[News]Orquestra Nova Sinfonia se apresentará ao lado de músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, dia 14/12, no Boulevard do Theatro Municipal

 Ministério do Turismo e Servier do Brasil

apresentam


Orquestra Nova Sinfonia se apresentará ao lado de músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, dia 14/12, no Boulevard do Theatro Municipal




OSB - Cidade das Artes - foto Marina


O concerto é gratuito, terá a regência de Vitor Damiani, e marcará o encerramento das atividades didáticas promovidas pela OSB com os cerca de 40 integrantes do projeto


No dia 14 de dezembro, quarta, às 16h, a Orquestra Nova Sinfonia e músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira realizarão um concerto gratuito no Boulevard do Theatro Municipal, Centro do Rio de Janeiro, para celebrar o encerramento das atividades didáticas promovidas entre a OSB e o projeto ao longo de 2022. A regência ficará a cargo de Vitor Damiani, e o repertório contemplará conhecidas obras clássicas, além de hinos do rock, tais como “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos; “Canções Russas - 1º mov”, de A. Liadov; “Pro Dia Nascer Feliz”, do Barão Vermelho; e “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. Também participará da apresentação um coral de 15 vozes do Coro Nova Sinfonia. 


O concerto integra as atividades do projeto Conexões Musicais, realizado pela instituição desde 2017, e que promove ações educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros. A apresentação tem patrocínio da Servier do Brasil.


Ao longo de 2022, cerca de 40 jovens integrantes da Orquestra Nova Sinfonia tiveram a oportunidade de estudar com alguns dos maiores instrumentistas de música clássica do Brasil. Eles aprimoraram seus conhecimentos e aprofundaram elementos e práticas do universo sinfônico junto à OSB, participando de atividades como residências pedagógicas, mentorias e participação em concertos. 


A Orquestra Nova Sinfonia, formada por jovens de baixa renda da região da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Jacarepaguá, Rio das Pedras, Barra da Tijuca…), também recebeu doações de instrumentos, cases e estantes de partituras, encaminhadas a partir do Instituto GPA.


“Esse concerto, que une os músicos da OSB com os jovens talentos da Orquestra Nova Sinfonia é muito aguardado. Passamos o último ano trabalhando intensamente com esses jovens e foi possível perceber o avanço e amadurecimento de cada um. A apresentação vem celebrar toda essa vivência”, explica o Diretor Executivo da OSB, Gregório Tavares.

 

SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

 

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

 

SOBRE A ORQUESTRA NOVA SINFONIA:

Formada por 42 alunos de destaque das Escolas de Música e Cidadania, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS) coleciona importantes apresentações em renomadas salas de espetáculo e locais públicos como o L´Olympia Hall, em Paris, o Copacabana Palace, a Igreja da Candelária, o Cristo Redentor, o MAM, o estádio do Maracanã, o Teatro Martin Penna e o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Para ingressar na orquestra os candidatos são avaliados, por meio de audições anuais, quanto ao domínio instrumental, teoria musical e fatores motivacionais. Os aprovados recebem uma bolsa-auxílio, assumem a rotina de ensaios semanais, seguindo o conceito da préprofissionalização. A rotina contempla, ainda, a realização de apresentações e concertos periódicos, em salas de espetáculo, eventos corporativos e festivais de música e artes. Hoje a Orquestra e Coro Nova Sinfonia tem um calendário de apresentações no Teatro dos Grandes Atores, subindo regularmente ao palco sob a regência do maestro Vitor Damiani. Os concertos são baseados em diferentes temáticas e possuem caráter interativo e didático, aproximando o público do universo da música orquestral. 


PROGRAMA:

1. Concerto Grosso (Composição: Arcangelo Corelli)

2. Canções Russas - 1º mov. (Compositor: A. Liadov / Adaptação: Vitor Damiani)

3. Melodia Sentimental (Compositor: Heitor Villa-Lobos / Arranjo: Vitor Damiani)

4. Pro Dia Nascer Feliz (Compositor: Barão Vermelho / Arranjo: Vitor Damiani)

5. Pot-pourri da Disney (Arranjo: Vitor Damiani)

6. Smell Like Teen Spirit (Compositor: Nirvana / Arranjo: Vitor Damiani)

7. Pot-pourri de A Noviça Rebelde (Compositor: Richard Rodgers / Arranjo: Francisco Carriço)

8. Tollite Hostias (Composição: Camille Saint-Säens / Adaptação: Vitor Damiani)

 

SIGA A OSB:

osb.com.br

conexoesmusicais.com.br

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram - @OSBrasileira

Nenhum comentário