complexos.
Durante os 40 minutos dos 3 atos de “Oi, eu estou aqui”, a atriz externa seus sonhos, seus desejos, seus temores e sua imensa determinação. Os aspectos autobiográficos metaforicamente encenados revelam que, mais que a sua condição, está ali uma mulher plena, empoderada e pronta para enfrentar o mundo da forma que este lhe é apresentado. "Oi, eu estou aqui" é uma história cotidiana, mas que passa a ser extraordinária à medida que o “viver comum”, no universo imaginário social, não é um direito exercido pelas pessoas com síndrome de Down.
História do projeto
O conceito do projeto foi desenvolvido a partir de conversas entre Tathi e Fabio Costa Prado, o diretor, que os levaram a explorar as questões atuais mais relevantes na vida de Tathi. O espetáculo foi apresentado em uma versão curta de 15 minutos em 2019, na Bienal de Veneza, na Itália, e a versão completa contou com um ensaio aberto para convidados em Miami. Em outubro, fez duas apresentações no teatro Maria Monteiro em Campinas.
Sinopse
Tathi Piancastelli interpreta Ana, uma mulher determinada a enfrentar obstáculos para realizar seus objetivos de vida e conquistar sua independência e autonomia. A cada ato, uma nova vitória: o direito de morar sozinha, o direito à educação e, finalmente, o direito ao amor.
Sobre os artistas
Fabio Costa Prado é escritor e diretor de cinema e teatro. Ganhou mais de 10 prêmios internacionais com o curta-metragem documentário ‘Fale Conosco’ (2021) e o longa ‘Alvorada para Todas’ (2022), que codirigiu e está em fase de finalização. Fabio estudou direção e dramaturgia na escola HB Studio, em Nova York, e já ganhou editais de desenvolvimento de roteiro (Proav 2017) e produção de curta-metragem (FAC-GO 2019).
Tathi Piancastelli é atriz, dramaturga, ativista e digital influencer. Inspirou o cartunista Maurício de Sousa a criar uma personagem com o seu nome. É a primeira pessoa com síndrome de Down na história dos Estados Unidos a receber o visto O-1 de Habilidades Extraordinárias na Arte e também a primeira a escrever e estrelar uma produção de teatro profissional, a peça “Menina dos Meus Olhos”, que deu a Tathi o prêmio de melhor peça brasileira apresentada nos EUA, em 2016. O espetáculo se apresentou na ONU, em Nova York, como parte de um evento Internacional da ONU Mulher. Tathi também participou dos documentários ‘Fale Conosco’ e ‘Alvorada para Todas’. “Oi, eu estou aqui” é a segunda peça de sua autoria. Teve sua história de vida tomada como enredo do carnaval de 2020 pela escola de samba Unidos do Alvorada, de Manaus, com o tema “Oi, eu estou aqui”. Vai casar no ano que vem com o também ativista Vinícius Streda, com quem produz conteúdos anti capacitistas que já alcançaram, em um único post, quase 10 milhões de visualizações.
Serviço
"Oi, eu estou aqui", com Tathi Piancastelli
Dia 10 de dezembro, sábado, às 19h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: Sympla
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o projeto “Teatro Sérgio Cardoso Digital”. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Redes Sociais TSC
Redes Sociais
Nenhum comentário